¡Adiós, amigos!

still of steve martin in ¡three amigos 1986 large picture ¡Adiós, amigos!Infelizmente, o blog chega ao fim. Culpa da crise financeira que arrasa o país e, em particular, o mercado jornalístico.

Gostaria de agradecer a todos os colegas do R7. Quando comecei o blog aqui, me prometeram liberdade absoluta. Hoje, 28 meses depois, posso dizer que cumpriram a promessa. Sempre fui tratado com o maior carinho por todos e espero ter correspondido.

Este blog começou há quase seis anos na "Folha". Tive a sorte de ganhar um espaço para escrever sobre o que quisesse, da forma que quisesse. Coisa rara hoje em dia, quando o jornalismo se confunde tanto com a publicidade.

Nesse período, fiz 1561 textos sobre os assuntos mais variados. Mas a principal qualidade do blog, acredito, foi estabelecer um canal direto de comunicação com os leitores. Não tenho Twitter ou Facebook, então o blog serviu como minha verdadeira rede social.

Se meus cálculos estão certos, recebi pouco mais de 168 mil comentários e respondi a 31560 deles. Média de 20 respostas para cada texto.

Tive a sorte de ter os melhores leitores que alguém pode querer. Perdi a conta de quantos livros, filmes e discos conheci por dicas de leitores, e quantas discussões legais rolaram na seção de comentários, sempre mais interessante do que os próprios textos.

Muito obrigado a todos que acompanharam o blog nesse tempo. Um público de alto nível e super bem informado. Espero encontrá-los por aí - se o mercado jornalístico permitir, claro. De minha parte, vou tocar projetos de TV, livros, e continuar colaborando com a “Folha”.

Beijos, abraços e obrigado por tudo.

P.S.: Não poderei responder a todos os comentários, então deixo meus agradecimentos antecipados a todos que escreverem. Responderei aos comentários até o meio da semana. Gabba Gabba Hey e tudo de bom para vocês!

634 Comentários

"¡Adiós, amigos!"

14 de March de 2016 às 07:05 - Postado por André Barcinski

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Comentários
  • Ado Silva
    - 16/03/2016 - 11:51

    Até breve, amigo e boa sorte.

    Responder
  • Perola Sant Anna
    - 16/03/2016 - 11:37

    Nao acredito. Voce sabe o quanto amo seus textos. Vem escrever na Holanda! pelo menos uma leitora super fa, voce ja tem. Te desejo o melhor, pois voce e o melhor. Sucesso!

    Responder
    • André Barcinski
      - 16/03/16 - 13:15

      Olha que eu vou, hein?

  • Fernando
    - 16/03/2016 - 11:17

    Caro André, acompanho seu trabalho desde os (bons) tempos da Bizz, tenho até hoje "Barulho", seu livro sobre a jornada musical pelos submundo do rock alternativo dos 90´s, e nos últimos tempos sempre que podia acessava seu blog. Nós leitores lamentavelmente ficaremos órfãos de mais uma ótima fonte de informação, entretenimento e principalmente de cultura, através dos mais variados temas que você escrevia sempre de forma competente e elucidativa. Enfim, realmente é uma pena que a atual situação econômica do país chegou nesse ponto. O bom jornalismo perde, quem gosta de uma boa leitura, perde mais ainda. Um abraço e boa sorte na sua carreira que segue por outros caminhos.

    Responder
  • Leandro
    - 16/03/2016 - 10:20

    Oi André. Cara... triste demais. Parece que eu não era o único a ler seu blog antes mesmo de dizer bom dia a minha esposa. Tive que esperar uns dias para assimilar a notícia. Te acompanhei no garagem e no confraria de tolos, antes mesmo desta ser batizada. Aprendi muito contigo, sobre música, livros, cinema. Você me ajudou a ampliar minha visão em diversas coisas da vida. Muito obrigado. Não sei se ajuda, e se já pensou em algo similar. Um vizinho era jornalista do jornal Valor, e não sei se ele saiu ou foi demitido, enfim, ele tá tocando a vida com um blog sobre economia e se está mantendo um padrão de vida razoavelmente bom, parece que tá dando certo. Se puder pensar em algo parecido, tenho certeza que você é capaz de angariar patrocinadores. Seus leitores são bem fiéis a você. Espero reencontrar você novamente nessa vastidão da internet. Novamente, muito obrigado.

    Responder
  • Carlos
    - 16/03/2016 - 10:06

    VOLTA ANDRÉ!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder
  • Mark
    - 16/03/2016 - 10:04

    Não é possível que um blog que tem mais de 500 mensagens lamentando o seu fim não consiga espaço em outro lugar! Além do r7, a Folha, Estadão, etc, não percebem quantos leitores (e, como resultado, anunciantes) esse jornalista é capaz de atrair? Falta de visão empresarial.

    Responder
    • André Barcinski
      - 16/03/16 - 13:17

      Verdade, tem bastante leitor, mas infelizmente qualquer matéria sobre celebridades ou pandas fofinhos atrai mais cliques. O triste é que é os leitores do blog são um público selecionado que não querem ler sobre celebridades ou pandas fofinhos. Abraço.

  • Carlos
    - 16/03/2016 - 09:52

    Discordei mais do que concordei, mas sentirei falta. Abs e Boa Sorte!

    Responder
  • Helton Marques
    - 16/03/2016 - 08:40

    Uma perda lastimável, boa sorte no seu novo caminho. Good Night and good luck.

    Responder
  • Giovani
    - 16/03/2016 - 08:36

    Putz ! Pior notícia da semana. Boa sorte e volte logo ✌

    Responder
  • Cleber
    - 16/03/2016 - 08:22

    Crise no jornalismo, mas a Folha, por exemplo, dando coluna a gente como Kim Kataguiri. Sinal dos tempos! Espero que dure pouco esse "adiós"!

    Responder
2 3 4 5 6 7 8 9 10