‘Surpreende pela semelhança’, a obviedade do momento

Faz tempo que me incomodam as manchetes que falam sobre o quanto filhos de famosos se parecem com seus pais. Nunca comentei nada porque não sou ombudsman pra ficar criticando o trabalho dos outros abertamente, mas como percebo que o leitor médio começou a se queixar da mesma coisa, me sinto agora autorizado a comentar.

Gente, QUAL É A SURPRESA de um filho ser parecido com os pais? Isso contraria um princípio básico que a gente aprende na faculdade: "Se um cachorro morde um homem, não é notícia. Se o homem morde o cachorro, sim."

Surpreende pela semelhança Surpreende pela semelhança, a obviedade do momento

Ou seja, seria menos grave — veja bem, nem assim seria importante — noticiar que o filho NÃO parece com os pais. Abaixo, um exemplo publicado hoje pelo site de um dos maiores jornais do Brasil:

filhos de ronaldo surpreendem pela semelhança Surpreende pela semelhança, a obviedade do momento

É incrível como o fato de termos equipes cada vez menores e jovens nas redações faz com que coloquemos tudo no piloto automático! Daí a gente cria notas-padrão e começa apenas a reproduzir aqueles templates, trocando apenas o nome e a foto:

- fulana MOSTRA CORPÃO
- beltrana SENSUALIZA
- sicrana EMBARCA no Santos Dumont

Dos exemplos acima, pra mim o pior é o do "embarca". Qual é a relevância de saber que alguém cruza a ponte aérea Rio-São Paulo? Se a pessoa em questão embarcasse, sei lá, pelada ou com uma bomba, haveria notícia. Ou se fosse um novo casal ainda não flagrado. Enfim, qualquer coisa que justificasse a publicação — emitir o bilhete e pegar um voo, não.

mostra corpão Surpreende pela semelhança, a obviedade do momento

Outro exemplo que ME MATA é quando usam o título "eles cresceram" em matérias sobre ex-famosos mirins. Nada contra o tipo de reportagem, ok? Também gosto de ver a versão adulta daquelas crianças que fizeram sucesso anos atrás. Mas elas terem crescido não é o que todo mundo esperava, afinal? Ou viramos um mundo de Benjamins Buttons, em que as pessoas parecem mais jovens enquanto envelhecem?

Sei o quanto é difícil atualizar site, tocar uma redação. De verdade. Entendo a complexidade de produzir MUITA coisa em POUCO tempo e com POUQUÍSSIMA gente, e espero que meus colegas de ofício não fiquem bravos comigo. Mas ou nós mesmos começamos a ter autocrítica ou vamos virar (ainda mais) motivo de chacota — e prefiro que um de nós aponte as pataquadas que fazemos a deixar isso pro leitor, que nem devia precisar esquentar a cabeça com isso. É bem verdade que hoje todo mundo acha que sabe fazer jornalismo melhor que qualquer jornalista, e talvez isso seja em parte culpa nossa, mas daí é tema para outro post.

P.S.: Essa filha do Ronaldo de óculos na foto é a coisa mais FOFAAAAAA! <3

http://r7.com/cJnl

Posts Relacionados

8 Comentários

"‘Surpreende pela semelhança’, a obviedade do momento"

10 de January de 2017 às 12:29 - Postado por aleme

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Comentários
  • Fátima
    - 11/01/2017 - 07:29

    Ufaaaa...Achei que era eu ficando ranzinza! Vejo esses " furos de reportagem " e acho tão ridículos! Me estranharia o fato se publicassem " Filho de Mauricio Mattar é a cara de Fábio Assunção", mas que é a cara do pai não me soa notícia! Acho que há jornalistas se perdendo sem ter o que fazer...

    Responder
  • Loly
    - 11/01/2017 - 08:46

    Morri aqui com essa nota ! Kkkkkk Achei que só eu me indignava profundamente, com o fato de ser noticiado que fulano embarca para algum lugar, affs mil vzs msm ... Fulana mostra o corpao aí q preguiça eterna dessas notas eu nem abro para ler . Seus colegas de profissão só ficaram com raiva pq iram reconhecer o quão irrelevante são essas notas pelo amor de ... até que enfim , alguém para falar disso na forma q se deve ou seja , notas Fúteis ao extremo! Os filhos do Ronaldo são tds cópias dele , então , o mais velho parece um clone , mas versão melhorada rs. ..

    Responder
  • Poliane
    - 11/01/2017 - 12:32

    Principalmente quando é pra falar da Kelly key...tipo..Quem é Quem?Suzana impressiona pela semelhança com a mãe...sempre a mesma chamada pra essas duas, coitadas...

    Responder
  • Débora Raquel
    - 12/01/2017 - 01:48

    Concordo. Conseguem ser piores que o TV Fama enchendo linguiça. Aff

    Responder
  • Margareth
    - 12/01/2017 - 02:12

    Tem umas mais "construtivas" ainda. Primeiro: passeia no Leblon e a sai levanta com o vento. Outro: passeia de patins em Copacabana. Terceiro, surfa no arpoador. Quarto, joga futevôlei na Barra. Alguns são sempre os mesmos.

    Responder
  • Paula
    - 12/01/2017 - 16:29

    Concordo em número, gênero e grau!!! E o pior é qdo a repórter pergunta pra pessoa após uma tragédia: como é que você está se sentindo? Aconteceu isso na porta da delegacia com a mãe da embaixatriz que supostamente está envolvida com o assasinato do marido grego. Outro fato aconteceu na Copa São Paulo, o São Paulo perdeu pro Chapecoense aí a repórter pergunta pro jogador: como é que vc está se sentindo após ser eliminado da Copa? Quanta criatividade!!

    Responder
  • Ana Stela
    - 13/01/2017 - 18:08

    Dai desses só se salva o Ronald, pois puxou mais a beleza da mãe Milene. Os outros são parecidos com ele e a garota coitada até dentuça é igual a ele, espero que ele gaste um pouquinho do dinheiro dele consertando os dentes da garota!

    Responder
  • Língua de Sogra
    - 13/01/2017 - 19:12

    no famoso blog de fofocas da redesgoto é que tem essas besteiras! aliás, TVFAMA e EGO deveriam se chamar Book Pink!

    Responder