Quando nossos bisavós iam ao cinema

cine Quando nossos bisavós iam ao cinema

Cine Avenida. O início de uma bela época do Rio de Janeiro....

A primeira sala fixa de cinema no Brasil foi inaugurada em 31 de julho de 1897 por Paschoal Segreto, que com ele trouxe uma camera de filmar.

Mas sómente 20 anos mais tarde , em 01 de setembro de 1907 foi inaugurado o Cinema Avenida, luxuosa sala de projeção  na esquina da Avenida Central ( hoje Avenida Rio Branco) com a Rua da Assembléia.
É  a partir desta data que se pode contar que o Rio de Janeiro, e o Brasil passaram a ter cinemas com fins comerciais.

Depois do cine Avenida em 1907 foram inauguradas 33 salas de cinema na cidade.

Entre 1907 e 1911 foram abertas 145 salas de projeção, com uma média de 29 salas por ano. Entre 1907 e 1920, foram inaugurados 230 cinematógrafos no Rio, com uma média de 16 salas por ano, mostrando que, nas duas primeiras décadas do século,
o cinema era a maior diversão.

Portanto para a garotada que pensa que cinema é coisa de hoje e ontem,  é muito mais além: é coisa de hoje, ontem, anteontem, e trasanteontem. Coisa que já tem 105 anos desde o Cinema Avenida.

 

Comente

"Quando nossos bisavós iam ao cinema"

1 de September de 2012 às 06:34 - Postado por bemvindo

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com