Adeus ano velho, feliz ano novo!

R7 Brinde fim de ano Adeus ano velho, feliz ano novo! Não esquecendo toda a emoção e sentimentos positivos que acompanham esta época do ano, é importante também que nos lembremos que, no mês de dezembro, a existência de eventos é quase diária.

Todos os encontros e celebrações de final de ano promovidas pelas empresas são eventos profissionais e bastante importantes. Lembre-se que seu comportamento está sendo observado por todos e sua postura no ambiente de trabalho, mesmo que em clima de festa, deve ser sempre impecável.

Cometer excessos de comportamento não traz boas conseqüências.

Esbarramos aí num evento que muitos consideram extremamente desagradável: o amigo secreto. Hoje ele saiu do ambiente de trabalho apenas, e já é presente entre várias famílias, até como contenção de despesas.

Regras básicas: participe sim, nada de ser estraga-prazeres. Itens a serem respeitados – deve haver um limite mínimo e máximo para o valor do presente. Nada de extrapolar porque você tirou o seu chefe, ou dar uma besteirinha qualquer porque saiu para o seu marido mesmo, e ele não vai se incomodar com essas coisas.

Se a brincadeira incluir aquelas mímicas e representações e, seja por timidez ou outra razão pessoal, e isso não lhe agrada, evite fazê-lo.

Se você foi escalado para organizar o evento da empresa, confirme o orçamento disponível, e tenha sempre em mente que se trata de um momento de confraternização. Seja um churrasco num sítio ou um evento seguido de show em um restaurante ou casa noturna, seu comportamento e trajes devem se manter o mais adequado possível. Não é porque a empresa locou um espaço, que ela passa a ser proprietária do mesmo.

Já no ambiente familiar, é muito provável que você ofereça ou seja convidado para três grandes eventos neste mês: a ceia de Natal, o almoço do dia 25 e a festa de Reveillon.

Se não em tamanho, pois você pode comemorá-los de forma íntima, com poucas pessoas, estes são momentos de grande importância.

A organização é fundamental. Caso receba convidados, decore sua casa com os motivos natalinos que mais lhe agradarem, veja se o número de pessoas poderá circular de forma confortável pelo ambiente, e certifique-se da quantidade de comida e bebida para a ocasião.

Caso tenha combinado que as pessoas possam contribuir com diferentes pratos ou bebidas, é importante que sejam diferentes mesmo, e bem combinados, para evitar a clássica situação de três saladas de maionese, ou quatro tortas de chocolate.

Por toda a simbologia, este é um momento de grande convívio familiar. Esteja sempre pronto para tolerar as diferenças e manter um sorriso franco, mesmo que a eventual correria das crianças, ou o papo sem-fim daquela tia possam lhe incomodar.

Caso seja convidado, procure aceitar apenas um convite, pois dar “passadinhas” faz com que você tenha ido a todos - e não tenha sido presente em nenhum evento. Uma boa idéia é organizar a ceia com uma parte da família e, se necessário, o almoço com outra.

 

Ao contrário da cena clássica de Natal que vemos nos filmes, nesta época, aqui no Brasil, não existe neve nem faz frio. Portanto, certifique-se de uma boa ventilação, nada que alguns ventiladores portáteis não possam resolver.

Crianças em geral não têm paciência para abrir com cuidado os presentes que recebem. Portanto, em algum momento você terá pedaços de papel pelo chão, e muita euforia infantil. Sem estresse, não deixe que isto estrague a magia do momento.

Quanto à noite de Reveillon, tire partido do nosso clima, e faça algo tropical e descontraído. Caso ofereça ou seja convidado para uma festa black-tie, “aproveite muito”.

A dica principal é respeitar os hábitos e costumes do local onde você está. Portanto, se pular sete ondas (ou comer sementes de romã) lhe parecer uma bobagem, não transpareça.

E o básico – permita que o espírito de paz e fraternidade tome conta de você. Assim com certeza você terá boas festas!

Veja mais:
+ R7 BANDA LARGA: provedor grátis!

+ Curta o R7 no Facebook

+ Siga o R7 no Twitter

+ Veja os destaques do dia

+ Todos os blogs do R7

Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com