R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Bichos/Notícias

Icone de Bichos Bichos

publicado em 09/02/2010 às 08h41:

Vai viajar neste Carnaval? Veja o que fazer com o pet

Programe o seu feriado e o do bicho de estimação também

Helena Dias, do R7

Algumas pessoas até deixam de aproveitar o Carnaval por causa dos bichos de estimação. A maioria não quer deixar os pets sozinhos por quatro dias ou mais.

Para ajudar donos carnavalescos, o  R7 ouviu dicas de alguns profissionais para que tanto os bichos, como os donos, aproveitem a folia com tranquilidade.

A preparação começa antes da viagem


Algumas medidas sanitárias são necessárias para garantir a saúde dos animais, segundo Marcelo Quinzani, médico veterinário e diretor clínico do Hospital Veterinário Pet Care:


- Para viajar com um pet, de avião ou de carro, basta que o proprietário possua a carteira de vacinação atualizada, com destaque para a imunização antirrábica, além de um atestado sanitário, emitido por um médico veterinário credenciado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de origem do animal. Este documento garante que o cão ou o gato está livre de doenças contagiosas e que pode circular.

Antes da viagem, leve o bicho ao veterinário para checar seu estado de saúde geral e pegar o atestado sanitário. Este documento vale por dez dias e, se a viagem durar mais tempo, é preciso que o proprietário procure outro médico no local onde estará para conseguir um novo documento para o retorno.

O veterinário José Luis Crespo, do Cãopestre Park Hotel, explica que se o bicho não estiver vacinado, corre o risco de contrair doenças contagiosas durante a viagem. Enfermidades como dirofilariose (que ataca o coração), erlichiose (doença do carrapato, que contamina o sangue), leishmaniose (transmitida por mosquito, causa problemas cutâneos), além de pulgas, sarnas e parasitoses intestinais são muito comuns.

Como há muitos animais de rua em algumas regiões litorâneas, pode ser perigoso também contrair cinomose e parvovirose. Por isso, é importante que o bicho esteja vacinado. No entanto, Quinzani não aconselha vacinar o animal no mesmo dia da viagem.

- A vacinação não deixa de ser um procedimento que causa um estresse imunológico no animal, podendo também causar dor local, febre e em alguns casos reações anafiláticas. Por isso, não recomendamos vacinar e viajar no mesmo dia.


 

Veja Relacionados:  viagem,carnaval, bicho de estimação, pet
viagem  carnaval  bicho de estimação  pet 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping