2
jul
2011

EPU: O SEGUNDO QUE PODERIA SER PRIMEIRO.

Postado por andrerossi às
15h52
Tags:
,

Epu 300x300 EPU: O SEGUNDO QUE PODERIA SER PRIMEIRO.

Epu - Foto de Alexandre Frias (Diario de Baco)


Recentemente, junto com mais 4 blogueiros, tive a honra de ser convidado pelo amigo e também blogueiro Cristiano Orlandi (Vivendo Vinhos) para uma degustação vertical (Aquela de um mesmo vinho, várias safras) do famoso EPU, que pra quem não sabe, é o segundo vinho da Almaviva, um dos grandes, talvez o grande vinho chileno, que é produzido por ninguém menos que a Concha y Toro e Baron Philippe de Rothschild. O local foi o já conhecido ponto de encontro dos Blogueiros, a loja Vino & Sapore do amigo e blogueiro João Filipe.



Mas quem pensa que ser o segundo vinho é algo ruim, engana-se... O EPU seria o primeiro vinho de muitas e muitas vinícola por aí... Um vinho marcante, longevo e potente. E as safras que tivemos o prazer de beber foram: 2001, 2006 e 2007. Há quem diga que o 2000 foi o grande EPU de todos os tempos, mas o 2001 realmente é um SENHOR vinho. Então, como não tomei ainda o 2000, ficarei com o 2001 como meu escolhido.



Então, vamos aos vinhos!



Começando pelo 2001, já subimos o sarrafo até as alturas! Uma intensa cor ainda rubi, apesar dos seus 10 anos. No nariz, aromas de frutas maduras (ameixa) e pimenta. A evolução se mostra um pouco nos aromas de terra e um pouco de couro. Encorpado, acidez maravilhosa, taninos redondos e longo final. Um Vinho com “V” maiúsculo!



O 2006 era um vinho mais jovem, mas alcoólico e diferente do primeiro. Também um rubi profundo, com um nariz de muita fruta negra e algo de eucalipto. Um vinho mais típico chileno, enquanto o 2001 parecia um vinho de velho mundo. Na boca, persistente, intenso, alcoólico e muito longo!



E para terminar, o 2007 que parece mais equilibrado que o 2006, apesar de 1 ano mais jovem. Novamente uma cor rubi profunda, mas com toques de violeta. As frutas maduras dos outros 2 também aparecem aqui, assim como o eucalipto. Café e chocolate complementam os aromas.  Na boca, acidez excelente, ótimo corpo, taninos ainda um pouco mais verdes que os demais e uma persistência incrível.



Um agradecimento especial ao Cris e um último comentário sobre o EPU: Ah se todos os segundos vinhos fossem assim...



CHEERS!!

Beba moderadamente! O excesso de álcool é prejudicial à saúde!

Siga o EnoDeco no Twitter!
Torne-se um fã do EnoDeco no Facebook!

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • del.icio.us
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google Bookmarks
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com