R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Bichos/Notícias

Icone de Bichos Bichos

publicado em 03/03/2011 às 10h00:

Saiba como estimular a inteligência do seu cão

Treinadora ensina bricandeiras que ajudam mascote a desenvolver o raciocínio

Andrea Miramontes, do R7

Publicidade

Seu cão passa o dia inteiro sozinho, sem nada para fazer? Saiba que, dessa forma, você perde um tempo precioso no qual o bicho pode desenvolver o raciocínio para resolver problemas. 

Existem truques e até alimentos que ajudam a aprimorar a inteligência do cão.

No mercado, há brinquedos de vários formatos para estimular a atenção do bicho. 

Chamados de dispensadores de alimentos, eles trazem buraquinhos em que a pessoa deve esconder um petisco, e o cão tem de se virar para tirar o alimento de lá, explica consultora comportamental da Cão Cidadão, Alida Gerger.

- O segredo é manter o cão ocupado com brinquedos que têm reforço positivo. O bicho tem interesse em realizar em troca de algo prazeroso.

Há brinquedos que são verdadeiros quebra-cabeças e mantêm o cão entretido por um tempão, completa a treinadora. E o melhor: é possível também fazer os brinquedos em casa.

- Com uma garrafa pet vazia ou com uma caixa de papelão. Você coloca petisco, fecha bem e faz alguns furos. O cão vai aprender que, com patadas ou destruindo a caixa, consegue pegar o quitute.

Ela também indica que, em vez de servir a comida direto no pote, a pessoa coloque em lugares em que o bicho tem de trabalhar pela ração e usar o faro.


Para a veterinária Daniela Ramos, especialista em comportamento animal da USP (Universidade de São Paulo), para que o bicho fique mais atento, a pessoa também deve motivá-lo nas brincadeiras.

- Nessa hora, dê nomes aos objetos, repita inúmeras vezes a palavra e jogue o brinquedo para o bicho pegar. Vai chegar uma hora que ele saberá qual é aquele objeto.

Para que o cachorro tenha um desenvolvimento mental adequado, há também uma nutrição específica a ser fornecida à mãe do animal, enquanto o filhote ainda está na barriga e até que ele complete um ano após vir ao mundo, como explica Aulus Carciofi, professor do departamento de clínica e cirurgia veterinária da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Jaboticabal.

- Alguns ácidos graxos, como o ômega 3, presentes em óleos de peixe, são essenciais para o bom desenvolvimento do tecido neurológico e da visão visual do bicho. Indico que a pessoa busque rações industrializadas que tenham o ingrediente.

Veja mais:

Descubra outras notícias "animais" em um clique

Acompanhe os destaques do Entretenimento


 
Veja Relacionados:  Bichos,cachorro,inteligência,estimular,pet,cão,esperto,brinquedos inteligentes,brincadeira
Bichos  cachorro  inteligência  estimular  pet  cão  esperto  brinquedos inteligentes  brincadeira 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping