Sofro com um problema muito sério: ansiedade para tomar a cerveja que acabo de comprar.

Fim de semana sim, fim de semana também, vou ao mercado comprar minhas geladas e acabo apressando o resfriamento de uma e outra no freezer. Não é raro, no meio desse processo, decidir tomar outra coisa, me esquecer da bebida recém-comprada e acabar tendo que limpar – lá no dia seguinte – a espumarada de cerveja e a garrafa quebrada congelador.

Fica tipo assim, não fica?

ThinkstockPhotos 99106656 156x300 Por que a cerveja explode no freezer? Essa até que foi fácil, pior é quando espalha a maior espuma no freezer
(Foto: Thinkstock) 

A resposta está na ciência, caro Padawan.

O estado sólido ocupa mais espaço físico que o líquido. Ou seja, a cerveja que cabe perfeitamente na garrafa quando está líquida, pode explodi-la quando vai para o estado sólido. E se não estoura a garrafa por isso, por seu volume não caber mais ali dentro, estoura porque, na migração do estado líquido para o sólido, a pressão interna da garrafa aumenta e o vidro não aguenta.

Joguei de brincadeira no Twitter os termos “cerveja estourou” ou “cerveja congelador” para ver quanta gente reclama disso na internet. O resultado é engraçado:

#tamojunto na lambança, pessoal. Acontece.

Dica de produto

Aproveitando o gancho das cervejas estouradas no freezer, a Consul está promovendo a nova campanha de sua linha de cervejeiras. As bonitinhas da foto abaixo cuidam justamente de deixar as cervejas geladas, na temperatura certa – e sem medo de congelar.

Com capacidade para até 75 latinhas, tem prateleiras ajustáveis, porta com vidro para visualização interna, painel de controle digital, cinco níveis de temperatura e sistema Frost Free (que não cria gelo em seu interior).

img topo2 300x171 Por que a cerveja explode no freezer?

Cervejeira está disponível em três cores: prata, amarelo e vermelho
(Foto: Divulgação/ Consul) 

Pethra Ferraz, diretora de marketing da Whirpool Latin America, grupo dono da Consul, fala sobre o produto:

— Ao trazer cinco níveis de resfriamento que variam de 5° a -4°C, a cervejeira Consul é uma solução bem pensada para um problema muito comum na casa dos consumidores: os malabarismos na hora de gelar a cerveja. Além disso, o design inspirado nas grandes geladeiras de cerveja de bares e as cores amarelo, vermelho e titanium, prometem deixar qualquer happy hour em casa muito mais divertido.

Eu ainda não experimentei, mas confesso que estou curiosa há tempos. Quem já fez o teste?

Assista à nova campanha das cervejeiras, com Zeca Pagodinho:


Ficha Técnica
Direção: Mini Kerti
Diretor de Criação: Zico Farina

* Conteúdo patrocinado pela Consul, mas produzido com todo o carinho por Bia Cioffi — e que reflete as opiniões da blogueira, traz seu texto exato, como cabe a qualquer publipost aqui do blog icon smile Por que a cerveja explode no freezer?

http://r7.com/GJHC