Páscoa chegando, coelhinho batendo na porta e aquela porção de ovos já enchendo o armário. Sabia que alguns desses chocolates podem harmonizar perfeitamente com...  a sua cerveja favorita?

Convidei o sommelier Pedro Cizoto, que também é mestre em estilo cervejeiros e autor do blog Que Não Falte Malte, para listar três combinações de cerveja e chocolate que a gente não pode deixar de provar nesse feriado.

Tome nota dos rótulos e doces sugeridos e deixe a sua Páscoa ainda mais gostosa. Afinal, se cerveja é uma delícia, imagine só com chocolate...

Cerveja e chocolate têm tudo a ver. Basta combinar direitinho
(Foto: Thinkstock/Fotomontagem-R7)

Combinação 1:

Chocolate amargo (alta porcentagem de cacau) e cervejas Imperial Stout

Por que a combinação funciona?

Cervejas desse estilo trazem no aroma e sabor notas amendoadas, cacau e café, que, aliadas à potência do álcool, se fundem muito bem com chocolates mais amargos.

Rótulos sugeridos para harmonização:

DUM Petroleum, Brooklyn Black Chocolate Stout, North Coast Old Rasputin

Os rótulos em ordem, da esq. para a dir.: DUM Petroleum, Brooklyn Black Chocolate Stout, North Coast Old Rasputin (Foto: Divulgação/ Fotomontagem-R7)

Combinação 2:

Chocolate ao leite e cervejas tipo Belgian Dubbel

Por que a combinação funciona?

O caráter frutado, com notas achocolatadas de malte e leve dulçor residual fazem das cervejas Dubbel uma boa opção para harmonização com chocolate ao leite.

Rótulos sugeridos para harmonização:

Wålls Dubbel, Westmalle Dubbel, Rochefort 6

Os rótulos em ordem, da esq. para a dir.: Wålls Dubbel, Westmalle Dubbel, Rochefort 6
(Foto: Divulgação/ Fotomontagem-R7)

Combinação 3:

Chocolate branco e fruit beers ou fruit lambics

Por que a combinação funciona?

Aqui a harmonização acontece pelo contraste do dulçor e cremosidade do chocolate branco com as notas de frutas, acidez e refrescância das fruit beers e fruit lambics

Rótulos sugeridos para harmonização:

Mort Subite Kriek, Liefmans Fruitesse,  Kriek Boon

cmb3 Três combinações de cerveja e chocolate que você precisa provar
Os rótulos em ordem, da esq. para a dir.: Mort Subite Kriek, Liefmans Fruitesse,  Kriek Boon (Foto: Divulgação/ Fotomontagem-R7)

E vale uma dica: procure um chocolate de qualidade para fazer a sua harmonização, tá? As combinações funcionarão ainda melhor.

Em ritmo de Páscoa!

PS: Esse post foi originalmente feito na primeira Páscoa do blog. Continua tão atual. E eu, com o passar do tempo, fiquei tão louca por essas cervejas, que achei que o re-post se justificava. Aí está!

http://r7.com/0rQt