Manual de Conduta na Web para Jovens
23 de fevereiro às 11h48
1 Comentário »Com uma vida cada vez mais digital, muitas vezes fica difícil preservar a vida particular nas redes sociais, por isso, é muito importante conhecermos o limite do que compartilhamos no Twitter ou no Facebook, por exemplo. Foi pensando nisso que o Movimento Criança Mais Segura na Internet, projeto do I-START - Instituto Internet no Estado da Arte, lançou o Guia de Postura em Redes Sociais, um manual de conduta direcionado principalmente ao público jovem, idealizado pela Profª Dra.Patricia Peck Pinheiro, referência em Direito Digital e realizado pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes).
De acordo com a presidente do I-START e coodernadora do Movimento, Marcela Macedo, este Guia foi desenvolvido com o objetivo de orientar os jovens a usarem a Internet de forma consciente, tomando cuidado com tudo aquilo que dizem e publicam na rede, como dados pessoais como telefone, endereço e até mesmo fotos ou textos que podem trazer constrangimento para ele mesmo ou terceiros. Ainda de acordo com a Marcela, a intenção é mostrar para esses jovens, principalmente aqueles que estão em busca do primeiro emprego, que dados como esses podem ser comprometedores na hora de uma contratação.
O manual ainda procura orientar os jovens a verificar a veracidade das informações antes da publicação e aborda uma questão muito importante, que é o anonimato na web, além de uma orientação sobre casos causados pelos jovens ou que eles mesmos sejam as vítimas.
Além de ser distribuído em alguns pontos da cidade de São Paulo, o guia está disponível no site do projeto para download no site do projeto www.criancamaissegura.com.br.
Beijo, Cris











