Maioria dos brasileiros acha que “mulher que usa roupa que mostra o corpo merece ser atacada”. Até quando?

É chocante, mas não me supreende. O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apresentou hoje (27/3), em Brasília, os resultados de duas pesquisas que abordam a questão da violência contra as mulheres. O primeiro estudo é o Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) sobre o tema tolerância social à violência contra as mulheres, que traz um primeiro levantamento de opiniões e percepções da sociedade brasileira sobre questões como o sexismo e a violência contra as mulheres.

A pesquisa de campo obteve, por exemplo, opiniões da sociedade sobre a pertinência ou não de intervenção estatal em brigas de marido e mulher, e sobre se comportamentos femininos supostamente influenciam casos de agressão e estupro. Adivinhe? A maioria da população brasileira acredita que "mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas" e que "se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros".

É a confirmação em números do que qualquer mulher brasileira sente na pele desde que nasce. A culpa por ser violentada, agredida, assediada, é sua, colega! Quem mandou você nascer mulher, e brasileira? A pesquisa entrevistou 3.810 pessoas de todo o País, entre maio e junho de 2013 (bem antes, portanto, dos casos escandalosos de grupos de encoxadores vir à tona). Detalhe sórdido da pesquisa: as mulheres representaram 66,5% do total de entrevistados. Ou seja: o machismo é nosso!

Na pesquisa do Ipea, foram apresentadas frases aos entrevistados, que deveriam concorcordar com elas ou não. Pois 65%  disseram que, sim, a mulher que usa roupa que mostra o corpo merece  -- atenção: MERECE -- ser atacada, sendo que 42,7% concordaram totalmente, e 22,4%, parcialmente. Merece, amigas, merece...

Sobre a frase "se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros", 35,3% disseram estar totalmente de acordo e 23,2% afirmaram concordar parcialmente. Se comportar? Então a rapaziada não se controla e quem tem de se comportar são as mulheres? Sim, é isso o que diz a sociedade brasileira.

Sinceramente, não me espanta. Desde muito pequenas, as meninas aprendem que é delas a culpa por despertar nos homens os piores instintos. E esse conceito, torpe, cruel, transforma as mulheres em algozes onde seriam vítimas. Faz com que culpem a exposição da fêmea como desculpa para a violência dos machos. Aí quando se levantam vozes contra essa postura, como a campanha “Chega de Fiu Fiu”, as meninas ainda são apontadas como “mal-amadas”. É triste.

Até quando? Qual a dificuldade em entender que, independentemente de como a mulher esteja vestida, ou se comporte, é direito dela ter seu corpo e sua vida respeitados? Até quando?

Posts Relacionados

4 Comentários

"Maioria dos brasileiros acha que “mulher que usa roupa que mostra o corpo merece ser atacada”. Até quando?"

27 de March de 2014 às 16:52 - Postado por deborahbresser

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Comentários
  • cleiton da silva neto
    - 01/04/2014 - 09:25

    é um absurdo! essa pequisa não parece nem um pouco interessada em contribuir com a solução do problema. vejam os números: 28,5% jovens, 52,4% meia idade, 19,1% terceira idade. avaliando pela idade já não me parece muito coerente. mas me chama atenção é que: 41,5% não alcançaram o ensino fundamental, 22,3% chegaram ao ensino fundamental, 30,8 % possuem ensino médio e 5,4% conhecem o ensino superior. particularmente não consigo acreditar que essa pesquisa faça algum sentido. a priori é difícil concordar que essa pesquisa expresse a opinião da população desse nosso brasil. Brasil? Brasil, já não sei se é Brasil. tenho a sensação de que essa pesquisa foi realizada com a população carcerária.

    Responder
  • jonas klein
    - 28/03/2014 - 18:39

    Bom eu não acredito nessa pesquisa, e se for verdade o que essa pesquisa mostra pode se dizer que o brasil chegou ao fundo do posso, pois um pais onde a maioria das pessoas acha que mulher que usa roupa curta merece ser estuprada não e um pais e uma selva, pois um pais se faz com gente educada e não com selvagens aponto de acha que uma mulher merece ser estuprada os porque esta usando roupa curta.

    Responder
1 2
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com