kirin Alô, alô! Já tem cerveja japonesa no supermercadoKirin Ichiban: a nova cerveja da Brasil Kirin tem receita japonesa
(Divulgação/ Brasil Kirin)

É do tipo que só bebe cerveja pilsner, mas quer provar algo diferente neste restinho de domingo? A Brasil Kirin está produzindo aqui no país uma das cervejas mais famosas do Japão: a Kirin Ichiban. E a bebida já começou a chegar às prateleiras do supermercado.

A Kirin Ichiban, uma cerveja considerada premium, é produzida de acordo com a Lei de Pureza Alemã— ou seja, leva apenas malte de cevada, lúpulo e água em sua receita. Mas o mais interessante é que ela não tem o amargor característico de outras cervejas produzidas assim, como a Heineken e a Pilsner Urquell.

Ela tem gostinho suave, apesar de ser nitidamente mais encorpada do que uma pilsen de receita nacional. Tem aroma levemente ardido e espuma muito, mas muito cremosa (me ganhou aí). Na boca, não amarga. Para mim, o aftertaste (gosto que fica depois que a gente engole o líquido) lembra pão.

Tanta maciez, de acordo com a Brasil Kirin, vem do modo como a Ichiban é feita: a partir do método first press, que usa unicamente malte de primeira prensagem na cerveja. Vem daí o nome Ichiban, que significa “primeira” e “melhor”. O resultado do mosto da primeira prensagem costuma mesmo ser mais claro e suave.

A empresa conta que essa é uma ótima cerveja para... Harmonizar com comida japonesa! Não sei vocês, mas eu sempre acho difícil combinar sushi com as nossas loirinhas. No dia em que provei a Ichiban não estava comendo, mas fiquei bem curiosa para fazer esse teste de harmonização. Aparentemente, tudo orna mesmo.

A vantagem de ter a cerveja fabricada no Brasil — e não importada, como já era possível descobri-la em algumas cervejarias e restaurantes por aqui — é que ela chega com mais qualidade ao consumidor final, já que fica menos tempo em transporte. Isso sem falar no preço: com produção nacional, a breja fica bem mais barata também.

Fica a opção, então: é fã das pilsner amarguinhas, mas quer tentar algo mais suave? A japonesa é uma boa dica.

Eu só deixo aqui um protesto: a Brasil Kirin enviou a cerveja para os jornalistas com um copo tão bonito (foto abaixo). Esse copo podia ser comercializado também, né? Eu, que sou a louca dos copos, ia adorar servir minha Ichiban no recipiente certo aqui em casa. Vende, vende!

kirin1 Alô, alô! Já tem cerveja japonesa no supermercadoKirin Ichiban geladinha, acompanhando meu trabalho na madrugada.
O copo, que traz o dragão Kirin, é bonitão, né? (Foto: Eu mesma, claro)

Não tem nada a ver com a ceveja, mas...

Toda vez que vejo o nome Ichiban, lembro daquele episódio de Friends em que o Joey faz um comercial de batons para homens, vocês sabem? O nome do batom é... Ichiban também.

Deve ser porque era o primeiro batom do tipo. Enfim, nada a ver com nada, mas deixo o vídeo daquele belo comercial para fechar esse post:


http://r7.com/VosH