16 12 bobeiras que falam sobre vegetarianos

Não são poucas as bobeiras que as pessoas falam sobre vegetarianos, sem conhecer bem o que é o vegetarianismo. Mas resolvi listar aqui apenas 12 das principais frases que definem ou acusam vegetarianos, sem o menor embase. Aperte este botão e vamos começar.

12. “Você come só alface?”
Felizmente, não. Você só come carne, laticínios e ovos? Há uma infinidade de possibilidades em uma alimentação 100% vegetariana. Fiz até um site para mostrar fotos legais de pratos veganos, veja em: www.comendocores.com.br.

11. “A soja que os vegetarianos comem devasta as florestas.”
Ledo engano. A grande maioria da soja produzida no Brasil e que realmente devasta as florestas é destinada à ração animal. O Brasil exporta milhares de toneladas de soja e outros grãos para países asiáticos e europeus que criam animais para abate de forma intensiva, ou seja, fechados em confinamento. Assim como nós fazemos com porcos aqui. Estima-se que sejam assassinados 70 bilhões de animais para consumo humano no mundo por ano. A maioria absoluta vem de fazendas e estes animais precisam comer. Além de pasto, quando há a possibilidade, eles consomem soja, milho e outros grãos que poderiam alimentar pessoas. Seria mais inteligente, ecológico e sustentável usar nossa capacidade de produzir alimentos para alimentar pessoas e não criar bilhões de animais para dar comida, matar e comer uns pedaços.

10. “Vegetarianos comem peixe.”
Para encurtar a conversa, peixes têm sistema nervoso e podem sentir dor, exatamente como você e eu. Mais detalhes no site: www.nempeixe.com.br. É bem possível que você conheça alguém que se diz vegetariana, mas que coma peixe. Essa pessoa definitivamente não é vegetariana.

9. “Eu amooooooooo animais!” (pessoa falando enquanto mastiga um pedaço de bife).
É uma frase recorrente, mas o vegetariano sempre vai ficar sem saber o que dizer depois disso, não adianta. Considere que a pessoa está tentando ser legal.

8. “E estes caninos aqui, como é que você explica?”
Gorilas têm caninos. Pandas também. Embora não consumam carne, eles têm este tipo de dentes desenvolvidos. Não são como esses “canininhos” que nós temos. Se os caninos forem o maior argumento para provar que devemos comer carne, podemos parar por aqui.

7. “Eu quase não como carne vermelha, mas não sou radical.”
Você fica esperando, esperando e não vem mais nada. A frase era só essa mesmo. Está escrito na sua testa que você não está nem aí com a informação, mas você força uma barra e faz uma cara de interesse e diz: “é mesmo?”.

6. “Vegetarianos são chatos!”
Tenho certeza que pessoas que diziam que era errado escravizar seres humanos, por diferença de cor de pele, também eram vistas como chatas e até lunáticas. É difícil ficar de boca fechada diante de um genocídio. Um dia talvez você entenda, caso ainda não seja vegetariano.

5. “Minha comida caga na sua!”
Embora seja uma arma comum na ponta dos dedos dos trolls, esta frase é um belo tiro no pé. É simples de entender: vegetarianos não comem pasto, grama, mato ou qualquer coisa que fique debaixo das vacas e bois. O que fica debaixo deles é o que eles comem, ou seja, sua “comida” come comida cagada. Sério, analise por um minuto antes de sair falando isso e não repita a dose.

4. “Vegetarianos são magros e fracos.”
Eu não consumo nenhum tipo de produto animal há anos e não sou magro ou fraco. Eu não sou atleta, mas posso citar o ultramaratonista Scott Jurek, considerado o maior atleta do mundo em seu esporte. Ele não só é vegano, como lançou um livro sobre o tema (veja aqui). Há lutadores de MMA e atletas de várias modalidades que são veganos.

3. “Eu morro de dó dos animais, mas amo carne!”
Com esta frase a pessoa está querendo ser legal, tentando mostrar que se importa com a causa. Isso até a hora do almoço, né? Porque aí, tudo que há de puro no coraçãozinho dela se esvai e, por alguns minutos, ela esquece a ligação entre carne (fibras musculares, sangue, nervos) e animais. É mais ou menos o que acontece com o Pateta naquele episódio em que ele se transforma em um motorista maluco, sabe?

2. “A alface também tem vida.”
Oh, yeah, baby! A coisa está esquentando. Tenho uma tese: todos os que zoam vegetarianos com esta frase estão, literalmente, zoando. Porque não é possível que alguém realmente acredite que uma alface sofra como um boi, galinha, peixe ou vaca. Não faça isso em casa, mas imagine a cena: uma vaca, uma alface e uma faca. Você pega a faca e cutuca os dois. Não é preciso ir em frente com essa ideia insana para ter uma visão mágica dos resultados. Agora, sério: os animais têm sistema nervoso que os permitem sentir dor, alegria, medo e outras emoções (assim como nós, que também somos animais). Vegetais não têm esta capacidade. Mas se você teima em dizer que há estudos que afirmam que as plantas sentem dor, eu desenhei uma resposta mais completa para você: www.vista-se.com.br/plantas.

1. “De onde você tira suas proteínas?”
Antes da resposta, por favor, veja aqui minha cara de preocupação nutricional sobre esta pergunta. Introdução feita, vamos aos comentários. As proteínas estão em abundância nos alimentos de origem vegetal. O que nós precisamos é de proteínas e não das proteínas presentes em carnes, laticínios e ovos. É incrível como ninguém se preocupa com elas no dia a dia. Mas basta uma pessoa dizer que é vegetariana para que caiam crachás do céu e todos os seus amigos se transformem em nutricionistas honorários, que, certamente, levam uma vida regrada e se preocupam com colesterol, diabetes, problemas cardíacos e tantas outras doenças, além de conferir a quantidade de vitaminas que ingerem com uma calculadora.

BÔNUS: “Bacon é vida!”
Não vamos discutir gostos. Você pode adorar comer bacon, mas pense bem se tem o direito de proporcionar toda a dor e o sofrimento do abate para o porco. Quando eu comia produtos de origem animal, bacon entrava no meu cardápio e eu também saía por aí dizendo que era maravilhoso. Mas um dia eu parei e pensei melhor sobre o que, de fato, é o bacon e procurei por vídeos no Youtube. Realmente, não vale a pena, não temos o direito.

Agora que você já viu que muito do que se fala sobre vegetarianos é só bobeira, que tal entender melhor os motivos que levam milhões de pessoas a seguir por este caminho? Acesse: www.sejavegano.com.br.