Programe-se: documentários na TV (de 21/7 a 27/7)

Jango 1024x699 Programe se: documentários na TV (de 21/7 a 27/7)

Jango, de Silvio Tendler, é um dos destaques na programação da semana

A cultura e as questões políticas brasileiras são destaques na programação de documentários na TV entre os dias 21 e 27 de julho. Em Jango, Silvio Tendler refaz a trajetória política de João Goulart. Já em O Contestado – Restos Mortais, de Sylvio Back discute sobre a Guerra do Contestado, luta entre Santa Catarina e Paraná que durou de 1912 a 1916.

Os cuidados com a saúde também são destaque na semana. Em Fumando Espero, a diretora Adriana Dutra partiu da ideia de largar o cigarro para fazer um documentário sobre o vício do tabaco. A história do cigarro é resgatada e são levantadas informações do cenário em torno da droga no Brasil.

Já o programa É Tudo Verdade exibe A Linha Fria do Horizonte, de Luciano Coelho, um documentário musical sobre uma nova geração de músicos e compositores do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina que se caracterizam pela investigação dos pontos de identidade e pela troca de influências.

Segunda-feira

Fumando Espero
Brasil, 2008
Direção: Adriana Dutra
A diretora Adriana Dutra partiu da ideia de largar o cigarro para fazer este documentário sobre o vício do tabaco. A história do cigarro é resgatada e são levantadas informações do cenário em torno da droga no Brasil.
Onde: Canal Brasil
Quando: 16h45
Reprise: Ter, 10h

Olhe pra Mim de Novo
Brasil, 2008
Direção: Claudia Priscilla e Kiko Goifman
Nascido no interior do Ceará como Lucia, Sillvyo Luccio é casado, sonha em ter um filho com a companheira, e aguarda a possibilidade de uma operação de mudança de sexo. Leia mais.
Onde: HBO Plus Panregional
Quando: 18h
Reprise: Qua, 23h

A Linha Fria do Horizonte
Brasil, 2012
Direção: Luciano Coelho
Documentário musical que mostra a obra e o pensamento de um grupo de cancionistas do sul do Brasil, Argentina e Uruguai que compartilham o fato de representar em sua obra a paisagem e o sentimento do local onde vivem, ignorando as fronteiras entre os países.
Onde: Canal Brasil
Quando: 22h
Reprise: Qua, 15h; Dom, 13h30

Terça-feira

Lado a Lado (Side by Side)
EUA, 2012
Direção: Chris Kenneally
Discussão sobre a digitalização do cinema. Coproduzido e apresentado por Keanu Reeves, conta com entrevistas com George Lucas, Steven Soderbergh, James Cameron, David Lynch e Martin Scorsese, entre outros. Leia mais.
Onde: HBO Plus
Quando: 11h05

Ônibus 174
Brasil, 2002
Direção: José Padilha
O filme retrata um dos episódios mais marcantes da violência urbana brasileira: o sequestro do ônibus da linha 174, no Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro, que culminou com as mortes da refém Geisa Gonçalves e do sequestrador, Sandro Nascimento, em 12 de junho de 2000.
Onde: Canal Brasil
Quando: 16h40
Reprise: Qua, 10h; Qui, 12h

Quarta-feira

Futebol de Várzea
Brasil, 2011
Direção: Marc Dourdin
Esqueça os estádios novos, campos verdes e delimitados. Aqui, os jogadores não possuem altos salários e as partidas não são televisionadas. O filme acompanha o maior campeonato de futebol de várzea do País.
Onde: Canal Brasil
Quando: 12h
Reprise: Qui, 10h25

És Tu, Brasil
Brasil, 2003
Direção: Murilo Salles
Quatro artistas brasileiros – um músico, uma coreógrafa, um pintor e um estilista – relatam sua relação com o País e como isto influencia em seus processos criativos.
Onde: HBO 2
Quando: 18h10

Quinta-feira

O Cinema Segundo Dalí
França, 2010
Direção: Christopher Jones, Marie-Dominique Montel
O outro lado do gênio surrealista. Salvador Dalí é um dos artistas mais reconhecidos e controversos do século 20. O que poucos sabem é que ele também foi um diretor de cinema de vanguarda (colaborando com gigantes como Luis Buñuel, Walt Disney e Alfred Hitchcock), apesar de sua fascinação por filmes raramente ter tido a atenção merecida.
Onde: Canal Curta
Quando: 17h
Reprise: Sex, 11h

Sexta-feira

Cuba, Mucho Gusto
Brasil, 2012
Direção: Caetano Cury
O filme do diretor Caetano Cury traz a visão de intelectuais, artistas e personalidades cubanos sobre as reformas promovidas no país caribenho desde a chegada de Raúl Castro ao poder, em 2008.
Onde: Canal Brasil
Quando: 20h
Reprise: Sab, 12h

Jango
Brasil, 1984
Direção: Silvio Tendler
O filme refaz a trajetória política de João Goulart, que foi deposto por um golpe militar nas primeiras horas de 1º de abril de 1964. O filme foi lançado exatos 20 anos após o golpe.
Onde: Canal Brasil
Quando: 21h15
Reprise: Dom, 18h30

Sábado

O Contestado – Restos Mortais
Brasil, 2010
Direção: Sylvio Back
O documentário discute sobre a Guerra do Contestado, luta entre Santa Catarina e Paraná que durou de 1912 a 1916. O filme usa como narrativa o testemunho de 30 médiuns em transe.
Onde: Canal Brasil
Quando: 15h

Domingo

Segunda-Feira no Racine (Mondays at Racine)
EUA, 2012
Direção: Cynthia Wade
Uma segunda por mês, as irmãs Cynthia e Rachel abrem gratuitamente seu salão de beleza em Nova York para pacientes com câncer. Este documentário segue as comoventes histórias que dividem com as valentes e lindas mulheres que visitam o salão.
Onde: HBO Signature
Quando: 16h50

saibamais 600 pixels Programe se: documentários na TV (de 21/7 a 27/7)

+ Documentários brasileiros nos cinemas

+ Curta o BlogDoc no Facebook

+ Siga o BlogDoc no Twitter

  • Espalhe por aí:
    • Digg
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • Live
    • Netvibes
    • RSS
    • Twitter
  • Imprimir:
  • Envie por e-mail:

Posts relacionados

Festival de Cinema Latino-Americano faz homenagem a Silvio Tendler

Os Anos JK Uma Trajetória Política 21 1024x692 Festival de Cinema Latino Americano faz homenagem a Silvio Tendler

Cena do filme Os Anos JK - Uma Trajetória Política, de Silvio Tendler, que será exibido no Festival de Cinema Latino-Americano

Entre os dias 24 e 30 de julho acontece em São Paulo o 9º Festival de Cinema Latino-Americano. O evento coloca em foco os destaques da produção mais recente feita na região, incluindo vários títulos inéditos no Brasil. No total são 114 filmes representando 16 países da América Latina e do Caribe. A programação é inteiramente gratuita e acontece em nove salas da capital paulista.

Esta edição promove pela primeira vez uma mostra que reúne documentários musicais dedicados a importantes artistas da Argentina, Brasil, Chile, Cuba e Venezuela. Chamada de Docs Musicais América Latina, ela destaca dois títulos inéditos no Brasil – El Objeto Antes Llamado Disco: O Filme, de Gregory Allen e La Casa del Ritmo: Um Filme Sobre Los Amigos Invisibles, de Javier Andrade. Outra novidade nas telas brasileiras é o filme Silvio Rodríguez, Ojalá, de Nico Garcia.

Já a representação brasileira é composta por oito títulos. Um dos destaques é Cartola – Música para os Olhos, de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda, sobre o mestre Cartola, um dos compositores mais importantes da música brasileira e também um dos expoentes mais nobres do samba. Completam a lista de documentários brasileiros na mostra O Gingado da Nêga, de Rafael de Paula Rodrigues; Tom Zé ou Quem Irá Colocar Uma Dinamite na Cabeça do Século?, de Carla Gallo; Daquele Instante em Diante, de Rogério Velloso; Botinada: A Origem do Punk no Brasil, de Gastão Moreira; Rock Brasília – Era de Ouro, de Vladimir Carvalho; Ronnie Von – Quando Éramos Príncipes, de Caco Souza; e As Canções, de Eduardo Coutinho.

saiba mais Festival de Cinema Latino Americano faz homenagem a Silvio Tendler
+ Docs brasileiros nos cinemas

+ Curta o BlogDoc no Facebook

+ Siga o BlogDoc no Twitter

saibamais 2 Festival de Cinema Latino Americano faz homenagem a Silvio Tendler

Silvio Tendler

O 9º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo promove, ainda, uma homenagem ao cineasta Silvio Tendler, acompanhada de retrospectiva de seus filmes.

Conhecido como "o cineasta dos vencidos" por abordar em sua obra personalidades como os ex-presidentes João Goulart e Juscelino Kubitschek, Silvio Tendler já realizou mais de 30 produções. Seus filmes são resgates da memória brasileira e refletem sobre os rumos do Brasil, da América Latina e do mundo em desenvolvimento. É membro fundador da Fundação do Novo Cinema Latino-Americano e do Comitê de Cineastas da América Latina.

Tendler responde por algumas das maiores bilheterias do cinema documental brasileiro, como Os Anos JK - Uma Trajetória Política e Jango – o primeiro, visto por 800 mil espectadores, e o último, por mais de 1 milhão de pessoas.

Os dois longas-metragens estão programados na homenagem ao diretor, assim como algumas de suas produções mais recentes: Marighella – Retrato Falado do Guerrilheiro, Glauber o Filme, Labirinto do Brasil (exibido no Festival de Cannes), Utopia e Barbárie, Encontro com Milton Santos: O Mundo Global Visto do Lado de Cá (prêmio do público no Festival de Brasília), Há Muitas Noites na Noite - Poema Sujo Ferreira Gullar e O Veneno Está na Mesa.

Além de Tendler, o cineasta e produtor Pablo Trapero, a atriz e produtora Martina Gusmán e a atriz e produtora Leandra Leal estão entre os homenageados.

Para saber mais informações, acesse o site oficial do festival.

  • Espalhe por aí:
    • Digg
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • Live
    • Netvibes
    • RSS
    • Twitter
  • Imprimir:
  • Envie por e-mail:

Posts relacionados

Programe-se: documentários na TV (de 14/7 a 20/7)

A Batalha do Passinho 1024x680 Programe se: documentários na TV (de 14/7 a 20/7)

A Batalha do Passinho - O Filme, de Emílio Domingos, é um dos filmes na programação da semana

A cultura e música são destaque na programação de documentários na TV entre os dias 14 e 20 de julho. Em Paralamas em Close Up, Breno Silveira e Andrucha Waddington relembram a trajetória da banda de rock nacional Paralamas do Sucesso. Sucesso internacional, a cantora Beyoncé é tema do documentário Beyoncé: A Vida Não É Mais Que Um Sonho. Fenômeno no Rio de Janeiro, o passinho dominou o Brasil e virou filme de Emílio Domingos, A Batalha do Passinho – O Filme.

A cultura LGBT também é destaque na semana. Kátia, de Karla Holanda, conta a história da primeira travesti eleita a um cargo político no Brasil. Já em Olhe Pra Mim de Novo, o transexual Sillvyo Luccio, que nasceu Lucia, sonha em ter um filho com a companheira, e aguarda a possibilidade de uma operação de mudança de sexo.

Já o programa É Tudo Verdade exibe A Arte do Renascimento - Uma Cinebiografia de Silvio Tendler. O diretor Noilton Nunes resgata a carreira do documentarista Silvio Tendler, ativista de diversas causas sociais e políticas.

Segunda-feira

A Cidade É Uma Só?
Brasil, 2011
Direção: Adirley Queirós
Misturando as linhas entre ficção e documentário, o filme reflete sobre os 50 anos de Brasília, mostrando como o processo de formação da cidade foi marcada pela desigualdade social. Leia mais.
Onde: Canal Brasil
Quando: 15h
Reprise: Ter, 9h25

Histórias Contadas (Stories We Tell)
Canadá, 2012
Direção: Sarah Polley
A escritora e diretora indicada ao Oscar Sarah Polley reconstrói a história de sua família, formada essencialmente por escritores acostumados a retratar, e não serem retratados.
Onde: Max
Quando: 16h55
Reprise: Dom, 12h

Olhe Pra Mim de Novo
Brasil, 2008
Direção: Claudia Priscilla e Kiko Goifman
Nascido no interior do Ceará como Lucia, Sillvyo Luccio é casado, sonha em ter um filho com a companheira, e aguarda a possibilidade de uma operação de mudança de sexo. Leia mais.
Onde: HBO Plus Panregional
Quando: 18h10

Kátia
Brasil, 2012
Direção: Karla Holanda
O documentário conta a história da primeira travesti eleita a um cargo político no Brasil.
Onde: Canal Brasil
Quando: 19h
Reprise: Ter, 17h25; Qua. 10h

Paralamas em Close Up
Brasil, 1998
Direção: Breno Silveira e Andrucha Waddington
O documentário conta a história do Paralamas do Sucesso e do rock nacional, a partir de depoimentos de Jorge Ben Jor, Evandro Mesquita, Roberto Frejat, Kid Abelha, Roger, Arnaldo Antunes, entre outros.
Onde: Canal Curta
Quando: 21h30
Reprise: Ter, 15h30; Qua, 9h30

A Arte do Renascimento - Uma Cinebiografia de Silvio Tendler
Brasil, 2013
Direção: Noilton Nunes
O filme resgata a carreira do documentarista Silvio Tendler, ativista de diversas causas sociais e políticas. Seus filmes acompanharam alguns dos principais acontecimentos dos últimos 50 anos no Brasil.
Onde: Canal Brasil
Quando: 22h
Reprise: Qua, 15h; Dom, 13h30

Terça-feira

O Aborto dos Outros
Brasil, 2008
Direção: Carla Gallo
A questão do aborto e a necessidade de revisão da lei brasileira são debatidas neste documentário, que registra situações em hospitais públicos de procedimentos legais de aborto, assim como casos clandestinos.
Onde: Canal Brasil
Quando: 10h50

A Batalha do Passinho – O Filme
Brasil, 2012
Direção: Emílio Domingos
Gravado com uma câmera fotográfica digital num churrasco em casa, o vídeo Passinho Foda atingiu 4 milhões de acessos no YouTube. O documentário registra o fenômeno causado pela nova forma de dançar o funk carioca.
Onde: Canal Brasil
Quando: 15h
Reprise: Qua, 19h; Sex, 9h55

Pro Dia Nascer Feliz
Brasil, 2006
Direção: João Jardim
As dificuldades enfrentadas pelo Brasil na área da educação são expostas a partir do dia a dia de estudantes e professores de seis escolas de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.
Onde: Canal Brasil
Quando: 19h
Reprise: Qua, 11h50

Quarta-feira

Benguelê
Brasil, 2006
Direção: Helena Martinho da Rocha
O documentário traça um panorama das origens negras da cultura brasileira. Para isso, percorre caminhos como o da criação do samba, homenageando, entre outros, Clementina de Jesus, intérprete da música de Pixinguinha e Gastão Viana que nomeia o documentário.
Onde: Prime Box Brazil
Quando: 18h00

Quinta-feira

Francisco Brennand
Brasil, 2012
Direção: Mariana Brennand Fortes
Francisco Brennand é um artista plástico de 85 anos. Com base em um diário mantido por ele nos últimos 60 anos, Mariana reconstrói o universo de seu tio-avô em sua oficina num bairro afastado do Recife. Leia mais.
Onde: Canal Brasil
Quando: 10h40
Reprise: Sex, 12h30

Sexta-feira

Cinco Câmeras Quebradas (5 Broken Cameras)
França/Holanda/Israel, 2011
Direção: Emad Bornat e Guy Davidi
Indicado ao Oscar do ano passado, o documentário registra, ao longo de vários anos, o cotidiano de uma pequena cidade na Cisjordânia dividida por um muro.
Onde: Max
Quando: 17h20

Sábado

Estamira Para Todos e Para Ninguém
Brasil, 2006
Direção: Marcos Prado
O documentário traz uma compilação de imagens inéditas resgatadas das filmagens do documentário Estamira, também do diretor Marcos Prado, lançado em 2006. Além de revisitar o seu universo, o filme traz outros depoimentos filosóficos de Estamira e retrata seu relacionamento com os amigos que habitavam o Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro.
Onde: Prime Box Brazil
Quando: 18h

Domingo

Beyoncé: A Vida Não É Mais Que Um Sonho
EUA, 2013
Direção: Ed Burke, Beyoncé Knowles
Um retrato da cantora Beyoncé que deixa de lado a imagem de estrela e mostra os dons extraordinários que tornaram a vencedora do Grammy, empresária e atriz, em um fenômeno mundial.
Onde: Cinemax
Quando: 16h45

Ônibus 174
Brasil, 2002
Direção: José Padilha
O filme retrata um dos episódios mais marcantes da violência urbana brasileira: o sequestro do ônibus da linha 174, no Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro, que culminou com as mortes da refém Geisa Gonçalves e do sequestrador, Sandro Nascimento, em 12 de junho de 2000.
Onde: Canal Brasil
Quando: 22h

saibamais 600 pixels Programe se: documentários na TV (de 14/7 a 20/7)

+ Curta o BlogDoc no Facebook

+ Siga o BlogDoc no Twitter

  • Espalhe por aí:
    • Digg
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • Live
    • Netvibes
    • RSS
    • Twitter
  • Imprimir:
  • Envie por e-mail:

Posts relacionados

Tribeca Film Institute abre inscrições para workshop

Uma das mais importantes iniciativas de apoio ao cinema independente acaba de anunciar seu novo programa. De 14 de julho a 11 de agosto, você pode se inscrever no TFI Filmmaker Workshop América Latina. Realizado pelo Tribeca Film Institute, o evento reúne uma série de oficinas de capacitação para apoiar realizadores no Brasil, Chile e México no desenvolvimento de documentários de longa-metragem. Em cada uma das edições, serão selecionados cinco projetos de cineastas dos países-sede.

Os workshops serão comandados pela equipe do Tribeca Film Institute, profissionais da indústria audiovisual e cineastas reconhecidos. O foco será no desenvolvimento de habilidades para a apresentação de projetos (pitching), na elaboração de propostas e em mecanismos de financiamento internacional.

O workshop no Brasil acontecerá em São Paulo no mês de setembro, em data ainda não anunciada. São aceitos projetos de documentário com duração superior a 70 minutos, que estejam em estágio avançado de desenvolvimento ou em fase inicial de produção.

Para mais informações, consulte o regulamento no site.

saibamais 600 pixels Tribeca Film Institute abre inscrições para workshop

+ Curta o BlogDoc no Facebook

+ Siga o BlogDoc no Twitter

  • Espalhe por aí:
    • Digg
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • Live
    • Netvibes
    • RSS
    • Twitter
  • Imprimir:
  • Envie por e-mail:

Posts relacionados

Programe-se: documentários na TV (de 7/7 a 13/7)

Coracao do Brasil Programe se: documentários na TV (de 7/7 a 13/7)

Coração do Brasil, de Daniel Santiago, é um dos filmes na programação da semana

A cultura e história nacionais são destaque na programação de documentários na TV entre os dias 7 e 13 de julho. Em Corumbiara, Vincent Carelli aborda a questão do genocídio dos povos indígenas de Rondônia. As tribos indígenas também são tema de Coração do Brasil, filme que retrata da expedição dos irmãos Villas-Bôas, agora refeita por Sérgio Vahia de Abreu, o documentarista Adrian Cowell e o cacique Raoni, uma das figuras mais importantes da luta pela preservação das terras indígenas.

A música também é destaque. Tempo Rei homenageia os 30 anos de carreira de Gilberto Gil. E Paulo Moura – Alma Brasileira aparece mais uma vez e traça o perfil da carreira e da personalidade de um dos maiores instrumentistas da história do Brasil.

Já o programa É Tudo Verdade exibe Cuíca De Santo Amaro. Os diretores Josias Pires e Joel de Almeida reproduzem a trajetória do controverso e irreverente Cuíca de Santo Amaro, poeta popular, repórter e propagandista baiano temido pelos políticos e admirado pelo povo.

Segunda-feira

Corumbiara
Brasil, 2009
Direção: Vincent Carelli
O diretor Vincent Carelli, fundador do Projeto Vídeo nas Aldeias, aborda o genocídio dos povos Kanoe, Akuntsu e do "índio do tanaru", em Rondônia, entre 1980 e 1990.
Onde:
 Canal Curta
Quando: 14h50

Coração do Brasil
Brasil, 2012
Direção: Daniel Santiago
A expedição que os irmãos Orlando, Claudio e Leonardo Villas-Bôas lideraram visando demarcar o Centro do Brasil, em 1958, é refeita por três integrantes da viagem original mais de 50 anos depois: Sérgio Vahia de Abreu, o documentarista Adrian Cowell e o cacique Raoni, uma das figuras mais importantes da luta pela preservação das terras indígenas. Leia mais.
Onde: Canal Brasil
Quando: 19h

Tempo Rei
Brasil, 1996
Direção: Andrucha Waddington, Breno Silveira e Lula Buarque de Hollanda
O documentário homenageia os 30 anos de carreira de Gilberto Gil com o resgate de suas memórias.
Onde: Canal Curta
Quando: 22h
Reprise: Ter, 16h; Qua, 10h

Cuíca de Santo Amaro
Brasil, 2012
Direção: Joel de Almeida e Josias Pires
O documentário reproduz a trajetória do controverso e irreverente Cuíca de Santo Amaro (1907-1964), poeta popular, repórter e propagandista baiano temido pelos políticos e admirado pelo povo.
Onde: Canal Brasil
Quando: 22h02
Reprise: Qua, 15h; Dom, 15h30

Terça-feira

Serra Pelada - A Lenda da Montanha de Ouro
Brasil, 2013
Direção: Victor Lopes
O filme investiga os fatos e as lendas por trás da Serra Pelada, que durante a década de 80 recebeu milhares de pessoas atraídas pela possibilidade de enriquecimento no “maior garimpo a céu aberto do mundo” – na grande maioria dos casos, em vão. Leia mais.
Onde:
 Canal Brasil
Quando: 17h00

Paulo Moura – Alma Brasileira
Brasil, 2012
Direção: Eduardo Escorel
O documentário reúne registros de um período de mais de quatro décadas para traçar o perfil da carreira e da personalidade de Paulo Moura, um dos maiores instrumentistas da história do Brasil. Leia mais.
Onde: Canal Brasil
Quando: 19h

Paulo Gracindo - O Bem Amado
Brasil, 2009
Direção: Matt Austin
O ator Paulo Gracindo, mais conhecido pelo personagem Odorico Paraguaçu, na novela O Bem Amado, recebe homenagem do filho no documentário que resgata sua vida e obra por meio de entrevistas e imagens de arquivo.
Onde: Canal Curta
Quando: 21h30
Reprise: Qua, 15h30

Quarta-feira

Sorria, Você Está na Barra!
Brasil, 2013
Direção: Izabel Jaguaribe
O documentário apresenta as peculiaridades da Barra da Tijuca, bairro da capital carioca concebido dentro dos cânones do modernismo brasileiro. Leia mais.
Onde:
 Canal Brasil
Quando: 10h00

Espaços Inacabados: A História da Escola de Artes de Cuba
EUA, 2011
Direção: Benjamin Murray e Alysa Nahmias
A história da construção da Escola Nacional de Artes de Cuba, cujo projeto inovador foi criado logo após a revolução cubana, em 1961, mas nunca foi acabado. Leia mais.
Onde:
 Max
Quando: 11h40

Iluminados
Brasil, 2007
Direção: Cristina Leal
O documentário analisa a função do diretor de fotografia de cinema a partir da iluminação de uma cena feita por seis profissionais diferentes: Walter Carvalho, Edgar Moura, Fernando Duarte, Pedro Farkas, Dib Lutfi e Mário Carneiro.                                                                                                                                                                                                                        Onde: Canal Curta
Quando: 21h

Quinta-feira

Pro Dia Nascer Feliz
Brasil, 2006
Direção: João Jardim
As dificuldades enfrentadas pelo Brasil na área da educação são expostas a partir do dia a dia de estudantes e professores de seis escolas de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.
Onde: Canal Brasil
Quando: 10h35

Só Dez por Cento É Mentira
Brasil, 2008
Direção: Pedro Cezar
A biografia inventada (“desbiografia”) de Manoel de Barros, por meio de entrevistas com o poeta e leitores contagiados por sua obra.
Onde: Canal Curta
Quando: 21h30

Sexta-feira

Estrada Real da Cachaça
Brasil, 2008
Direção: Pedro Urano
A história da tradicional bebida por meio de uma reconstrução do percurso antigo da cachaça. O documentário pretende fazer um mapeamento de sua presença na cultura brasileira.
Onde: Canal Curta
Quando: 20h

Sábado

Redenção (Redemption)
EUA, 2013
Direção: Jon Alpert e Matthew O’Neill
O filme faz um panorama dos catadores de lata de Nova York. Homens e mulheres que sobrevivem cada dia trocando garrafas e latas que pegam nas ruas por dinheiro.
Onde: HBO Signature
Quando: 15h05

Domingo

Walachai 
Brasil, 2009
Direção: Rejane Zilles
Documentário retrata povoado no interior do Rio Grande do Sul, uma pequena colônia rural alemã em meio à natureza da região. Leia mais.
Onde:
 Canal Brasil
Quando: 15h25

saibamais 600 pixels Programe se: documentários na TV (de 7/7 a 13/7)

 + Curta o BlogDoc no Facebook

+ Siga o BlogDoc no Twitter

  • Espalhe por aí:
    • Digg
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • Live
    • Netvibes
    • RSS
    • Twitter
  • Imprimir:
  • Envie por e-mail:

Posts relacionados

A história do cinema baseada em um cineasta

Ozualdo Candeias 1024x665 A história do cinema baseada em um cineasta

O documentário Ozualdo Candeias e o Cinema, de Eugenio Puppo, estreia nesta quinta-feira (3) no CineSesc

O cotidiano da Boca do Lixo, polo cinematográfico inovador e criativo no final da década de 60, é pano de fundo do filme Ozualdo Candeias e o Cinema, que estreia nesta quinta-feira (3). Dirigido por Eugenio Puppo, o documentário resgata a trajetória do caminhoneiro que se tornou um dos maiores cineastas brasileiros.

Durante todo o filme, as imagens originais e restauradas do próprio Candeias contam a história do cinema nacional. Eugenio Puppo resgata um amplo acervo, desde seus curtas amadores, até seu último longa, O Vigilante. O documentário ainda é preenchido com rico material de entrevistas dadas pelo o cineasta, pelas quais ele mesmo narra a história de seus 50 anos de carreira.

Exibido no festival É Tudo Verdade 2013, Ozualdo Candeias e o Cinema segue a carreira do cineasta de forma cronológica, começando com seu relato de como comprou sua primeira câmera, até chegar à Boca do Lixo, a “casa” de Candeias por três décadas.

Ozualdo Candeias e o Cinema
Direção: Eugenio Puppo. Brasil, 2013. 103 minutos. Estreia no circuito comercial: 3/7/2014. Classificação indicativa: 18 anos. Veja o trailer.

saibamais 600 pixels A história do cinema baseada em um cineasta

+ Curta o BlogDoc no Facebook

+ Siga o BlogDoc no Twitter

  • Espalhe por aí:
    • Digg
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • Live
    • Netvibes
    • RSS
    • Twitter
  • Imprimir:
  • Envie por e-mail:

Posts relacionados

Programe-se: documentários na TV (de 30/6 a 6/7)

Paulo Moura Programe se: documentários na TV (de 30/6 a 6/7)

Vida do instrumentista Paulo Moura é contada em Paulo Moura - Alma Brasileira

A programação de documentários na TV desta semana tem como destaque Como Sobreviver à Praga, filme indicado ao Oscar de 2013 que trata do ativismo de grupos na luta por uma resposta para a Aids e pelo apoio aos portadores da doença. Na mesma linha, Janela da Alma discute problemas de visão e cegueira a partir do depoimento de 19 pessoas com problemas visuais.

A música nacional também é destaque nos filmes transmitidos. Além de Doces Bárbaros, que acompanha a excursão comemorativa dos dez anos de carreira dos baianos Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa, Paulo Moura - Alma Brasileira traça o perfil da carreira e da personalidade de um dos maiores instrumentistas da história do Brasil.

Segunda-feira

Getúlio Vargas
Brasil, 1974
Direção: Nei Sroulevich
Paulo César Peréio narra o período em que Getúlio Vargas ocupou o cargo mais alto do país. A obra foca, além de seus discursos, no cotidiano que acabou culminando em trágico e controverso suicídio.
Onde: Canal Brasil
Quando: 22h
Reprise: Qua, 15h; Dom, 13h30

Terça-feira

Como Sobreviver à Praga (How to Survive a Plague)
EUA, 2012
Direção: David France
Indicado ao Oscar de 2013, o documentário mostra a importância de grupos ativistas na luta por uma resposta para a Aids, que ajudou a transformar a visão de sentença de morte da doença para uma condição controlável.
Onde: Max
Quando: 10h20

À Margem do Lixo
Brasil, 2008
Direção: Evaldo Mocarzel
O documentário retrata a rotina dos catadores de papel e materiais recicláveis na cidade de São Paulo. O filme é o terceiro de tetralogia iniciada com À Margem da Imagem e À Margem do Concreto.
Onde: Canal Brasil
Quando: 19h
Reprise: Qua, 17h15; Sex, 10

Quarta-feira

Paulo Moura – Alma Brasileira
Brasil, 2012
Direção: Eduardo Escorel
O documentário reúne registros de um período de mais de quatro décadas para traçar o perfil da carreira e da personalidade de Paulo Moura, um dos maiores instrumentistas da história do Brasil. Leia mais.
Onde: Canal Brasil
Quando: 12h
Reprise: Sáb, 15h

Janela da Alma
Brasil, 2001
Direção: João Jardim e Walter Carvalho
João Jardim e Walter Carvalho discutem a visão e o olhar a partir de 19 depoimentos de pessoas com problemas visuais, como José Saramago, Hermeto Paschoal, Wim Wenders, Oliver Sacks e Marieta Severo.
Onde: Canal Brasil
Quando: 12h
Reprise: Sáb, 15h

Histórias Contadas (Stories We Tell)
Canadá, 2012
Direção: Sarah Polley
A escritora e diretora indicada ao Oscar Sarah Polley reconstrói a história de sua família, formada essencialmente por escritores acostumados a retratar, e não serem retratados.
Onde: Max
Quando: 17h05
Reprise: Sáb, 14h40

Quinta-feira

A Etnografia da Amizade
Brasil, 2007
Direção: Ricardo Miranda
Obra que registra a vida do diretor Paulo Cezar Saraceni, um dos precursores do Cinema Novo.
Onde: Canal Brasil
Quando: 10h

Ginga
Brasil, 2005
Direção: Hank Levine, Marcelo Machado e Tocha Alves
Uma das principais paixões nacionais, o futebol mexe com o cotidiano de grande parte dos brasileiros. O filme conta a história de dez pessoas e sua relação com o esporte.
Onde: Canal Brasil
Quando: 22h
Reprise: Sáb, 19h

Sexta-feira

Pussy Riot – Um Protesto Punk (Pussy Riot - A Punk Prayer)
Reino Unido/Rússia, 2013
Direção: Mike Lerner e Maxim Pozdorovkin
A história banda de punk rock feminista Pussy Riot, conhecida por seus protestos na Rússia. Em 2012, três integrantes do grupo foram presas por uma manifestação chamada de “pregação punk” em uma catedral de Moscou.
Onde: HBO Plus Panregional
Quando: 16h

Romance de Formação
Brasil, 2012
Direção: Julia de Simone
O documentário acompanha quatro jovens estudantes universitários cujo sonho é se formar em uma universidade de excelência, no Brasil ou no exterior. O cotidiano desses estudantes é registrado, incluindo suas frustrações e aspirações
Onde: Sesc TV
Quando: 23h

Sábado

Cadê Profiro?
Brasil, 2004
Direção: Hélio Brito
A Revolta Camponesa de Trombas e Formoso, que aconteceu na década de 50, no estado de Goiás, a partir do líder camponês José Porfírio de Souza. Procurado pelo regime militar, Porfírio é tido como desaparecido ainda hoje.
Onde: Sesc TV
Quando: 11h

O Manuscrito Perdido
Brasil, 2010
Direção: José Barahona
O documentário parte em busca de manuscrito deixado por Fradique Mendes, poeta e aventureiro português do século 19 que libertou todos seus escravos. No manuscrito, teria reflexões sobre as origens da sociedade brasileira e algumas questões válidas ainda hoje, como a luta pela terra.
Onde: Canal Curta
Quando: 15h
Reprise: Dom, 8h30

Domingo

Os Doces Bárbaros
Brasil, 1976
Direção: Jom Tob Azulay
O documentário acompanha a excursão comemorativa dos dez anos de carreira dos cantores baianos Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa. Registra também a prisão e o julgamento de Gil por porte de drogas.
Onde: Canal Curta
Quando: 12h30

Serra Pelada - A Lenda Da Montanha De Ouro
Brasil, 2013
Direção: Victor Lopes
O filme investiga os fatos e as lendas por trás da Serra Pelada, que durante a década de 80 recebeu milhares de pessoas atraídas pela possibilidade de enriquecimento no “maior garimpo a céu aberto do mundo” – na grande maioria dos casos, em vão. Leia mais.
Onde: Canal Brasil
Quando: 22h

saibamais 600 pixels Programe se: documentários na TV (de 30/6 a 6/7)

+ Curta o BlogDoc no Facebook

+ Siga o BlogDoc no Twitter

  • Espalhe por aí:
    • Digg
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • Live
    • Netvibes
    • RSS
    • Twitter
  • Imprimir:
  • Envie por e-mail:

Posts relacionados

Do sucesso ao ostracismo

Bernardes 1024x670 Do sucesso ao ostracismo

O documentário Bernardes, de Gustavo Gama Rodrigues e Paulo de Barros, estreia nesta quinta-feira (26) nos cinemas de São Paulo e outras cidades

O filme Bernardes, exibido no festival É Tudo Verdade 2014, estreia nesta quinta-feira (26) nos cinemas. Dirigido por Gustavo Gama Rodrigues e Paulo de Barros, o documentário parte da busca de Thiago por entender a trajetória do avô Sergio Bernardes.

O filme, com narrativa não linear, aborda a polêmica vida profissional e familiar do arquiteto, urbanista, designer, escritor, poeta e inventor. Um homem de personalidade afiada, questionadora e bem-humorada. Sergio Bernardes criou inúmeros projetos no Brasil e no exterior e ficou conhecido, principalmente, pela elite carioca. Entre seus projetos mais famosos estão o pavilhão de São Cristovão e os postos de salvamento da orla das praias, no Rio de Janeiro, o Palácio do Governo, o Mausoléu Castelo no Ceará e o Hotel Tambaú, na Paraíba.

O filme é dividido em duas partes. Na primeira metade, conta-se a ascensão do arquiteto nos anos 1950 e 60, quando o Sergio Bernardes se tornou o queridinho da elite. Na segunda metade, a dura separação conjugal se torna uma espécie de clímax do documentário. Cansado da mesma vida, Bernardes começou a se dedicar a projetos utópicos e megalomaníacos, impossíveis de construir.

Com a participação de profissionais que trabalharam diretamente com Sergio, pesquisadores e familiares, além de visitas aos principais projetos construídos, o filme apresenta ao neto Thiago, as peças de um quebra-cabeça: por que um criador tão moderno caiu no ostracismo do cenário arquitetônico?

Bernardes
Direção: Gustavo Gama Rodrigues e Paulo de Barros. Brasil, 2014. 92 minutos. Estreia no circuito comercial: 26/6/2014. Classificação indicativa: livre. Veja o trailer.

saibamais 600 pixels Do sucesso ao ostracismo

+ Curta o BlogDoc no Facebook

+ Siga o BlogDoc no Twitter

  • Espalhe por aí:
    • Digg
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • Live
    • Netvibes
    • RSS
    • Twitter
  • Imprimir:
  • Envie por e-mail:

Posts relacionados

Programe-se: documentários na TV (de 23/6 a 30/6)

As Cancoes 1024x576 Programe se: documentários na TV (de 23/6 a 30/6)

As Canções é um dos dois filmes de Eduardo Coutinho na programação da semana

A programação da semana conta com dois filmes do consagrado diretor brasileiro Eduardo Coutinho, ambas transmitidas no sábado pelo Canal Brasil. A primeira é Cabra Marcado para Morrer, relato do assassinado de João Pedro Teixeira, líder camponês da Paraíba morto em 1962.

O segundo é As Canções, última obra lançada antes do falecimento de Coutinho, em fevereiro deste ano, em que 18 personagens comentam e cantam clássicos da música nacional que marcaram suas vidas.

Segunda-feira

Jorge Mautner - O Filho Do Holocausto
Brasil, 2011
Direção: Pedro Bial e Heitor D'Alincourt
Misturando entrevistas e apresentações ao vivo gravadas para o documentário, o filme fala da vida e da obra de Jorge Mautner. Conta com a presença de Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Onde: Canal Brasil
Quando: 22h
Reprise: Qua, 15h; Dom, 13h30

Terça-feira

Meu Amigo Cláudia
Brasil, 2009
Direção: Dácio Pinheiro
O programa do É Tudo Verdade apresenta documentário sobre a trajetória de Cláudia Wonder, travesti e ativista dos direitos GLBT. Conta com testemunhos da artista e de personagens marcantes dos anos 80.
Onde: Canal Brasil
Quando: 11h45

Valentine Road: O Assassinato de Lawrence King (Valentine Road)
EUA, 2013
Direção: Marta Cunningham
Indicado ao Sundance 2013 e exibido no Festival do Rio, o documentário investiga a história de um jovem que começava a explorar sua identidade sexual quando foi assassinado por um colega de classe.
Onde: HBO 2
Quando: 14h35

Quarta-feira

Diretor de Elenco (Casting By)
EUA, 2012
Direção: Tom Donahue
A função muitas vezes desconhecida, mas fundamental, do diretor de elenco. O documentário tem como foco a atuação de Marion Dougherty, responsável pela descoberta de muitos rostos conhecidos de Hollywood.
Onde: HBO 2
Quando: 15h07

Repare Bem
Brasil, Itália, França, 2012
Direção: Maria de Medeiros
Documentário de Maria de Medeiros sobre três gerações de mulheres marcadas pela ditadura militar.
Onde: Canal Brasil
Quando: 16h05
Reprise: Ter, 11h45

Quinta-feira

Pro Dia Nascer Feliz
Brasil, 2006
Direção: João Jardim
As dificuldades enfrentadas pelo Brasil na área da educação são expostas a partir do dia a dia de estudantes e professores de seis escolas de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.
Onde: Canal Brasil
Quando: 9h55

Conversa com JH
Brasil, 2013
Direção: Ernesto Rodrigues
O filme mostra os conflitos vividos pelo biógrafo Ernesto Rodrigues e João Havelange durante a produção do livro Jogo Duro – A História de João Havelange. Lançada em 2007, após mais de 140 depoimentos de pessoas ligadas ao futebol, a obra desagradou o ex-presidente de honra da Fifa – o que, segundo Rodrigues, não o impediu de publicá-la da forma que gostaria.
Onde: Canal Brasil
Quando: 20h30

És tu, Brasil
Brasil, 2003
Direção: Murilo Salles
Quatro artistas brasileiros – um músico, uma coreógrafa, um pintor e um estilista – relatam sua relação com o país e como isto influencia em seus processos criativos.
Onde: HBO Family
Quando: 22h

Sexta-feira

Mataram Meu Irmão
Brasil, 2013
Direção: Cristiano Burlan
Documentário vencedor da edição de 2013 do festival É Tudo Verdade. O diretor Cristiano Burlan relembra a morte de seu irmão, fazendo retrato da violência urbana da periferia de São Paulo.
Onde: Canal Brasil
Quando: 10h
Reprise: Dom, 18h35

Urbanizada (Urbanized)
EUA/Reino Unido, 2011
Direção: Gary Hustwit
Uma discussão das estratégias dos desenhos de várias cidades do mundo. Conta com a participação de reconhecidos arquitetos e urbanistas, como Oscar Niemeyer e Rem Koolhaas, além de pensadores e legisladores.
Onde: Max
Quando: 14h20

Sábado

Cabra Marcado Para Morrer
Brasil, 1984
Direção: Eduardo Coutinho
Eduardo Coutinho revisita os participantes da gravação de um filme sobre João Pedro Teixeira, líder camponês da Paraíba assassinado em 1962, interrompido após o golpe de 64.
Onde: Canal Brasil
Quando: 8h50

Pussy Riot – Um Protesto Punk (Pussy Riot - A Punk Prayer)
Reino Unido/Rússia, 2013
Direção: Mike Lerner e Maxim Pozdorovkin
A história banda de punk rock feminista Pussy Riot, conhecida por seus protestos na Rússia. Em 2012, três integrantes do grupo foram presas por uma manifestação chamada de “pregação punk” em uma catedral de Moscou.
Onde: HBO Plus Panregional
Quando: 13h25

As Canções
Brasil, 2011
Direção: Eduardo Coutinho
Último documentário lançado em circuito comercial de cinemas pelo diretor Eduardo Coutinho, morto em fevereiro/2014. Nele, 18 personagens revelam e entoam clássicos da música nacional que marcaram suas vidas.
Onde: Canal Brasil
Quando: 15h20

Domingo

Bruta Aventura em Versos
Brasil, 2011
Direção: Letícia Simões
Após tornar-se ícone da poesia marginal nos anos 1970, Ana Cristina Cesar tirou a própria vida em 1983, aos 31 anos. O filme busca captar a beleza e originalidade de suas obras através do olhar de amigos, artistas e outros poetas, ao mesmo tempo em que narra a vida da escritora.
Onde: Sesc TV
Quando: 16h

saibamais 600 pixels Programe se: documentários na TV (de 23/6 a 30/6)

+ Curta o BlogDoc no Facebook

+ Siga o BlogDoc no Twitter

  • Espalhe por aí:
    • Digg
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • Live
    • Netvibes
    • RSS
    • Twitter
  • Imprimir:
  • Envie por e-mail:

Posts relacionados

O remédio da modernidade

TARJA BRANCA 1024x576 O remédio da modernidade

O documentário Tarja Branca, de Cacau Rhoden,estreia nesta quinta-feira (19) nos cinemas (Foto: Divulgação)

Destaque na Ciranda de Filmes, mostra com foco na educação e infância, o filme Tarja Branca chega aos cinemas nesta quinta-feira (19). Realizado pelo Instituto Alana, mesmo realizador da mostra, o filme discorre sobre a pluralidade do ato de brincar.

Ao percorrer o Brasil, o diretor Cacau Rhoden colheu depoimentos de adultos de gerações, origens e profissões diferentes pesquisando sobre o potencial de transformação das brincadeiras na infância. Todos os depoimentos soam uma mesma opinião: é preciso deixar a criança vivenciar, criar seu próprio brinquedo. Criar é encontrar-se com si mesmo.

Os entrevistados se misturam entre anônimos e personalidades, que reproduzem seu próprio personagem da vida real. Entre os famosos estão Domingos Montagner, Wandi Doratiotto, Antônio Nóbrega e José Simão.

saiba mais O remédio da modernidade

+ Curta o BlogDoc no Facebook

+ Siga o BlogDoc no Twitter

saibamais 2 O remédio da modernidade

O filme convida à reflexão. Muitas ideias apresentadas fazem todo o sentido, embora poucas vezes sejam ditas. Um dos depoimentos chama bastante a atenção por se enquadrar nesse contexto. O fazer nada, o ócio, é o nosso grande trampolim para ideias, conversas internas, descobertas. Quando tudo na vida vira negociação, inclusive a infância, ela perde a graça.

Um dos entrevistados acredita que a cura para os problemas contemporâneos não venha dos remédios tarja preta, mas sim dos tarja branca – daí o nome do filme. Todos podem tomar, mas não pela boca, e sim pelos ouvidos. Esse medicamento é o poder da palavra.

Além desses, outros depoimentos sobre a importância da brincadeira na formação das pessoas completam o longa. A estrutura do filme é bem simples: depoimentos seguidos de imagens de crianças brincando.

Tarja Branca nada mais é do que uma analise de como essa valiosa fase da vida contribui para a formação dos adultos que são hoje. No final do filme, fica o convite para o espectador fazer o mesmo.

Tarja Branca
Direção: Cacau Rhoden. Brasil, 2013. 80 minutos. Estreia no circuito comercial: 19/6/2014. Classificação indicativa: livre. Veja o trailer.

  • Espalhe por aí:
    • Digg
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • Live
    • Netvibes
    • RSS
    • Twitter
  • Imprimir:
  • Envie por e-mail:

Posts relacionados

1 de 2912345...: ...Último