panetone 001 113789 50ba0bf979f51 300x225 PANETONE COM VINHO. COMBINA?

 

Para terminar a série das comidas de final de ano, vamos à parte doce. E nada mais representativo que o bom e velho Panetone. Não é comum comermos panetones e pensarmos em vinho, mas as harmonizações podem ser surpreendentes.

 

 

Hoje existem vários tipos de Panetones: Os tradicionais com frutas secas, os chocotones, os com doce de leite e alguns outros. Pois bem, vamos aos 2 principais tipos, que sõ so tradicionais e os chocotones. E já começamos por uma semelhança: A doçura de ambos, mesmo que em graduações diferentes. E aí vale a velha máxima de que quanto mais doce (caso do chocolate), mais intensa deve ser a doçura do vinho. Então, no caso dos panetones tradicionais, prefiram os vinhos brancos doces, que vão desde um moscatel ou um Moscato D'Asti, chegando até os Late Harvest (Colheita Tardia) ou mesmo os gloriosos Sauternes e Tokajis.

 

 

No caso dos chocotones, a harmonização se limita um pouco mais pois o chocolates é uma comida difícil de harmonizar. Mas quando acertamos, temos uma combinação maravilhosa. E a minha dica vai para os Vinhos do Porto ou similares, como Madeira ou Marsala por exemplo. O grande doçura e o elevado teor alcoólico ajudam a balancear a intensidade do chocolate com o vinho e fazer uma harmonização deliciosa!!

 

 

 

CHEERS!!
Beba moderadamente! O excesso de álcool é prejudicial à saúde!

Siga o EnoDeco no Twitter!
Torne-se um fã do EnoDeco no Facebook!