R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

31 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Bichos/Notícias

Icone de Bichos Bichos

publicado em 01/10/2012 às 11h01:

Encontrou um filhote de gato abandonado? Saiba como cuidar de gatinhos recém-nascidos

Como todos os bebês, esses bichinhos precisam de atenção especial; saiba

Ana Paula Xavier, do R7


Publicidade

Infelizmente, o abandono de animais é uma prática cruel cada vez mais comum nas cidades, principalmente de filhotinhos ou de fêmeas grávidas.

Ao mesmo tempo, sempre existirão pessoas de bom coração dispostas a resgatar e cuidar desses bichinhos. O caso de recém-nascidos separados da mãe, no entanto, merece uma atenção especial. Você saberia o que fazer se encontrasse um (ou vários)?

Antes de qualquer coisa, a avaliação de um veterinário é sempre muito importante, mas se não for possível de imediato, aí vão algumas dicas de como cuidar do seu novo pet.

1 – Temperatura. Como qualquer bebê, é importante mantê-lo aquecido. Paninhos, mantinhas e uma bolsa de água quente (garrafas pet cheias de água também servem) já ajudam bastante. Mas cuidado com a temperatura ! Água muito quente pode matar o bichinho, mas se esfriar demais também pode ser perigoso. O ideal é que se mantenha a temperatura entre 37,5 – 39 graus

2- Alimentação. Na falta da mãe, o bebezinho vai precisar de suplementos alimentares. O médico veterinário Ricardo Henrique Santos Silva,  dá a dica:

— O mais indicado é o PetMilk, um leitinho próprio para recém nascidos, facilmente encontrado em petshops e veterinários. Leite de vaca não é indicado, pois tanto cães como gatos costumam ser intolerantes à lactose, mas se não tiver outro, dilua o leite de vaca em água morna, numa proporção de meio a meio.

3- Uma caminha bem macia. Você pode usar uma caixa de papelão bem forrada com jornais, uma manta ou toalha. Não se esqueça de trocar regularmente, por que bebês se sujam muito.

Outra coisa legal para se colocar na caixinha do filhote é um bicho de pelúcia, para que ele não sinta tanta falta da mamãe e da ninhada.

4- Higiene. Limpe o bichinho com um paninho macio ou algodão embebido em solução de alcool diluído em água morna, na proporção de meio a meio, mas isso não precisa ser feito diariamente.

5- Desmame. Por volta de 15 a 20 dias, você já pode começar a oferecer ração com água morna, de maneira que fique como uma papinha, mas sem tirar o leite; a mudança deve ser gradual.

Retire a ração assim que o filhotinho terminar de comer, pois ela fermenta após algum tempo e pode fazer mal.

É triste, mas convém lembrar: a chance de um gatinho recém-nascido sobreviver sem a mãe é bem pequena, mas não é impossível, por isso ele precisa de muita atenção e cuidados redobrados. Boa sorte com seu bebê!

 

 O que você sabe sobre gatos? Faça o quiz abaixo e confira as respostas aqui

 

 


Veja Relacionados:  R7, bichos, gatos, filhotes
R7  bichos  gatos  filhotes 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping