R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

25 de Novembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Bate-papo

Icone de Bate-papo Bate-papo

obesidade
13/11/2012

Dr.Almino Cardoso

Cirurgião falou com os internautas sobre a obesidade e a cirurgia bariátrica. Veja na íntegra

Íntegra do bate-papo

Moderador : Bom dia, pessoal! O Dr. Almino está no programa e já já estará aqui no bate-papo. Faça a sua pergunta!

 

(10:25:11)
Nels pergunta para Convidado: bom dia doutor, gostaria de saber QUAIS SÃO OS PACIENTES DE RISCO, em cirurgias de ponte safena, e ONDE ESTÁ A MAIOR INCIDENCIA DE RISCO: Se no ATO DA CIRURGIA, no pós operatorio na UTI ou durante a sequencia natural do pós operatorio?

 


(10:43:25)
Rose pergunta para Convidado: Minha duvida é dobre o chama de damp. O que devemos fazer quando o mesmo acontecer?

 


(10:46:49)
fernanda pergunta para Convidado: bom dia, dr. quais são as contra indicações para a cirurgia?

 

(10:47:00)
fernanda pergunta para Convidado: existem diferentes tipos de cirurgia?

 


(10:47:05)
moni pergunta para Convidado: minha filha tem 12 anos e tem 71 quilo ela estar fora do pesso

 

(10:47:22)
tereza pergunta para Convidado: como é o pos operatorio?

 


(10:54:57)
Dr. Almino Cardoso : Bom dia, vamos começar?

 


(10:58:29)
Dr. Almino Cardoso : Nels, é importante deixarmos claro que o risco atual da cirurgia é muito baixo. Em geral, a taxa de risco considerada normal para este tipo de operação está abaixo de 0,5%. O risco está mais relacionado a quantidade de excesso de peso, a presença de comorbidades que são doenças provocadas e pioradas pela obesidade e situações específicas como a idade, por exemplo. Desta forma, uma pessoa de 60, 70 anos com pressão alta e diabetes com peso de 180 kg teria maior risco que um indivíduo de menor peso e sem comorbidades. Com um bom preparo antes do procedimento, reeducação nutricional, perda de peso, acompanhamento psicológico, fisioterapia e tratamento das doenças existentes, o risco é muito baixo.

 


(11:02:21)
Dr. Almino Cardoso : Rose, o dumping é uma reação pós operatória à ingesta de carboidrato, que pode ocorrer nas pessoas que fazem cirurgia com redução de estômago e desvio intestinal associado. Caracteriza-se por: queda de pressão, tontura, náusea, tremor, sudorese, ou seja, uma sensação de mal estar importante. Costuma ser mais intenso logo após a cirurgia e com o passar do tempo tende a melhorar gradativamente. O melhor é a prevenção, evitando comer doces, arroz, batata, massa e pão. Tente buscar alternativas como o arroz integral e massa e pão feitos com farinha integral. Em caso de crise de dumping, o melhor a fazer é deitar e esperar a crise passar, o que pode demorar em torno de 20 a 30 minutos.

 


(11:06:35)
Dr. Almino Cardoso : fernanda, Basicamente as cirurgias se dividem em procedimentos de redução de estômago, cujo objetivo é diminuir a fome e, com isto, comer menos, procedimentos que desviam uma parte do intestino sendo o efeito de diminuição da absorção do alimento e técnicas combinadas onde ambos os procedimentos estão associados. A cirurgia de redução de estômago mais conhecida é a gastrectomia vertical e entre as combinadas, a mais conhecida é o bypass gástrico. As cirurgias de desvio intestinal puro não são mais realizadas porque podem acarretar problemas nutricionais graves.

 


(11:08:15)
Dr. Almino Cardoso : fernanda, Não existem contra indicações formais, porém, o paciente deve passar por um programa de preparo visando melhora de suas condições clínicas e psicológicas para a operação. Uso de drogas e alcoolismo representam problemas importantes e, se o paciente não se propuser a tratar essas dependências, não deverá ser operado.

 

(11:10:28)
Dr. Almino Cardoso : moni, Para analisar com mais precisão, necessitaremos saber a altura e se ela apresenta alguma doença.

 


(11:11:59)
Dr. Almino Cardoso : tereza, Com o uso da cirurgia laparoscópica, o pós operatório melhorou muito. Em geral são dois dias de internação hospitalar e 8 a 10 dias para a recuperação da cirurgia. A liberação para atividade física e esforços maiores, vai ocorrer após 30 dias de operado.

 


(10:53:57)
juliana pergunta para Convidado: caminhada emagrce quanto tempo tenho que caminha? por dia

 


(10:53:31)
Rafs pergunta para Convidado: oi doutor tudo bem? existe mesmo essa his´toria de metabolismo lento? metabolismo rápido? consigo acelerar meu metabolismo?

 


(10:52:39)
Ale pergunta para Convidado: minha famila tem diversos obesos e 5 casos de reducao de estomago, corro o risco de engordar e virar obesidade morbida?

 

(10:52:06)
Marcela pergunta para Convidado: Qual a diferença entre a cirurgia e o balão intragástrico? Qual é recomendada em cada caso?

 


(10:52:03)
Camila pergunta para Convidado: no futuro a reducao tambem podera ser um tipo de regime?

 


(10:51:10)
Flávia pergunta para Convidado: Dr, qual o peso mínimo para fazer a redução de estomago?

 


(10:49:54)
Daniel pergunta para Convidado: Fiz cirurgia bariátrica há dois anos e já engordei 15 kilos. Corro o risco de ter problemas de novo no futuro?

 


(11:14:37)
Dr. Almino Cardoso : juliana, o recomendado pela Organização Mundial de Saúde estaria entre 20 a 30 minutos por dia. Evidente que cada caso pode apresentar necessidades especiais que precisam ser avaliadas, mas a caminhada costuma ser a atividade física mais fácil de ser realizada e que apresenta bons resultados em manutenção e perda de peso.

 


(11:16:50)
Dr. Almino Cardoso : Rafs, Sim, existe. Metabolismo é a quantidade de energia que o seu corpo gasta para desempenhar uma atividade. Ou seja, para fazer a mesma coisa, uma pessoa pode gastar 50 caloria e a outra, 150. E, evidentemente, a que gasta 150 terá mais facilidade de controlar o seu peso. A melhor maneira de estimular o seu metabolismo basal é manter um programa contínuo de atividade física. O consumo de gorduras e carboidratos e o sedentarismo apresentam relação inversa, ou seja, diminuem o metabolismo.

 


(11:18:00)
Dr. Almino Cardoso : Ale, o fator familiar e genético é bem conhecido como de risco para a obesidade. se você tem casos na família, deve tomar mais cuidado ainda mantendo dieta adequada e atividade física para evitar problemas futuros com a obesidade.

 


(11:20:05)
Dr. Almino Cardoso : Marcela, balão não é uma cirurgia. Trata-se de realizar uma endoscopia para colocar uma bexiga dentro do estômago que auxiliará para ter menos fome e saciedade e, desta forma, perder peso. está indicado para pessoas que têm que emagrecer até cerca de 20 kg e é importante ficar claro que é um método temporário. O balão vai ficar no seu estômago 6 meses. Após este período sem reeducação alimentar e atividade física frequente, pode haver reganho de peso.

 


(11:21:17)
Dr. Almino Cardoso : Camila, Acho que não, porque são situações muito diferentes. Cirurgia sempre implicará em ser um tratamento mais radical que o regime. O que fica muito claro é que as cirurgias vão ficando cada vez mais simples e menos invasivas.

 


(11:22:48)
Dr. Almino Cardoso : Flávia, A cirurgia tem duas indicações principais: obesidade mórbida e tratamento de doenças graves relacionadas a obesidade. O peso para a realização de cirurgia é variável caso a caso, porém, a grosso modo, estaria indicada para mulheres com mais de 105 kg e homens com mais de 120 kg.

 


(11:24:19)
Dr. Almino Cardoso : Daniel, É normal apresentar, depois de 3 ou 4 anos da cirurgia, algum reganho de peso. Acho que 15 kg é muito para que possamos considerar como dentro do esperado. Procure rever sua alimentação e praticar atividade física mais frequentemente para não continuar ganhando peso.

 


(11:27:11)
Dr. Almino Cardoso : Agradeço a todos a oportunidade de conversar sobre obesidade e cirurgia bariátrica. A Sociedade Brasileira de Cirurgia bariátrica e Metabólica através do site http://www.sbcb.org.br/ pode oferecer outros esclarecimentos sobre o tema. Obrigado!

 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!
Shopping