Humberto Mauro

Humberto Mauro

Queridos leitores tenho o prazer de comunicar que no próximo domingo dia 27/01 a partir das 19hs estarei autografando o livro que escrevi: "Humberto Mauro - O Pai do Cinema Brasileiro" na livraria Argumento (Rua Dias Ferreira 417 - Leblon - RJ) . É um "livro-roteiro" sobre a vida a obra do meu tio-avô Humberto Mauro que foi um dos pioneiros do cinema no Brasil.

"Humberto Mauro - O Pai do Cinema Brasileiro"

A leitura dessa biografia romanceada sobre a vida e a obra de Humberto Mauro é fundamental para quem quer conhecer a história do cinema no Brasil. Reverenciado pelo próprio Gláuber Rocha como o “Pai do Cinema Novo” Humberto Mauro pode ser considerado o grande pioneiro do cinema brasileiro, foi o primeiro diretor a ter contrato com grandes estúdios e viver exclusivamente do cinema no Brasil. Humberto Mauro realizou seu primeiro filme em 1925 na cidade de “Cataguases”, interior de Minas Gerais, onde fundou uma das primeiras produtoras de cinema do país a “Phebo Sul América Films”. Em 1927 ganhou o "Medalhão da Cinearte” prêmio máximo do cinema da época. Tornou-se referência no cinema brasileiro e em pouco tempo foi contratado pela “Cinédia Estudios” no Rio de Janeiro onde realizou produções que alcançaram projeção internacional, firmando-se como um dos grandes nomes do cinema da época. O filme “Ganga Bruta” de Humberto Mauro foi considerado pelo renomado crítico francês Georges Sadoul como um dos melhores filmes da cinematografia mundial produzidos na era do cinema mudo. Além de inspirar diversas gerações de cineastas no Brasil, Humberto Mauro também influenciou movimentos culturais já que seus filmes sempre promoveram a cultura brasileira em todos os seus aspectos. Sua arte sempre refletiu seu país e a vida da população estimulando a identidade cultural tão importante para o fortalecimento de uma nação. Foi o primeiro cineasta a representar o Brasil em um Festival de Cinema estrangeiro com o filme “Vitória-Régia” no “Festival de Cinema de Veneza”. Foi um dos criadores e diretor do INCE (Instituto Nacional de Cinema Educativo) onde realizou obras-primas como os filmes “Carro-de-bois” e “A Velha a Fiar”. Além de atuar como “diretor e produtor” Humberto Mauro também era roteirista, diretor de fotografia, cinegrafista e ator. Em sua filmografia constam mais de 250 filmes é, sem dúvida, um dos cineastas com o maior numero de filmes realizados. É impossível falar de cinema no Brasil sem falar de Humberto Mauro. A leitura dessa biografia romanceada sobre a vida e obra do pioneiro Humberto Mauro não só proporciona momentos de emoção, mas, também revela a história do cinema no Brasil e lança um novo olhar sobre a cultura brasileira.

Humberto Mauro é considerado o pioneiro do cinema no Brasil. Em 1925 deu inicio a sua obra realizando mais de 250 filmes genuinamente brasileiros, autênticos e de qualidade que influenciaram diversas gerações de cineastas. O historiador e crítico de cinema Paulo Emílio Salles Gomes e os cineastas Alex Viany e Glauber Rocha saudaram Humberto Mauro como “o mais brasileiro dos cineastas” e o elegeram “o pai do cinema brasileiro”. Em sua famosa “Historie du Cinéma” o renomado crítico francês Georges Sadoul cita o longa-metragem “Ganga Bruta” de Humberto Mauro como um melhores filmes do cinema mundial de todos os tempos.

"Cinema é cachoeira..." (Humberto Mauro)

humberto mauro 677x1024 Humberto Mauro

“Humberto Mauro – O Pai do Cinema Brasileiro” é uma biografia romanceada escrita por André Di Mauro sobrinho-neto do cineasta. Além de trechos emocionantes sobre a vida de Humberto Mauro este livro contém revelações preciosas sobre a obra deste ícone do cinema brasileiro. Na foto Humberto Mauro (1920).

cartaz o descobrimento do Brasil 1937 771x1024 Humberto Mauro

Cartaz do filme "O Descobrimento do Brasil" de Humberto Mauro, considerada uma das maiores produções da época,

CARTAZ FILME THESOURO PERDIDO 721x1024 Humberto Mauro

Cartaz do Filme "Thesouro Perdido" de Humberto Mauro, filme produzido durante o "Ciclo Cataguazes".

Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com