chateau pavie 2008 1 5l 12 NOVIDADE EM BORDEAUX: A NOVA CLASSIFICAÇÃO DE ST. ÉMILION.

 

As AOC’s (ou AC’s) francesas são, para muita gente um inexplorado e confuse universo. Muitas leis e regras que vairam de região para região e acabam confundindo, mais do que ajudando os consumidores. Um exemplo simples é saber que Premier Cru na Borgonha é diferente de Premier Cru em Bordeaux. E por aí vai, mas em alguns casos o buraco é um pouco mais embaixo.

 

 

E recentemente o departamente de St. Émilion (Bordeaux) anunciou, após 6 anos de muito estudo e analyses, sua nova classificação de produtores pelo INAO - Institut National des Appellations d'Origine.

 


Levando em consideração vários aspectos como degustação, reputação, características do vinhedo e infra-estrutura, viticultura e práticas enológicas, o instituto analisou 96 châteaux os classificou em três categorias:

- 64 châteaux classificados como Grand Crus

- 18 como Premier Grand Cru

- 4 como Premier Grand Cru Classe A: Angélus, Ausone, Cheval Blanc e Pavie.

 

 

O painel teve que contar com a presence de membros de outros órgãos reguladores, de outras regiões, para que se mantivesse a credibilidade: Borgonha, Vale do Rhône, Champagne, Vale do Loire Valley e Provence foram as regions que enviaram seus membros para ajudarem na nova classificação.

 

 

Certamente uma nova realidade para St. Émilion que a partir de agora conta com esta nova classificação, aparentemente simples de se entender.

 

 

CHEERS!!

Beba moderadamente! O excesso de álcool é prejudicial à saúde!

EnoDeco no INSTAGRAM: @enodeco

Torne-se um fã do EnoDeco no Facebook!