R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

24 de Julho de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Bichos/Notícias

Icone de Bichos Bichos

publicado em 30/03/2010 às 06h00:

Papagaio fala? E bom incentivá-lo a falar?

Segundo especialista, ave apenas imita sons humanos; aprenda a cuidar de seu bichinho

Camila Fernandes, do R7

Quando vemos um papagaio, a primeira coisa que fazemos é incentivar o animal a falar, mas será que ele fala mesmo ou apenas repete o que falamos?

Segundo Marta Brito Guimarães, veterinária do Ambulatório de Aves da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (Universidade de São Paulo), a ave da família dos psitacídeos, da qual também fazem parte os periquitos, maritacas, cacatuas e araras, tem uma grande capacidade de imitar sons dos mais variados tipos, principalmente a voz humana.

- Os papagaios não falam, eles imitam, reproduzem, o que ouvem. Essas aves possuem um órgão chamado siringe, que fica localizada na traqueia e que tem a mesma função das cordas vocais nos seres humanos, explica a veterinária.

A especialista afirma ainda que não são só os papagaios que conseguem reproduzir o que ouvem.

- As calopsitas e as aves do paraíso são excelentes imitadoras, acrescenta Marta.

O papagaio pode aprender a falar a partir dos dois meses de idade até se tornar adulto, mas no primeiro ano de vida ele assimila melhor o que ouve.

Existem alguns animais que falam mais que os outros, alguns mais introspectivos e outros mais “falantes”. O temperamento da ave vai depender da personalidade e do incentivo do dono para que o animal reproduza os sons.

Aliás, incentivar o papagaio a falar é considerado saudável, se feito de maneira correta.

- É importante a interação com as pessoas, pois assim a ave se mantém ativa e distraída, mas o estímulo para a imitação não pode ser num volume alto, de forma intensa e com grande variedade de palavras. O papagaio deve ser estimulado com um vocabulário pequeno no início, repetidas vezes, e ganhar um brinde ou alimento que mais goste depois de repetir corretamente. Caso o estímulo seja constante e alto, ele pode ficar estressado, não imitar os sons e ainda apresentar doenças, explica Marta.

Antes de adquirir um papagaio é bom saber que essa ave é um animal silvestre e que para ser considerado legal deve ser comprado em algum criadouro registrado no Ibama, ter nota fiscal e uma anilha de identificação. Caso contrário o animal é considerado ilegal, podendo a pessoa portadora da ave responder pela lei de crimes ambientais, além de ter que pagar uma multa e ter o animal apreendido.

Veja Relacionados:  papagaio,fala,sons humanos
papagaio  fala  sons humanos 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping