choco beer Por que a cerveja pilsen não combina com chocolate?

Ei, dona blogueira, por que eu não consigo combinar minha Skol litrão com chocolate?
(Foto: Thinkstock)

Na segunda-feira, falei aqui no blog sobre a minha mania de comer chocolate enquanto bebo cerveja stout - especialmente as que têm cacau em sua composição. Isso, falei de novo.

E toda vez que toco nesse assunto, já espero os comentários dos fãs da pilsen nacional, que não entendem porque eu não como o doce enquanto saboreio uma boa e básica Skol litrão (que eu também curto, claro).

Para sanar essa dúvida, melhor do que eu explicar meus gostos pessoais, é um bom sommelier contar o que a cerveja stout tem de semelhante com o chocolate – e que faz, portanto, os dois harmonizarem com tanta perfeição.

Convidei o beer sommelier e proprietário da The Beer Planet, José Padilha, para fazer as explicações dessa vez. Ele contou também com o que a cerveja pilsen comum combina — e se ela cai bem com algum doce, afinal.

Vem com a gente?

1. Quais são os melhores tipos de alimentos para harmonizar com as cervejas pilsner (ou mesmo as pilsen nacionais)?

As cervejas do estilo pilsner são cervejas sem um perfil sensorial muito exuberante, não possuem aromas e sabores muito pronunciados, por isso devem ser harmonizadas com alimentos mais leves de intensidade. Queijo Minas, bruschetta clássica, bolinho de bacalhau e mix de castanhas são algumas opções bem interessantes. Como são cervejas bem frisantes (ricas em gás) e com amargor presente, também são ótimas para cortar a gordura de alimentos como feijoada, churrasco e petiscos fritos em geral.

2. Cervejas pilsner/pilsen não harmonizam com chocolate? Por quê?

Por um motivo muito simples, pela ausência de maltes torrados na sua composição. As cervejas que harmonizam com chocolate são aquelas pretas, em geral dos estilos stout e porter, porque a presença de maltes torrados produzem notas de café e chocolate que harmonizam por semelhança com o chocolate. O estilo pilsner é dourado, utiliza apenas malte claro, sem notas de torrefação intensa.

As cervejas do estilo stout e porter harmonizam por corte da gordura do chocolate pela cerveja, por semelhança de aromas e sabores torrados em ambos e por contraste do amargor da cerveja com o dulçor do chocolate.

4. Cervejas pilsner/pilsen harmonizam com algum doce?

Não conheço uma sobremesa que vai bem com uma pilsner ou pilsen, em especial as mais populares e mais leves, como as marcas de grande giro, feitas para beber em maior volume. As sobremesas são sempre de sabor muito intenso e em muitos casos cheias de gordura, como chocolate, creme de leite e leite condensado. Ajuda a harmonizar quando a cerveja tem mais estrutura, teor alcoólico, corpo e informação sensorial, como aromas e sabores bem marcantes, que vão se assemelhar ou contrastar com o perfil da sobremesa.

Está entendido, pessoal?

Nesse inverno, vamos ornar o chocolate com as deliciosas stouts e porters, então.

http://r7.com/yuRx