Para Marília Mendonça, culpa de traição é da amante

Marília Mendonça reforça machismo em letra de "Amante não tem lar"

Ela despontou como um tufão no cenário sertanejo nacional e ganhou destaque, principalmente, invertendo a lógica do segmento musical, que tem por hábito colocar a mulher apenas como personagens frágeis ou de objetos sexuais. Marília Mendonça, como bem retratou meu colega Helder Maldonado em perfil feito sobre ela,  trouxe para as letras o empoderamento feminino de jovens do interior e da periferia.

- Temas como traições e até mesmo relacionamento com homens casados fazem parte do segundo disco de Marília, Infiel. Uma postura corajosa, principalmente para quem está inserida em um gênero predominantemente masculino e machista. "Você tem que aceitar que elas vieram pra ficar e vão te arrastar, seu copo ela vai virar. E elas não são bobas, tão nas festa das Patroas E Revoltou! Não quer mais cozinhar, ela só quer fazer amor. Você falou que ela não é pra casar, mas dela não se livrou", canta no hit A Festa das Patroas, um dos seus maiores sucessos.

E é exatamente por isso que causa espanto ouvir o novo sucesso de Marília Mendonça, "Amante não tem lar". Desta vez, a queridinha do "feminejo" apenas reproduz o pior do olhar machista sobre a traição em um relacionamento. Como muitas vezes acontece, a "outra" é apontada como única culpada pelo deslize cometido pelo homem casado.

Ele te ama de verdade
E a culpa foi minha
Minha responsabilidade eu vou resolver
Não quero atrapalhar você

Oi? O fulano tem mulher, família, filhos, fica com outra e a culpa é só dela?

Já falei aqui algumas vezes sobre essa visão deturpada sobre as "destruidoras de lares" e "pivôs de separações". Ninguém destrói o casamento de ninguém. Quem parte para um relacionamento extraconjugal sabe exatamente o que está fazendo, os riscos que está correndo e precisa assumir o que fez. Não tem essa de que "a amante" é a culpada. O infiel casadão também é, talvez até mais. Eles podem até posar de coitadinhos seduzidos, tipo serpente no paraíso, mas na grande maioria das vezes escondem que são casados, ou mentem, dizendo que o casamento já acabou, e que eles estão apaixonados.

Traição é um tema complexo, que não pode e não deve ser reduzido à essa visão arcaica e machista que joga toda a culpa na amante. Onde há uma amante, há um marido traidor. Simples assim. A letra da música de Marília Mendonça, ao reforçar essa ideia, joga contra as mulheres desta vez. Uma pena. Ela estava indo bem...

http://r7.com/8Ey2