Você, que gosta de uma boa cerveja, já deve ter se aventurado entre as bebidas verdes do Dia de São Patrício, o Saint Patrick's Day. Mas você sabe realmente o que significa essa data – e por que ela é tão comemorada pelo universo cervejeiro?

Nos países de língua inglesa, o Saint Patrick's Day é celebrado no dia 17 de março (está chegando!) e marca a volta de São Patrício à Irlanda – país do qual ele é padroeiro.

Segundo a lenda católica, São Patrício nasceu na Grã-Bretanha, mas foi sequestrado ainda muito jovem, por piratas, para servir como escravo na Irlanda. Fugiu, após atender a um chamado divino. Em 432, recebeu um novo chamado, dessa vez para retornar ao país em que foi prisioneiro, para ajudar na evangelização de seu povo. É essa volta que é tão comemorada pela Irlanda.

O folclore irlandês conta que São Patrício usava um trevo para ajudar na catequização do povo – as três folhinhas da planta representavam a Santíssima Trindade. Esse mesmo trevo virou símbolo dos festejos de Saint Patrick's, bem como a sua cor, o verde, tão divulgada na data — inclusive nas cervejas comemorativas.

ThinkstockPhotos 512692770 Você sabe o que é o Saint Patricks Day? Aprenda

O duente irlandês, acredite, não tem nada a ver com Saint Patrick!
(Foto: Getty Images) 

Agora, por que a cerveja é a bebida oficial da festa? Oras, porque é a bebida característica da Irlanda. Apesar de ter começado como algo bastante religioso, hoje o dia de São Patrício é uma grande festa por lá! Bebe-se nessa ocasião a tal cerveja verde, assim como a Guiness, tradicional no país. O uísque irlandês também entra na festa, como uma das bebidas mais disputadas.

E a celebração ganhou o mundo por conta de sua alegria! O festival de São Patrício de 2010 durou dez dias na Irlanda — tipo um Carnaval. Dez dias de muita cerveja, uísque, povo nas ruas e bares abertos desde de manhã. É uma festa que representa o orgulho irlandês e que ganhou todos os países que têm comunidades irlandesas, mesmo que pequenas, como o Brasil.

Ah! O duendinho da imagem acima, você pode nem acreditar, mas não tem nada a ver com São Patrício. Acabou virando símbolo da comemoração especialmente para o ocidente, por conta de um filme da Disney que trazia um duendinho leprechaun irlandês em seu enredo. A pequena criatura acabou funcionando como símbolo da Irlanda para os estrangeiros.

E agora que você já sabe de tudo isso, sinta-se à vontade para empunhar seu chope colorido e participar da festa mais verde de todo o mundo na próxima quinta-feira!

http://r7.com/8F1w