R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Bichos/Notícias

Icone de Bichos Bichos

publicado em 25/05/2011 às 05h50:

Saiba quais plantas podem intoxicar seu gato

Alguns vegetais não fazem mal a humanos, mas podem prejudicar bichanos; entenda

Do R7*


Publicidade

Os gatos são animais curiosos por natureza. Quem tem um bichano em casa sabe o quanto ele adora bisbilhotar o novo vaso de plantas que seu dono acaba de comprar.

Entretanto, é importante saber com qual planta ele está se divertindo ou de qual está se alimentando, pois algumas podem colocar em risco sua saúde.

De acordo com Estela Pazos, veterinária pós-graduada em medicina felina, geralmente as plantas que possuem flores são as mais venenosas para os gatos.

- Elas possuem toxinas perigosas para eles e podem causar insuficiência renal, desidratação e intoxicação grave, levando-os até mesmo à morte.

Há casos em que o gato não precisa, necessariamente, ingerir a planta para se intoxicar.
 
Algumas liberam líquidos ou possuem veneno nas folhas. Ao entrar em contato com o bichano, essas substâncias podem contaminá-lo.

- A mais perigosa é o lírio [além de seus derivados]. Mas há outras também bastante venenosas. Bons exemplos são: antúrio, bico-de-papagaio, azaleia, copo-de-leite, babosa, comigo-ninguém-pode, coroa-de-cristo, costela-de-adão, mamona, espirradeira, hortênsia, tulipa, mamona, violeta e dracena. Além de proibida no Brasil, a maconha é nociva aos bichanos.

Se você possui alguma dessas plantas e um felino em casa, o negócio é seguir a dica de Cecy Passos, consultora especializada em gatos: deixe-as em uma altura em que o gato não consiga pegar.

Apesar de tantas opções tóxicas, há, também, plantas que fazem bem para os felinos. Segundo Cecy, a hortelã e o catnip são ótimas opções para acalmar o felino. A segunda opção, aliás, tem fama de causar efeito alucinógeno entre os bichanos. Mas a especialista desmente.

- Essa planta já chegou a ser associada à maconha, o que eu acho um desrespeito. Elas não têm absolutamente nada a ver uma com a outra, não é alucinógena. Apenas relaxa o felino, deixando-o mais descontraído para brincar.

Outras opções benéficas para os felinos domésticos são o mato ou  capim.

- Gatos quando não tomam banho em casa ou no pet shop, fazem a higiene pessoal com a língua, então, ingerem muito pelo. Para eliminar a pelagem ingerida, comem mato ou capim para ajudar na digestão, na natureza e em casa pode-se ministrar pasta malte um suplemento alimentar que auxilia na manutenção da saúde do trato intestinal reduzindo o risco de bolas de pelo. Facilita a digestão e permite que os pelos ingeridos sejam expelidos naturalmente pelas fezes.

* Colaborou Tainah Medeiros, estagiária do R7

Você sabe socorrer um pet em perigo? Faça o quiz e teste seus conhecimentos!

 

Veja mais:

Confira as respostas aqui!

Veja outros destaques do mundo animal

Fique por dentro das últimas notícias de Famosos, Música, Moda e Cinema

 
Veja Relacionados:  bicho
bicho 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping