R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Bichos/Notícias

Icone de Bichos Bichos

publicado em 28/01/2010 às 10h34:

Pode cortar a cauda e as orelhas dos cães?

Procedimentos estéticos são considerados mutilações e são proibidos por lei

Helena Dias, do R7
Muitas raças são submetidas ao corte da cauda, a caudotomia, e das orelhas. Quando não passam por esse procedimento, podem até serem confundidas com outras raças.

A verdade é que o corte da cauda e das orelhas por motivos estéticos, nada mais é do que uma mutilação. Mário Marcondes, diretor do Hospital Veterinário Sena Madureira, conta que a cauda é uma 'extensão' da coluna vertebral e é uma parte bastante sensível do corpo do animal, não sendo recomendado o corte. 
 

Em 19 de março de 2008, o Conselho Federal de Medicina Veterinária do Brasil, proibiu os especialistas de realizarem cortes de orelhas para fins estéticos. No entanto, ainda há muitos profissionais que fazem tanto a cirurgia quanto a caudotomia.

De acordo com Marcondes, o profissional pode responder por questões éticas no Conselho de Medicina Veterinária:

- Se o animal for saudável e o procedimento for somente por questões estéticas, o veterinário não deve realizá-la nem com o termo de consentimento do dono.

 
Existem casos nos quais há necessidade de amputação por motivos de saúde, como quando o animal morde insistentemente a ponta do rabo, fere com frequência a extremidade ao bater em objetos, causando sangramento, tumores, etc..
 
- Nesses casos poderá ser efetuada a cirurgia inclusive de animais adultos. 
 
 

Cão com cauda é cão sem pedigree?
 
Marcondes explica que, embora o padrão de muitas raças recomende o corte, a caudotomia não é obrigatória - podendo um cão com cauda íntegra ter pedigree e participar de exposições. 
 
- Alguns proprietários já começam a optar por não fazer a caudotomia em seus animais, reservando um filhote antecipadamente com o criador, e solicitando que o rabo não seja cortado.
 
Há pessoas que, quando compram seu cão com o rabo curto, acham até que ele já nasceu assim, mas o especialista comenta que são raros os casos de animais que nascem com a cauda bem curta ou ausência dela.
 
Marcondes afirma também que, após as proibições destas cirurgias estéticas, começaram a aparecer vários animais com cauda longa e orelhas sem corte. Isso leva as pessoas a se acostumarem com um novo padrão estético.

- Devemos considerar o bem-estar do animal antes da estética, além do direito que os cães têm de se expressar e se comunicar naturalmente conosco e com a sua própria espécie.
 

 
Veja Relacionados:  cauda,orelhas,lei,cortar
cauda  orelhas  lei  cortar 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 

Topo

Comente esta matéria

(2) Comentários:



Shopping