Publicado em 27 agosto 2012 às 06:36
O Mundo está mais medíocre ou é impressão?
O Mundo está mesmo mais medíocre? Ou é apenas nossa impressão? Ou é fruto da mídia que pensemos assim?
Na minha juventude convivíamos com tres genios pablos: Pablo Picasso, Pablo Neruda e Pablo Casals. Convivíamos com os Beatles e Rolling Stones. Che Guevara era já uma lenda viva;Edith Piaf ainda cantava. Vinicius, Tom Jobim, Manoel Bandeira e Drummond eram figurinhas no transporte público carioca.
O homem pisava na Lua. MPB4, Elis Regina, Nara leão, O Pasquim, O Sol, Realidade, o Bondinho... eram jornais e revistas lidas.
A contra cultura com Bob Dylan, Living Theatre ...a antipsiquiatria...Carlos Castañeda e a descoberta do peyote...Martin Luther King, Mao Tse Tung, o Livro Vermelho...Dias Gomes, Saramandaia, Roque Santeiro, Ziembinsky... o Papa era João XXIII, joanita bonachão, protetor da Teologia da Libertação e do Concilio Vaticano II, e não era um ex-membro da juventude nazista com cara de vampiro.
Marcuse, Althusser, Mac luhan, Cinema Noir, Cinema Novo...
Tudo isto será saudosismo meu? Talvez.
Hoje parece-me que o mundo é composto de michels telós, e luans santanas. O melhor que conseguimos em literatura é Paulo Coelho. As subcelebridades dos realitys, e as mulheres objetos...Amor Eterno num Carrossel de amor substituem Walter Negrão e Janete Claire...Em vez de Sobral Pinto defendendo a liberdade e os direitos sem cobrar um centavo, temos Marcio Thomas Bastos e seus honorários de 15 milhões.
A mulher vulgar do Sarkozy é notícia, e as malandragens do principezinho manchetes no mundo...No lugar dos kibutz socializantes temos a Palestina ocupada...A glória grega, como Itabira, hoje é só um retrato na parede; e no lugar de Melina Mercury temos Kathy Perry... E por aí vai.
Fico me perguntando: o Mundo está realmente medíocre, ou é só impressão de um jovem sessentão que viveu o brilhantismo antes que o Mundo mergulhasse nestes brutais e medíocres tempos?
- Espalhe por aí:
- Imprimir:
- Envie por e-mail:
















