Saiba tudo sobre a expulsão do Dr. Dukan de associação médica francesa

drdukan Saiba tudo sobre a expulsão do Dr. Dukan de associação médica francesa

Foto: Divulgação

Nesta semana, o colegiado de médicos da França divulgou que o médico francês Pierre Dukan, criador da dieta que eu sigo, foi expulso da associação.

Eu quis coletar o maior número possível de informações sobre o assunto antes de escrever qualquer coisa a respeito.

Fui, inclusive, aos originais em francês e às matérias publicadas pela mídia daquele país.

Li também o que foi divulgado nos Estados Unidos, Inglaterra e Espanha (falo inglês, francês e espanhol).

 

Primeira e principal informação disso tudo:

NADA MUDOU.

  • O Dr. Dukan foi expulso de uma associação da qual ele já havia saído em 2012, por discordâncias políticas.
  • O Dr. Dukan continua sendo médico, título que ele adquiriu na Universidade de Paris. Ele está aposentado, mas é médico.
  • O Dr. Dukan continua a atrair críticos ferrenhos ao seu método, que comprovadamente dá resultados por todo o mundo. Hoje os livros dele são vendidos em quase 60 países.

 

Por que houve a expulsão:

  • Porque o Dr. Dukan faz promoção comercial de seu regime o que, teoricamente, não condiz com a ética médica.

 

Por que Dr. Dukan já havia saído da entidade médica:

  • Ele defendeu publicamente que deveria haver na grade escolar uma disciplina que tratasse da importância de se cuidar para se manter sempre no peso ideal.
  • A associação não concordou e emitiu uma crítica pública ao Dr. Dukan, dizendo que ele queria se promover e que exercia a medicina como um negócio.

Antes de emitir minha opinião sobre isso tudo, faço questão de deixar bem claro 4 coisas:

1. eu não ganho 1 REAL para fazer esse blog. Faço porque ele me ajuda a manter meu foco numa vida mais saudável e tem me auxiliado a transformar meus hábitos alimentares. Essa transformação é que me tirou do sobrepeso e tem me ajudado a conservar o ponteiro da balança sob controle.

2. eu não conheço o Dr. Dukan (infelizmente, adoraria entrevistá-lo en Français qualquer dia desses) e também nunca ganhei nem mesmo 1 biscoito de farelo de aveia dele ou de alguém da equipe dele para falar da dieta que ele criou. Defendo o método única e exclusivamente pelo fato dele ter sido o único, até hoje, que me fez emagrecer e não voltar mais a engordar.

3. acho que quem está com problemas de peso e quer mudar a situação deve procurar ajuda médica ou nutricional para que um especialista da área indique qual é a dieta mais indicada para si. Falo isso umas 50 vezes por dia para todo mundo que me procura pedindo ajuda para vencer a obesidade e sobrepeso. Cada pessoa é uma pessoa. Cada caso é um caso. Não é porque é bom para mim que vai ser bom para Fulano ou  Beltrano.

4. acho fundamental fazer exames antes de iniciar a dieta, durante a dieta e depois da dieta, para acompanhar a evolução do quadro de saúde. Eu refaço os meus a cada 6 meses.  E os resultados estão cada dia melhores.

 

Agora vamos ao que penso sobre essa polêmica toda:

livrosdukan Saiba tudo sobre a expulsão do Dr. Dukan de associação médica francesa

Eu tenho todos os livros do Dr. Dukan. O "Livro de Receitas Dukan" tenho na versão digital (ibook), que fica no meu tablet. São as minhas bíblias. Não fico sem e vivo relendo para fixar os conceitos. Foto: Amanda Brum

 

  • Toda dieta que fuja da tradicional reeducação alimentar é alvo de críticas. Por isso defendo que a pessoa procure ajuda médica e escolha o método que mais tem aderência com seu modo de ser.
  • A dieta Dukan não é a dieta das proteínas. Quem leu os livros do Dr. Dukan, quem estudou o método a fundo e quem sabe quais são as diferenças entre cada uma das fases sabe exatamente disso.
  • A dieta Dukan não corta 100% os carboidratos. Nem na fase de ataque, que é a mais curta e rigorosa, isso acontece. O farelo de aveia é obrigatório. Os laticínios magros, que têm carboidratos embutidos em sua composição, também estão liberados à vontade. Até o farelo de trigo pode ser usado, desde que dentro das quantidades autorizadas. Basta ler o livro e ter a curiosidade de olhar a tabela nutricional de cada coisa que você coloca na boca que verá isso.
  • Muitas pessoas - até mesmo alguns especialistas como médicos e nutricionistas - criticam a dieta porque simplesmente não a conhecem. Ler orelha e contracapa de livro não é ler o livro. Ler matérias a respeito do método não é conhecê-lo. Até mesmo ler blogs como o meu não garante que você está por dentro do que é a dieta Dukan. Uma das minhas médicas conhece o método e o respeita, liberando-me para seguir a dieta. Mas tenho outra médica que também me acompanha e que critica o método. Mas quando conversamos a respeito, fica claro que ela desconhece o assunto e nunca se deu ao trabalho de se aprofundar no tema.
  • A maior parte dos que falam mal da dieta Dukan focam suas críticas nas fases 1 e 2 da dieta. Mas a dieta Dukan não é só isso, caspita!!!! Porque as fases 3 e 4 nada mais são do que uma reeducação alimentar bem próxima à tradicional, tão defendida e apregoada por gregos e troianos. As únicas adaptações são a exigência da 5a feira proteica, a obrigatoriedade de se comer farelo de aveia todos os dias e a necessidade de fazer caminhada (ou qualquer outra atividade física) diariamente.
  • Quem volta a engordar com a dieta Dukan, volta porque não fez a dieta direito. Simples assim. Porque a dieta Dukan te dá instrumentos para que você aprenda a ter um novo estilo de vida, a se reeducar e te dá condições de entender como seu corpo funciona, te dando ferramentas para entender no dia a dia o que te ajuda a emagrecer, o que te faz engordar, e o que você precisa fazer para manter o peso. É assim que estou conseguindo me transformar.
  • Repito, quem volta a engordar com a dieta Dukan, é porque não fez a dieta direito. Eu conheço muita gente que está nos dois extremos. Para ficar em apenas dois exemplos, a amiga que me apresentou o método emagreceu mais de 10kg fazendo a fase 1 por mais dias do que era indicado para ela e a fase 2 por um tempinho curto. Ao chegar rapidamente no peso, largou a dieta e voltou aos hábitos antigos. O que aconteceu? Bingo! Engordou tudo de novo e um pouco mais. No outro extremo está gente como a Geovana Centeno (clique no link para ler a história completa dela), que emagreceu 52kg e não voltou mais a engordar. Qual é o segredo do sucesso dela? É o mesmo de tanta outras pessoas que emagreceram quilos e mais quilos e permanecem magras até hoje: mudança de hábito. E as fases 3 e 4 da Dieta Dukan nada mais são do que técnicas para que seu corpo adquira esses novos hábitos e tenha tempo para aprendê-los e absorvê-los definitivamente.
  • Mais uma vez, quem volta a engordar com a dieta Dukan, é porque não fez a dieta direito. Eu recebo centenas de mensagens diariamente aqui no blog, no meu Facebook (www.facebook.com/emagrecebolotinha), no meu Instagram (@amandabrum13) e no meu Twitter (@amandabrum13) de pessoas que supostamente fazem a dieta Dukan. Juro! No mínimo 70% das dúvidas desse grupo são claramente de pessoas que não leram nada escrito pelo próprio Dr. Dukan, porque são dúvidas que são esclarecidas e repetidas exaustivamente nos livros do médico francês (acho os livros até chatinhos, de tanto que ele repete a mesma coisa). Se essas pessoas voltarem a engordar a culpa é do Dr. Dukan, por acaso? Óbvio que não. O fato é que muita gente faz a dieta como bem entende e, quando finalmente chega à meta, simplesmente abandona as mudanças que fez e volta para os hábitos antigos. Aí colega, hábito antigo, corpo antigo. Não tem saída.
  • Eu sou dukaniana sim. Amo o Dr. Dukan com toda a pureza do meu coração, porque graças a ele estou conseguindo vencer um problema sério que se arrastava na minha vida há anos e mais anos: o sobrepeso. E eu já havia tentado de tudo e nada deu resultados para mim como a Dukan. Eu já emagreci quase 14kg, NUNCA MAIS ENGORDEI OU ENFRENTEI O EFEITO SANFONA COMO HÁ ANOS ENFRENTAVA, minha saúde melhorou absurdamente, me livrei de uma cirurgia, minha autoestima está cada vez mais fortalecida, me tornei uma pessoa feliz e estou aprendendo dia a dia a controlar a minha cabeça de gorda para seguir no meu peso ideal.  E eu não fui xiita e segui à risca. Dei várias derrapadas ao longo dos últimos meses, mas mesmo assim tenho conseguido alcançar os resultados que eu tanto almejava.
  • Ninguém faz nada obrigado nessa vida. Então, quem gosta da dieta Dukan, gosta e segue. Quem não gosta, tem todo o direito de ignorá-la. Mas não critique sem saber do que está falando. Política, religião, time de futebol e dieta não se discute, ok? 

 

Siga meu Instagram @amandabrum13

Curta meu Facebook www.facebook.com/emagrecebolotinha

35 Comentários

"Saiba tudo sobre a expulsão do Dr. Dukan de associação médica francesa"

30 de January de 2014 às 13:13 - Postado por Amanda Brum

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Comentários
  • marcia
    - 11/09/2014 - 19:55

    oi Amanda, sera que somos parentes minha avó chamava se lucy brum

    Responder
    • Amanda Brum
      - 11/09/14 - 23:25

      Será?!?!? :-) bjs

  • Fernanda
    - 10/09/2014 - 13:53

    Sensacional. Faço a dieta Dukan a 50 dias e já perdi 7 kilos, estou muito feliz. As pessoas criticam mesmo, até mesmo alguns médicos. Mais estou firme e forte e não vou parar até que cheguei no meu peso. Li o livro do Dr. Pierro Dukan e ele realmente revolucionou o mundo das dietas. Agora o que os medicos que criticaram essa dieta pra mim, queriam me passar Sibutramina (Tarja preta) para controlar minha ansiedade. Me diz o que é pior se drogar ou fechar a boca. Os endocrinos de hoje são lamentáveis

    Responder
  • Marcia Fialho
    - 09/09/2014 - 16:08

    Gostei muito do texto. E o que mais concordo (e fico repetindo) é que a dieta que eu acredito ser melhor pra mim, não necessariamente será melhor para outra pessoa. Já ouvi tantas críticas à dieta, mas sigo firme, porque só eu sei o que e como meu corpo reage. Se a saúde está em dia (e, na verdade, até melhor), continuemos no nosso objetivo. Parabéns pelo blog!

    Responder
  • Vanessa Porto
    - 26/08/2014 - 17:34

    Você tem toda razão: só engorda nessa dieta quem não a segue direito até o fim! Eu fiz a primeira vez, e emagreci 7 quilos em 1,5 mês. Só que eu abandonei a dieta faltando um quilo (UM QUILIIIINHO!!!) para a fase de consolidação. Marquei bobeira, engordei tudo de novo... e ainda ganhei 8 quilos a mais! Pisei na bola meeeeeesmo... faltou tão pouquinho! Agora retomar firme e forte: já se foram 2,5kg em 3 dias... E realmente: é a única dieta que consigo ver resultados bons! Beijos e adorei o site!

    Responder
  • Eliane
    - 23/08/2014 - 17:39

    Conheci esta dieta através de uma médica, resolvi tentar , pois já tinha feito de tudo até remédio para emagrecer, o qual engordei tudo de novo. Já perdi 20 quilos e meio, estou super feliz e recomendo para todas as pessoas.

    Responder
1 2 3 4 5
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com