lucasyrah 125x300 #CBE: Luca Syrah 2007

 

Vinho: Luca Syrah 2007 (Safra atual disponível - 2009)

Produtor: Laura Catena

Origem:  Mendoza (Argentina)
Uvas: Syrah

Safra: 2007
Importadora no Brasil: Vinci
Preço Aproximado: R$ 99,00 (Safra Atual 2009)

 

 

O tema deste mês na Confraria Brasileira de Enoblogs (CBE) é "Um Vinho que tenha marcado minha vida por algum motivo". Um tema diferente escolhido pelo amigo Gustavo Kaufmann (Blog Enoleigos), mas que me fez reviver este vinho que foi muito importante na minha vida. Este foi o vinho que servi quando nasceu meu filho LUCA, no dia 29.07.2009. O nome do Luca foi escolhido não por conta do vinho, mas porque gostávamos muito deste nome, além é claro de que minha família é da cidade de Lucca, na Italia, região da Toscana. E saber que existia um vinho com o nome dele não me deu dúvidas de qual vinho eu serviria para minha família e amigos no nascimento da pessoa mais especial da minha vida.

 

 

Falando do vinho, é um belíssimo Syrah feito por Laura Catena, filha de Nicolás Catena, que aproveitou também para homenagear o filho dela, que também chama-se Luca. Na época, pelo que me lembro dele, era um vinho intenso, de cor púrpura. Um nariz com muita fruta madura, ameixas e cerejas principalmente, contando ainda com a madeira e o chocolate que dão um toque mais do que especial. Na boca, boa acidez, encorpado e taninos redondos, prontos! Ainda novo, com um álcool bem presente.

 

 

Hoje, provada minha última garrafa deste vinho, ele evoluiu muito. Sua cor já não é mais púrpura e já passou para um Rubi vivo. No nariz, as frutas maduras começam timidamente a lembrar um pouco de frutas secas, a madeira já não é mais tão intensa e aparece algo bem sutil que me lembra couro. Na boca, o álcool excessivo sumiu e deixou o vinho maravilhoso. Continua com ótimo corpo, acidez continua equilibrada e os taninos ainda presentes, estão mais sutis. Final longo e delicioso. Um vinho que vale ser tomado agora ou guardado por mais uns 3 anos no máximo para se manter no auge.

 

 

 

CHEERS!!

Beba moderadamente! O excesso de álcool é prejudicial à saúde!

EnoDeco no Instagram: @enodeco

Torne-se um fã do EnoDeco no Facebook!