R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

19 de Setembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Bichos/Notícias

Icone de Bichos Bichos

publicado em 11/01/2011 às 12h42:

Luta de gorilas-da-montanha
pela sobrevivência surpreende cientistas

População desses animais em liberdade cresceu 26% nos últimos sete anos

do R7

Publicidade

Em 2003, eles eram apenas 380. Mas, no mais recente censo, realizado em 2010, os gorilas-da- montanha de Virunga Massif supreenderam os ambientalistas com uma boa notícia: sua população cresceu 26%. Agora, são 480 animais vivendo em liberdade na região, que engloba três países da África: República Democrática do Congo, Ruanda e Uganda.

Somando a população de gorilas-da-montanha em liberdade encontrados também em um santuário ecológico localizado em Uganda - o outro único lugar do mundo onde vivem - e os que estão em parques e zoos internacionais, eles são 786 no mundo.

Ainda há muito a ser feito, pois os números continuam baixos, mas a virada do jogo mostra que é possível frear a extinção de animais extremamente ameaçados. 

Entre os principais causadores das mortes dos gorilas-da-montanha, estão a ocupação humana da área onde vivem. Outros fatores são as doenças desencadeadas a partir do contato com o homem e ainda as caçadas durante as guerras civis.

Na montanha de Virunga Massif, esse sucesso é resultado do Programa Internacional de Conservação, que engloba pesquisadores do WWF (uma das ONGs mais atuantes na preservação da natureza), da Fundação Africana de Vida Selvagem, do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, do Fundo Dian Fossey e do Projeto Veterinário Gorila-da-Montanha.

Para fazer a contagem de gorilas no último censo, um grupo de 72 pessoas foi dividido em seis equipes. Além de observar os animais em uma área de 1.030 metros quadrados, os pesquisadores coletaram amostras de fezes frescas, segundo noticiou o site Environmental Graffiti. 

Essas amostras ajudaram a concluir a contagem, fazer um mapeamento genético e examinar as necessidades médicas dos gorilas que vivem no local.


Veja Relacionados:  gorila,gorila-da-montanha,ambientalista,extinção
gorila  gorila-da-montanha  ambientalista  extinção 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping