16938925 261496297622336 3961075988589366 n Saiba como participar da greve das mulheres marcada para este 8 de março

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, terá uma comemoração diferente este ano. Organizações feministas de todo o mundo convocaram uma greve internacional das mulheres, para defender os direitos reprodutivos e contra a violência, entendida como a violência econômica, institucional e interpessoal. A ideia é conseguir mobilizar mulheres em mais de 40 países.

O movimento, segundo a página Parada Brasileira das Mulheres, foi inspirado na Polônia e na Argentina, e criado nas últimas semanas de outubro de 2016 por mulheres de vários países como resposta a atual violência social, legal, política, moral e verbal experimentada pelas mulheres em todas as pares do mundo.

Artigo publicado no blog da Boi Tempo explica que, em 1975, 90% das mulheres da Islândia fizeram uma greve nos locais de trabalho e se recusaram a realizar trabalho social não-remunerado durante um dia, a fim de tornar visível o trabalho e a contribuição das mulheres islandesas para a sociedade. Elas exigiram salários iguais aos dos homens e o fim à discriminação sexual no local de trabalho.

No outono de 2016, as ativistas polonesas adotaram a estratégia e a mensagem da greve das mulheres de Islândia em 1975 e organizaram uma greve massiva de mulheres para impedir a aprovação de um projeto de lei no parlamento que proibisse o aborto. Ativistas argentinas fizeram o mesmo em outubro passado para protestar contra a violência masculina contra as mulheres.

Em São Paulo, está marcada uma grande manifestação para a Avenida Paulista, das 16h às 20h, que já tem mais de 7 mil confirmações na página 8M - Paralisação Internacional das Mulheres - São Paulo. Além do protesto nas ruas,  há também outras formas de protestar que estão sendo sugeridas pelos grupos feministas. Veja como você participar!

- Parada total, no trabalho ou nas tarefas domésticas e nos papeis sociais como cuidadoras durante a jornada completa.
- Parada de tempo parcial da produção/trabalho por uma ou duas horas
- Apitaço no horário do almoço ( convide as colegas para as 12:30 ou no horário possível do seu local de trabalho para realizar um apitaço).
- Caso não possa parar em seu trabalho: use elementos roxos na vestimenta, como fitas ou qualquer elemento que decida usar.
- Coloquem panos roxos nos carros e nas casas.

http://r7.com/aYLT