IMG 0343 Em busca da confiança perdida

Confiança - a palavra cuja ausência gera cenário, atmosfera, ambente de incerteza, desequilíbrio e estagnação.

Sabemos que certos valores são pilares pra termos uma vida legítima, verdadeira. Confiança, hoje mais do que nunca, é a viga mestra pra qualquer tipo de vida e de relação.
 A confiança é valor escasso, é petróleo, nada fácil de se achar e gerador de desentendimentos e disputas.
Como ter e ensinar nossos filhos a terem confiança se fazer valer seus princípios, suas palavras, suas atitudes é algo quase cafona é em desuso?
A falta de confiança é flor de plástico, falsa e sem perfume. Relações sem confiança são flores sem perfume.
Um ato de confiança dá paz e serenidade e isso foi dito por Dostóievsk, ou seja, não é de hoje que ter que desconfiar das coisas atormenta o ser humano. Nosso Dom Casmurro ou mesmo o inglês Otelo mostram que não confiar leva a atitudes e sofrimentos extremos. A questão é que não se trata somente de ciúmes ou paranóias, a falta de confiança hoje é a regra geral por não se levar a sério mais do que a legalidade das coisas - aspessoas não tomam como sua própria lei viver com ética, transparência e honestidade consigo mesmo. Muitos acham antiquado e até engraçado esse papo tudo. E por isso é que valores, instituições, relações, acordos e afetos estão se desmanchando mais do que nunca.

No meio corporativo fala-se muito em trabalho de equipe, o famoso teamwork, no entanto, como uma equipe pode dividir tarefas e funcionar em harmonia sem confiança uns nos outros?
Como trabalhar com medo do colega do lado não ser o que parece e furar seu olho?
Como cooperar, contribuir com algo se não soubermos e confiarmos na integridade de valores do chefe? Resumo da ópera: trabalhar se torna um "salve-se quem puder" muitas vezes, com mais estresse e medo. Com mais confiança e garantias de caráter, o trabalho acabaria sendo mais prazeroso, mesmo que muitas vezes pesado ou burocrático.
No campo pessoal não é diferente. As pessoas andam com cada vez mais medo de se entregarem numa relação amorosa? Por que? Porque de alguma forma não confiam. Não confiam na sinceridade do outro, no que ele diz, no que ele faz. são as famosas relações "pé atrás". Namoram e casam muitas vezes sem confiança absoluta.
E quem confia tem a certeza de que tem algo raro nas mãos, o tal petróleo!
Sei que trair a confiança dos outros é algo tão velho quanto o ser humano. Mas podemos nos organizar e nos formar para sermos mais leais, termos mais ética nas relações sabe?
Penso se esse ser humano mais leal e ético que suponho poder existir não é utopia minha. Somos nós apenas animais não confiáveis acorrentados por regras sociais que estamos cada vez mais chutando?
Gostaria de ter e manter o sonho. Quero acreditar que seja possível mexer na mentalidade da sociedade e assim alterar o nosso DNA, esse chip defeituoso por regra.
Há que haver confiança como um elixir de longevidade e felicidade. Como viver muito a vida sendo torturado por desconfiança de todos os lados? Como ter afetos e amigos confidentes sem sentirmos confiança?
temos que dar um start.
Vocês criam seus filhos com o valor de lealdade? Não passar a perna, não dedurar, não falar mal por trás? Ou só lembram de ensinar a desconfiarem de tudo e todos, tendo assim filhos "espertos"?
Podemos e devemos firmar um pacto global de ensinar as próximas gereções a serem "bobos" na visão distorcida de hoje: terem palavra, cumprirem o que prometem, pensarem no todo, serem empáticos e leais.
Sem confiança só há uma projeção falsa de relações e afetos. Como fica então um mundo sem afeto onde todo mundo desconfia de todo mundo. E com razão!
Bem, eu não suporto viver assombrada pela desconfiança apesar de saber que faz parte do "pacote" Que adquirimos ao nascer.
Exército a transparência (é duro falar na frente, mas dói uma vez só) regularmente Seja em casa ou no trabalho. se todos tomarem essa mesma decisão, vamos formando uma corrente e criando uma (contra)cultura de honestidade dando exemplo ao filhos, cônjuges, colegas de trabalho e chefes. Quem sabe contaminamos os políticos nada comfiáveis, "matando" os atuais zumbis e ressuscitando seres humanos mais adequados ao mundo.
Comecemos por nós a merecer a confiança dos outros. Ter sonhos não é prerrogativa de adolescente - quero morrer sonhando!
E lembrem-se sempre da famosa frase: "Ética é o que se faz quando ninguém está olhando".
.
IMG 0344 Em busca da confiança perdida