A dieta

 

Antes de começar qualquer dieta, é imprescindível procurar um médico ou nutricionista.

O médico vai te dizer se você tem condições de saúde para fazer uma mudança no seu padrão alimentar e se há alguma restrição para o seu caso. O nutricionista é capacitado para te prescrever a dieta mais indicada para o seu estilo de vida.

Para alcançar meu objetivo de 2013, que é voltar ao corpo que me pertence, elegi como método de trabalho a Dieta Dukan. Em síntese, é uma dieta com base na ingestão de proteínas e de um grupo amplo de alimentos permitidos.

Mas sou a favor de todo e qualquer método seguro e validado por médicos e especialistas para emagrecer com saúde e alcançar o bem-estar. Reeducação alimentar, grupos de apoio, psicoterapia, enfim, cada um tem que buscar um método para chamar de seu. Acho um máximo, por exemplo, dispor de um nutricionista que monta um cardápio personalizado para você e considero fundamental contar com o acompanhamento de  um médico durante todo esforço para alcançar um corpitcho mais enxuto.

Se você optar pelo método Dukan, a melhor forma de conhecer a metodologia é por meio do livro “Eu não consigo emagrecer”,  do Dr. Pierre Dukan. No Brasil foi editado pela Best Seller. É possível adquiri-lo baratinho em livrarias de todo o país. Você compra a partir de R$ 25,60 no R7 Livros*.

Eu comprei também o "O Método Dukan Ilustrado". É fantástico e bem mais didático. Só que costuma ser um bocadinho mais caro. Há também a opção de contratar o programa online que a equipe do Dr. Dukan oferece aqui no Brasil.

Mas se você está em dúvida em investir na compra do livro ou do programa antes de conhecê-lo melhor, eu resumo abaixo alguns princípios da dieta.

 

Para todas as fases do método  

Esqueça o azeite. Nessa dieta, a gordura não é permitida. Para temperar os alimentos, use limão, ervas, pimentas, condimentos e afins. Em outras palavras, use a imaginação.

Diminua drasticamente o sal. Ele incha e dificulta o emagrecimento.

Sempre que possível, use apenas a clara de ovo para fazer as suas preparações. Além de ter apenas proteína, é bem pouco calórica (cada clara tem menos de 20kcal).

Só consuma as proteínas cruas, assadas, grelhadas ou cozidas. Nesta dieta não existe fritura.

Consuma diariamente o farelo de aveia. É carboidrato, sim,mas se usado em doses moderadas ajuda a garantir uma energia mínima ao corpo,contribui para o  trânsito intestinal e, de quebra, ainda carrega umas gordurinhas que encontra pela frente no sistema digestivo. Use 1,5 col de sopa na fase de ataque, 2  col de sopa na fase de cruzeiro e 3 col de sopa na fase de consolidação e na fase de estabilização definitiva.

Beba, ao menos, 1,5 litro de água.

Não caia na cilada de comer à vontade, só porque é proteína. Eu fiz isso e me lasquei. A menos que você seja realmente obeso e tenha mais de 15kg para mandar para o espaço, é melhor controlar as quantidades para não extrapolar no consumo calórico.  Eu anoto tudo o que como em aplicativos do IPhone que contam as calorias ingeridas a cada dia. Hoje em dia estou usando o "Fat Secret", que você pode baixar gratuitamente. Já fui usuária também do "Nutrabem".

Masque chicletes sem açúcar à vontade. Eles ajudam a mascarar a vontade de doce. Além disso, são uma arma poderosa para manter a boca cheia e controlar a ansiedade. A Kraft Foods, produtora do Tridents, agradece!

Beba até 2 latinhas de refrigerantes light por dia quando bater aquele desespero por doce ou algo mais prazeroso.

Extermine da sua vida as bebidas alcoólicas. Faça de conta que você se inscreveu num grupo do AA – nem um gole, nem um dia.

Ande no mínimo 30 minutos por dia. Não importa se 30 minutos seguidos ou em doses terapêuticas (10 min de manhã, 5 à tarde, 20 à noite...). Mas se movimentar é fundamental.

 

nutrabem 300x180 A dieta

Há diversos aplicativos para calcular número de calorias consumidas no dia. Eu uso esse e adoro.

Fase1: Ataque

Por um período que vai de 1 a 10 dias, você só pode comer proteínas puras. Quem define essa duração é você e seu objetivo. No site do programa  é possível fazer a avaliação gratuita que te sugere o tempo de duração dessa etapa da dieta (www.dietadukan.com.br)

Você pode comer carnes diversas, aves, miúdos, peixes, frutos do mar, proteínas vegetais, presunto magro, peito de peru light, ovos, laticínios desnatados como requeijões, iogurtes, queijo minas (preferencialmente 0% gordura), café, chá, infusões, mostarda e só.

Na lista não estão incluídas carnes de porco, queijos gordos, patos, gansos, frios gordos (salaminho, presunto Parma, copa, etc).

 

proteinaovo 300x249 A dieta

Se você descartar a gema e usar somente a clara, o ovo é um excelente alimento para quem quer emagrecer. Experimente fazer uma omelete com 3 claras, peito de peru e 1 fatia fininha de queijo light. Delíiiiicia!

Fase 2: Cruzeiro

Dura até você alcançar o peso desejado. Nada mais é do que um rodízio de 2 dietas: a dieta da proteína pura da fase de ataque + a famosa dieta do grelhado com saladinha.

Em outras palavras:

1 dia de proteína pura + 1 dia de proteína, legumes e vegetais + 1 dia de proteína pura + 1 dia de proteína, legumes e vegetais.....até chegar ao peso desejado.

Ou

5 dias de proteína pura + 5 dias de proteína, legumes e vegetais + 5 dias de proteína pura + 5 dias de proteína, legumes e vegetais...até chegar ao peso desejado.

Nessa fase você pode comer até 2 col de sopa farelo de aveia por dia e, eventualmente, farelo de trigo.

Atenção: os legumes e vegetais podem ser consumidos cozidos ou crus.

Beterraba e cenoura só entram em uma refeição do dia.

bifeesalada A dieta

Essa dupla é o segredo da fase de cruzeiro. Abuse dos peixes e das aves, que são mais leves do que a carne vermelha.

 

 

Fase 3: Consolidação

Dura 10 dias para cada quilo eliminado.

Se você perdeu 5 quilos, deve fazê-la por 50 dias se não quiser achá-lo de novo.

Se você eliminou 10 quilos, deve fazê-la por 100 dias, e assim por diante.

O que fazer:

Toda 5ª feira, daqui até o fim da sua vida, você deve consumir apenas proteínas. Em outras palavras: toda 5ª feira será uma 5ª feira de ataque (fase 1 da dieta).

Você tem direito às proteínas da fase de ataque, legumes e verduras da fase de cruzeiro, além de:

1 fruta por dia (não vale banana, uva e cereja)

2 fatias de pão integral por dia

40g de queijo gordo

2 porções de massa/amido por semana

1 porção de carne de porco por semana

2 refeições de gala por semana (com entrada, prato principal, sobremesa e a cachaça que melhor lhe convier!!!)

jantarcompleto A dieta

Você passa a poder desfrutar de uma refeição de gala, com entrada, prato principal, sobremesa e vinho. Yummy!

 

 

 

Fase 4: Estabilização definitiva

Volte a uma rotina normal de alimentação.

Preserve, até o fim da sua vida, a 5ª feira de ataque, só com proteína.

Faça exercícios: 30 minutos de caminhada por dia é o mínimo. Extermine os elevadores e use as pernas para subir escadas.

Tome 3 col de farelo de aveia por dia.

Não se esqueça do que você aprendeu ao longo das 3 primeiras fases da dieta.

E viva magra forever icon smile A dieta icon smile A dieta icon smile A dieta

magra A dieta

*Pesquisa realizada em 15/10/13, às 0h31.

Para anunciar: emagrecebolotinha@gmail.com

Curta minha fan page: www.facebook.com/emagrecebolitinha 

Siga meu Instagram: @amandabrum13

Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com