Como comentei com vocês aqui no Blog, tive a honra de estar presente no Argentina Wine Awards 2013 junto com os amigos e competentes Alexandre Frias (www.diariodebaco.com.br) e Daniel Perches (www.vinhosdecorte.com.br). E posso dizer que o evento é muito mais que uma simples premiação de vinhos. O evento, organizado há 7 anos pela Wines of Argentina, todos os anos tem um tema e o deste ano foi bem pertinente: "Next Generation" (Nova Geração). Com este tema, os 12 jurados convidados para julgar as mais de 700 amostras de vinhos, tinham algum traço ou perfil que os identificasse  como pertencentes à nova geração do vinho. Blogueiros, jornalistas, sommeliers e especialistas, a grande maioria deles jovens, degustaram e pontuaram 710 amostras de vinhos e definiram os grandes vencedores em cada categoria. Foram no total 24 "Troféus" (Prêmio máximo), 49 Medalhas de Ouro, 242 medalhas de prata e 314 de bronze. E dentro destes 12 jurados, o Brasil estava muito bem representado pelo amigo Eduardo Millan, da Revista Adega.

 

 

Mas fora a premiação, o evento em si merece destaque pela sua impecável organização. E um dos pontos altos do evento é o seminário "Vinhos e Estilos Vencedores" . Neste seminário, que eu tive a honra de participar, os participantes degustam os vinhos que os 12 jurados escolheram aleatoriamente para que, no caso deste ano, representem a "Nova Geração". Podem ser vinhos de seus países ou qualquer outro vinho que escolham, mas que precisam justificar a escolha. O resultado é uma degustação especial e cheia de aprendizados e vinhos interessantes. No próximo post vou falar sobre todos estes vinhos degustados, com algumas surpresas interessantes!

 

 

Mas o que vale e o que fica de bom é o conceito como um todo do evento. Como estávamos conversando, Alexandre, Daniel e eu, é a primeira vez que vejo e participo de um evento onde o discurso de "Nova Geração", de renovação do mundo do vinho sai do papel e é aplicado de forma impecável. E que sirva de inspiração para muitos mercados pelo mundo, a começar pelo nosso! Realmente um evento impecável!

 

 

E abaixo segue a lista dos grandes vencedores dos "Troféus". Depois falarei o que achei de cada um deles, já que tive a oportunidade de degustar, na manhã seguinte, os vinhos premiados:

 

 

placa vinos ws 72x300 Argentina Wine Awards 2013: Como foi, quem ganhou e o que tirar de bom dele.

 

 

CHEERS!!

EnoDeco no Instagram: http://instagram.com/enodeco

Torne-se um fã do EnoDeco no Facebook!

Beba moderadamente! O excesso de álcool é prejudicial à saúde!