001 Procura se estes criminosos: gatinhos quase são triturados vivos em caminhão de lixo após serem abandonados, em São Paulo

Câmeras de segurança de uma clínica veterinária flagraram um casal abandonando uma ninhada de gatinhos recém-nascidos na madrugada desta quinta-feira (15). Segundo o Art. 164 do Código Penal Brasileiro (veja aqui), abandonar animais é crime, passível de detenção de até 6 meses.

Introdução ou abandono de animais em propriedade alheia

Art. 164 - Introduzir ou deixar animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito, desde que o fato resulte prejuízo:

Pena - detenção, de quinze dias a seis meses, ou multa.

O casal cometeu o crime na Av. Nossa Senhora da Assunção, no bairro Butantã, em São Paulo. Por volta da meia noite, um homem e uma mulher com uma caixa de papelão caminhavam em frente à clínica visivelmente procurando um lugar para deixar o objeto. A mulher aparece no vídeo preocupada, vigiando a rua para ver se há alguém assistindo à cena. O homem abaixa, deixa a caixa em um canto escuro e os dois saem caminhando.

Já na manhã desta quinta-feira (15), um caminhão de lixo se aproxima e um dos coletores observa que há animais na caixa. Ele corre assustado para pedir ajuda, embora a câmera não mostre isso. Alguns segundos depois, aproxima-se um outro homem que abaixa e vê os animais. Este homem é funcionário de um estabelecimento próximo e cuidou dos animais até que os veterinários chegassem para trabalhar.

Segundo a médica veterinária Gabriela Toledo, proprietária da clínica, o abandono de animais na porta de seu estabelecimento é recorrente. Sem entender bem o que se passa na cabeça de quem transfere o dever de cuidar desses animais, Gabriela desabafa: "As pessoas acham que podem abandonar animais em clínicas veterinárias porque acreditam que os animais estarão seguros. Elas acham que veterinários têm obrigação de cuidar dos animais que elas não querem mais." - disse.

Do momento do abandono até a chegada dos veterinários, passaram-se mais de oito horas. Os filhotinhos, ainda frágeis, ficaram ao relento e por pouco não foram parar no triturador do caminhão de coleta de lixo.

Quem tiver informações sobre a identidade do casal deve ligar para 190 (Polícia Militar) e informar a história, bem como citar o Art. 164 do Código Penal Brasileiro.

Os gatinhos estão agora passando por cuidados e já estão disponíveis para adoção. Interessados podem adotá-los pelo número (11) 3731-3502 mediante o compromisso de castrá-los posteriormente, porque estão muito novinhos para isso. É preciso também ter um ambiente seguro para eles como uma casa onde eles não tenham acesso à rua ou um apartamento telado. “Serão adotados apenas após os interessados responderem a um questionário de adoção e assinarem um termo de responsabilidade.” - completa Gabriela.

Assista ao vídeo e ajude na identificação do casal

Gosta de animais? Conheça o veganismo.
Se você gosta de animais, conheça o veganismo. Trata-se de um estilo de vida que promove o respeito a todas as espécies (conheça aqui).