Publicado em 08/06/2013 às 06:00

Dia Mundial dos Oceanos

Foto 1 IMG 0999 672x1024 Dia Mundial dos OceanosFundamental na formação das primeiras formas de vida na Terra, os oceanos continuam vitais para a manutenção da vida neste planeta azul. Cobrindo 71% da superfície do globo, os oceanos contêm 97% da água no globo e constituem habitats para grande parte da biodiversidade mundial.

Os ambientes costeiros e marinhos fornecem importantes serviços para a sociedade, como provisões de alimentos e medicamentos, proteção da costa contra tempestades, e reciclagem de nutrientes e substâncias poluidoras. Além disso, os oceanos controlam e regulam a temperatura e o clima global, produzem mais da metade do oxigênio que respiramos e reabastecem o ciclo hidrológico do planeta. Sabemos hoje, que os oceanos são também importantes sumidouros de carbono e, por conta da sua grande capacidade de sequestro de carbono, desempenham um papel fundamental nas mudanças climáticas.

A importância que os oceanos desempenham para a manutenção do equilíbrio do planeta é inquestionável. Apesar disso, a falsa ideia de que os oceanos são infinitos e seus recursos naturais são intermináveis vem colocando a saúde dos oceanos em risco.

No Brasil, apenas 1,5% do litoral brasileiro está protegido por unidades de conservação, uma percentagem bem abaixo da meta de 10% estipulada pela Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) das Nações Unidas. Para garantir o uso sustentável dos recursos oceânicos, a humanidade deve investir fortemente em ciência e pesquisa.

A celebração aos oceanos teve origem na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento - a Rio 92. Somente em 2008, as Nações Unidas elegeram o dia 8 de junho como o Dia Mundial dos Oceanos. Vários países celebram a data, mostrando a importância dos oceanos no clima e como elemento essencial da biosfera.

Em 2013, o tema do Dia Mundial dos Oceanos é "Juntos temos o Poder para Proteger os Oceanos".

Foto 2 20120321 0255 1024x682 Dia Mundial dos Oceanos

Apesar dos enormes desafios, uma coisa é certa: somente uma força conjunta envolvendo pessoas e nações terá o poder de proteger os oceanos, dos quais depende o nosso futuro.

Mostre o que pode ser feito em seu cotidiano para gerar impactos positivos para os oceanos e divulgue suas fotos na campanha World Ocean Day - The Ocean Project. Não esqueça de colocar # WorldOceansDay ao publicar suas imagens nas redes sociais.

Ajude! Participe!

Bons ventos,

Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com