Publicado em 28/08/2016 às 08h00

Oh, vida

Macacada!

Ontem,  o clima foi ótimo aqui em São Paulo. E a meteorologia promete que hoje será muito bom também.

Ontem foi dia de família e, pra variar, dia de comida, comida, comida.

Hoje será diferente: vamos à Bienal e depois pé na estrada novamente. A vida não para e amanhã  todo mundo trabalha.

Ontem conclui que quase não sei mais andar em Sampa.  As ruas mudaram, não  sei.  A cidade de transforma e acho que fiquei pra trás. Talvez nas regiões mais famosas, mais nobres, ainda seja mais fácil - mas eu sou da periferia. Do subúrbio, como dizem os cariocas. E na periferia, talvez, as coisas se transformem mais. Não porque a ação do Estado seja mais presente, mas porque qualquer melhoria faz enorme diferença.  Vai mudar o quê na Av. Paulista? Um semáforo?  (No Rio é sinal...) . A Paulista tá pronta. Nada do que se fizer por lá vai confundir o cidadão.  Agora, na periferia sempre se tem muita coisa pra fazer. Asfaltos, pontes, viadutos... e se você não acompanha essa transformação,  não identifica mais nada. To mais ou menos assim.

Totó está bem. Os problemas de saúde nao melhoraram, mas também não se agravaram. Ele tem, basicamente, dois problemas: no pé, onde faltam dois dedos por conta da diabetes. E um entupimento considerável nas carótidas que o deixa tonto vez ou outra. Ou seje, ele precisa tomar cuidado com as caminhadas pra não cair.

- Caramba, filho! (Não é caramba que ele fala, mas vamos respeitar as crianças da GiuPress.). Caramba, filho. Antes eu tinha força pra fazer tudo e não sabia fazer nada. Hoje sei tudo, mas não tenho força pra nada.

Oh, vida essa nossa!

SAM PRAN FRANT.

Publicado em 27/08/2016 às 05h52

Dutra

Macacada!

Hoje é dia de Dutra. Via Dutra.

Vamos todos dar uma passada relâmpago por SP. Domingo é o lançamento do livro da minha Juju e do Rafa Vitti: Amor Roxo.

Vai acontecer na Bienal, em SP, lá no Anhembi.

São poemas muito legais de ambos. Cada qual ao seu estilo, abrem o coração e nos mostram perspectivas diferentes - e ao mesmo tempo tão iguais - da paixão masculina e feminina.  Não necessariamente um pelo outro, mas às vezes sim.

To curioso pra ver o resultado final.

Em São Paulo, finalmente, verei meu pai. As últimas vezes que estive em Sampa sempre foi tão rápido e com tanta necessidade de voltar que nem deu tempo de ver o velho Antonio - o cara.

Quanto mais fui me tornando pai, mais fui entendendo o meu pai. Parece ser esse o caminho natural da vida.

Dessa vez, vou com uma missão interna: quero trazer Totó pra passar uma semaninha comigo. Tomara que ele se anime.

Seguramente, vamos todos nos encontrar na casa de meu irmão, ou da minha irmã. Seguramente vamos comer muito. Seguramente vamos rir ainda mais.

Agora é pé na estrada porque o caminho é longo e o desejo de dar um beijo no  Velho é maior.

SAM PRAN FRANT.

Publicado em 26/08/2016 às 07h58

Vergonha

 

Macacada!

Começou o julgamento da Dilma Rozed, como diz o Manuelzinho.

E começaram, também, as campanhas eleitorais regionais. Prefeitos e vereadores entraram na disputa por uma boquinha.

E, junto com a campanha, começou também o show de horrores. Não consigo nem imaginar algo de bom vindo dos candidatos. Não to falando de partidos e ideologias, esses contam pouco. É triste e é apavorante saber que, mais uma vez, seremos obrigados a escolher entre as opções que as eleições nos oferecem.

Seria cômico se não fosse trágico.

cara de hamburger 300x200 Vergonha

piroca Vergonha

Esses exemplos são pequenos e regionais. O que assusta ainda mais é o comportamento do Congresso. Ontem, dia inteiro, aconteceu parte do julgamento da Dilma. (Apenas formalidades porque, na prática, ela está fora e fora vai ficar.)

O que se viu foi um show de horrores, mais um.

Troca de acusações gravíssimas sem que nada acontecesse. Um chama o outro de ladrão, outro acusa de assassino, um manda o outro fazer antidopping porque é um cheirador... Esse é o nível da política nacional.

O que podemos esperar de gente assim?

O pior é que todas as acusações não são retóricas. Dentro do Congresso podemos mesmo ter tudo isso: ladrões, assassinos, cheiradores. Só tem gente cuidando de sí próprio.

Vergonha.

SAM PRAN FRANT.

Publicado em 25/08/2016 às 07h00

Uhuuuuu…

Macacada!

O dia amanheceu friozinho, mas promete ser de sol. Aliás, ele já tá aparecendo. Vejo pela janela que o calor do Sol já começa a dissipar uma pequena névoa que encobre a Pedra da Gávea.

Os Araújos voltaram a voar. O Manuelzinho aqui da obra já estava estranhando muito a ausência deles. Segundo o Manuelzinho, os caras que voam de Asa Delta são araújos. Quem navega no mar é marujo, então é lógico que quem navega no ar seja araújo. Pois então, ele voltaram a enfeitar o céu. Como o espaço aéreo brasileiro estava sob controle da Aeronáutica por causa das Olimpíadas, (e toda aeronave que voasse sem permissão seria abatida),  a turma da Asa Delta tirou esse período de férias compulsórias. E perderam um dinheirão porque ficaram sem trabalhar justamente num momento em que a cidade estava repleta de gente.

Com os araújos no ar novamente, o céu da cidade voltou a ficar enfeitado.  E é inevitável que, nos voos com turistas, que são os voos duplos, (piloto e passageiro), assim que a asa salta da Pedra Bonita e ganha o céu, o turista dê aquele gritinho:

- Uhuuuuuuuuuu...

E o Manuelzinho:

-  Sei não... - Manuelzinho pensa nas coisas -  Por que todo mundo que anda nesse troço ai tem que gritar Uhuuuuu? Por que não Ahhhhh....Ehhhhh...Por que Uhuuuuu.... Sei não...esse gritinho parece meio baitola... Uhuuuuu..

Hoje teremos outro dia em que os caras vão gritar Uhuuuuuuuu lá de cima...

E o Manuelzinho  vai responder aqui de baixo:

- Araújo, araújo... - e  vai completar pra ele mesmo:

- Sei não...

SAM PRAN FRANT.

Publicado em 24/08/2016 às 07h21

Tônia

 

Macacada!

Ontem foi aniversário da Tônia Carrero. 94.

tonia 300x300 Tônia

Tônia é uma das atrizes mais longevas da TV e do Teatro no Brasil. Seguramente, uma das mais lindas.

Hoje, afastada do trabalho, Tônia vive com a familia.

Tive a honra e a sorte de fazer uma novela com ela. Era seu filho. A novela era Kananga do Japão, na Manchete.

Uma mulher que, além de sempre linda, foi muito generosa comigo ao longo de todo o processo. Carinhosa e atenta.

Era uma diva. Quando o assistente de estúdio anunciava ao final de alguma cena que era hora de trocar de roupa, Tônia saia acompanhada das camareiras e toma esperar. Ela demorava... Exatamente como fazem as mulheres quando vão se vestir. Já havia uma roupa separada para ela, mas ela estudava a questão. Muitas vezes, aceitava a roupa separada. Outras vezes, chamava a diretora, (Tizuka Yamazaki), e conversavam sobre que roupa usar. A coisa podia ser demorada, mas sempre valia muito a pena. Ela sempre reaparecia divina.

Já no fim da novela, quando os personagens começavam a gravar seus desfechos, ela me chamou de lado com um monte de papeís nas mãos e me disse:

- O final de seu personagem não tá bom. Não gostei. Tá aqui, ó, você vai gravar isso aqui.

E me entregou todas as minhas cenas reescritas - e algumas novas. E continuou:

- Você merece mais do que tá escrito no capítulo. Já falei com todo mundo. Você vai gravar isso aí.

E eram cenas lindas, escritas à mão, com sua própria caligrafia. E que guardo ainda hoje. (Ainda coloco uma foto aqui.)

A verdade é que, apesar disso, só tive contato com a Tônia naquele ano em que gravamos juntos. Depois, nunca mais. E, apesar disso, ela mora quente no meu coração desde então e para sempre.

A idade chega para todo mundo, a beleza pode se esvair, essa é a vida.

Mas, pra mim, a Tônia será sempre a eterna Diva que me deu muito carinho.

Viva ela.

Publicado em 23/08/2016 às 07h14

Vida

Macacada!

Hoje é o primeiro dia útil após os Jogos e o Rio amanheceu sem chuva. O frio permanece, mas a perspectiva é de que teremos um dia mais quentinho, pelo menos de tarde. Ainda temos um mês de Inverno e é preciso aproveitar a possibilidade de colocar uma blusinha, vez ou outra. Quando outubro chegar, o Sol vai reaparecer com força e teremos uns bons meses de calorão.

Esse é o ciclo da vida aqui na Terra, não é verdade?

Falando em vida, leram que a Nasa vai lançar um foguete pra se encontrar e pousar num asteróide?

O objetivo desse foguete movido a energia solar é estudar e coletar material do asteróide para ver se descobre algo que seja datado de antes do início da vida na Terra. Isso confirmaria a hipótese de que a vida tenha chegado até o planeta através das colisões de asteróides.

Pode ter sido Deus brincando de jogar pedrinhas por aí. Algumas acertaram a Terra e cá estamos nós.

_________

Acho que uma boa novidade da Record pode mesmo ser o Programa do Porchat, que estreia amanhã de noitão.

Vi duas chamadas sensacionais onde ele zomba de sua própria condição de contratado da Record, alguém viu?

Caso não tenha visto, coloco aqui a primeira delas que é bem legal.

Chamada do Porchat

Além dessa, tem uma outra onde ele está numa big sala de milionário e um cara chega com sacos e mais sacos de dinheiro, (o salário dele). Ele sorri, faz pouco caso e diz ao mensageiro pra mandar um daqueles sacos pra Xuxa, coitadinha...

(Se ele quiser, pode mandar um saco de dinheiro daqueles pra mim também, coitadinho...)

O programa parece que vai trazer um pouco de ar fresco às madrugadas da TV. Torço por ele e que seja feliz na Record.

Isso fará bem a toda a TV no Brasil.

SAM PRAN FRANT.

Publicado em 22/08/2016 às 06h46

Vendaval

Macacada Amiga da GiuPress!

Nem sei como a festa de encerramento das Olimpíadas foi possível, ontem.

Além do frio e da chuva, o mais grave foi o vendaval. Um forte e terrível vendaval que causou muitos estragos. Fiquei com um certo medo. Pensei logo nesses países que têm ciclones e tufões todos os anos. Meu Deus!

cristo e vento 231x300 Vendaval

Aqui em casa, felizmente, poucos estragos, mas, mesmo assim, várias telhas voaram. Lendo agora, vejo que em certos lugares, o vento atingiu 120km/h,  o que não é brincadeira, não.

Hoje aqui no Rio é feriado. Um feriado meio fajuto, mas é feriado. A intenção é evitar o caos com as milhares de pessoas que vão deixar a cidade hoje. Aeroportos abarrotados. Parece que, apesar da chuvinha que ainda cai, vai dar pra decolar. Parece não haver ventos fortes. Boa viagem a quem vai e bom trabalho a quem vai desmontar esse circo todo.

Finalmente, voltamos a ganhar no vôlei.

O encerramento foi uma cerimômia mais informal, prejudicada  pela chuva, mas nem por isso menos animada. Botamos os gringos pra sambar, no final.

Agora uma pausa para reorganizar a coisa toda porque já já começam as Paralimpíadas.

Vamos nos concentrar agora em colocar nosso Brasil pra frente. Vamos fazer a limpeza ética necessária para tirar do poder todos, todos os que atrasam nossa vida ao roubar nosso dinheiro.

De resto, tá um frio danado, uma garoinha fina e - pra mim - não tem feriado, não. Já já a rapaziada chega e nós vamos em frente na nossa obra - que eu espero terminar antes de fazer 97 anos.

SAM PRAN FRANT.

Publicado em 21/08/2016 às 07h27

Sunday

Macacada!

O última dia das Olimpíadas amanheceu bem chuvoso. Agora mesmo, olhando pela janela, vejo a chuva caindo. Tá até friozinho.

Ou seje, esse nosso day não terá nada de sun.

A Maratona que encerra os Jogos vai acontecer sob chuva - parece.

E o Brasil, finalmente, ganhou o Ouro Olímpico. Foi legal, o Brasil não jogou mal, mas não vi razão para achar que foi heróico ou sensacional. Foi nos pênaltis, já se apagando as luzes do Maraca. Não foi uma vitória acachapante daquelas de não deixar dúvidas. A rigor, qualquer dos dois times poderia ter levado o Ouro.

De todo modo, parabéns ao Brasil por conquistar o único título que faltava pra nossa Seleção.

E hoje temos o Vôlei. Eu vi o futebol, mas não vibrei demais e nem fiquei nervoso. O Vôlei eu quero demais que ganhe.

Outra coisa que eu queria demais era ter dormido mais tempo nesse domingão de chuva. Meus hábitos operários me despertaram cedinho pra ficar vendo a chuva cair.

A Babi, minha filha mais velha, disse que não aguenta mais ouvir o hino americano. Está incomodada ao ver os States levando quase tudo. Mostrei pra ela aquele meme que fala que as Olimpíadas são como o Descobrimento do Brasil, quando os gringos vieram e levaram todo o ouro embora.  Ela não achou graça...

Falando em americanos, agorinha mesmo vi um pedaço da entrevista do nadador-inventor de assalto. Ele pedindo desculpas, dizendo que errou, que é humano etc e tal. Parabéns pra ele, mas, cá entre nós, mesmo assim senti uma certa prepotência camuflada sob um olhar arrependido. Americano é arrogante até pedindo desculpas.

Quanto ao mais, nada demais.

A mesma água lá fora, o café esfriando na xícara e um domingo apenas começando.

SAM PRAN FRANT.

Publicado em 20/08/2016 às 08h34

Embromation de sábado

 

Macacada!

A Alemanhã já levou o Ouro no Futebol Feminino e hoje decide com o Brasil o Ouro Masculino.

Como disse o Juca Kfouri, a Alemanha é o país do futebol.

__________

Sensacional a vitória do Vôlei Masculino. Se repetirem a mesma atuação na decisão de amanhã, vai ser dificil tirar esse ouro do Brasil.

_________

Agora já se fala na festa de encerramento, no domingo. Haverá muito carnaval - ao que parece.

Será uma cerimônia mais modesta.

E é bom que segunda-feira chegue logo porque precisamos enfrentar nossas crises.

Aliás, segunda-feira, não. Terça. Aqui no Rio, segunda será feriado.

E segunda o Congresso ainda não funciona. Sexta também não.

SAM PRAN FRANT.

Publicado em 19/08/2016 às 06h30

As mentiras

 

Macacada Amiga da GiuPress!

Finalmente, e surpreendentemente, a Delegação Olímpica Americana emitiu nota pedindo desculpas pela farsa cometida por seus atletas.

Como imagino que todos saibam, um grupo de atletas americanos que saiu pra uma balada, quebrou banheiro de uma loja de conveniência, beberam adoidado, pegaram umas mina e, pra não sujar a moral com as esposas ou namoradas, inventaram um assalto. Ao comunicar esse falso assalto, os caras julgaram que tudo bem, aqui no Brasil isso é tão comum que vão acreditar na gente. Acontece que, hoje em dia, é fácil descobir as coisas. Tem câmera pra todo lado e é difícil que as coisas fiquem escondidas.

(Quer dizer: nossos políticos conseguem empurrar condenações ao infinito...)

Essa história olímpica me faz lembrar outra história real, antiga, acontecida com um cara lá em São Paulo que tinha aprontado a mesma coisa: saiu pra esbórnia e quando voltava pra casa, de madrugada, pensava no que diria para a esposa.

O cara, então, pensou o seguinte: vou entrar aqui no Hospital das Clínicas e dizer que estou com dor no peito. O médico vai me examinar, vai me dar um atestado e eu volto pra casa com uma boa explicação. E com a prova de que estive no hospital.

E, para a sorte dele, a mentira salvou sua vida. O médico examinou, depois pediu novo exame, mandou ele esperar, pediu outra coisa e voltou dizendo:

- O senhor vai ficar internado. Precisa ser operado com urgência. O senhor tá todo entupido.

Duas coisas curiosas nessa história:

Primeiro, a cara de pau do cidadão.

Segundo, um hospital que funciona.

Ah! E ainda há uma coisa em relação à história dos atletas americanos: um assalto que não houve, entre os milhares que acontecem de verdade aqui no Rio.

E a vida segue.

Francamente...

SAM PRAN FRANT.

Perfil

Giuseppe Oristanio é ator faz tempo. Devido a sua origem suburbana, desenvolveu múltiplas habilidades: ataca de pedreiro, encanador, cozinheiro, costureiro... E quando sobra tempo, procura não fazer nada porque, de todas as suas atividades, vagabundear é a que mais gosta. Fez faculdade de jornalismo, mas abandonou quase no fim por não lidar bem com a objetividade. Gosta de divagar, inventar, misturar realidade com ficção e gosta, principalmente, de se divertir. Nunca leve muito a sério o que ler por aqui. Pode ser mentira.

Leia mais

Publicidade

Galeria de fotos

Top 10 Comentaristas

  1. 1
    Giuseppe Oristanio13334 comentários
  2. 2
    clara2216 comentários
  3. 3
    goristanio1871 comentários
  4. 4
    DAGVAN MONTEIRO1708 comentários
  5. 5
    Janaina1623 comentários
  6. 6
    CARLOS999 comentários
  7. 7
    Raquel993 comentários
  8. 8
    clara759 comentários
  9. 9
    Vítor Antunes695 comentários
  10. 10
    Diva De Montalbán554 comentários

Últimos Vídeos

    Todos os Vídeos

    Arquivo

    agosto 2016
    D S T Q Q S S
    « jul    
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031  
    Home de Blogs +