R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Notícias

Icone de Agenda cultural Agenda cultural

publicado em 13/11/2009 às 09h30:

Companhia Silenciosa promove grande festa burlesca em Curitiba

Grupo estreia espetáculo em casa de shows underground com transmissão ao vivo pela internet

Por Abonico R. Smith, da Tambor

Uma releitura da trajetória do teatro burlesco através dos tempos com ingredientes de crítica social, ironia, reflexão e entretenimento reunidos em um espetáculo multimídia que junta performances, dança, esquetes teatrais, projeção de vídeo e música eletrônica. Assim pode ser definido o espetáculo Burlescas, uma proposta dos atores/performers Henrique Saidel, Giorgia Conceição e Léo Glück, que estréia nesta sexta (13) no Espaço Cultural 92 Graus, em Curitiba.

Afeito a propostas nada tradicionais, o grupo montou um espetáculo de seis horas de duração com diversas interpretações sobre o teatro burlesco. Giorgia opta por enaltecer a brasilidade de personagens como Carmem Miranda, Dercy Gonçalves e Elke Maravilha; Henrique Saidel trabalha com a ironia, a dominação, a manipulação de bonecos, brinquedos e o uso de máscaras e Léo, por sua vez, aborda a violência, a dominação e questões ligadas ao corpo.

“Nós adoramos nos misturar. Não há meios de se fazer uma direção conjunta de um espetáculo sem que isso aconteça. Nossas pesquisas pessoais tem muitos pontos em comum, mas muitas diferenças, que estão muito bem resguardadas no espetáculo. Vale lembrar que nós gostamos de nos misturar com o público também”, antecipa Léo.

As performances dos três são às vezes conjuntas e permitem a adição de recursos sonoros e visuais, como projeções de imagens produzidas especialmente para o espetáculo e sonorização e discotecagem feitas ao vivo pela DJ e produtora de música eletrônica Jô Mistinguett. Tudo isso casa perfeitamente com o local escolhido como palco: uma casa de shows underground com quase 20 anos de história.

“Se ter uma veia alternativa significa experimentarmos locais e até mesmo convenções sociais novos para o teatro, então, sim, temos mesmo a tal veia alternativa. É importante lembrar que o burlesco gosta de burlar mesmo todo e qualquer tipo de situação social. É o que estamos fazendo”, diz Léo.

A extensa duração do espetáculo não deve ser encarada com rigidez. “É um espetáculo-festa e, como festa, precisa de algumas horas para acontecer. As pessoas que quiserem sair antes do final têm total liberdade para isso. Ninguém é obrigado a permanecer onde não quer. Essa, aliás, foi uma das nossas preocupações com relação à plateia que, em teatro em geral, é mantida em cárcere durante o tempo que o espetáculo durar. Nós não gostamos dessa falta de autonomia da platéia”, completa.

Todas as apresentações de Burlescas serão transmitidas na íntegra pela Internet, no site oficial do grupo (www.companhiasilenciosa.com).

SERVIÇO
Burlescas
Endereço: Espaço Cultural 92 Graus - www.92graus.com – r. Desembargador Benvindo Valente, 280, São Francisco, Curitiba. (41) 3029-2792
Horário: sextas (13, 20 e 27 de novembro e 12, 17 e 19 de dezembro), a partir das 23h
Quanto: R$ 10 (inteira)
Transmissão ao vivo pela Internet: www.companhiasilenciosa.com

Veja Relacionados:  companhia silenciosa,shows,música,agenda cultural
companhia silenciosa  shows  música  agenda cultural 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping