1
fevereiro
03h39

Finalmente choveu aqui no meu pedaço.

O tempo nublado de agora dá uma amenizada na temperatura, mas ainda falta muita chuva, muita chuva pra contornar os problemas de água.

A coisa tá tão feia que até nossa Lagoa Rodrigo de Freitas está nos mostrando lugares que, até agora, sempre estiveram escondidos pela água.

lagoa 300x198 Nos tempos dos faraós

E o pessoal da birita alerta que até a cerveja é feita com água. Então...

__________________

OS DEZ MANDAMENTOS

20150122 140549 e1422752647962 168x300 Nos tempos dos faraós

Num momento de ensaio, tirei essa foto onde vemos, descosta, a linda Camila Rodrigues - que é bonita até descosta - e, lá em cima, sentado no trono, Sérgio Marone, o principe herdeiro, Ramsés. Na história, eles são amigos desde crianças e, parece, rola uma paixão de Ramsés por ela. Mas aí tem Moisés também na parada. Aquele rolo de amor, sabe como é, né?

Este cenário é a Sala do Trono. Pra você ter uma ideia, ele tem, pouco mais ou menos, mil metros quadrados. Ocupa um estúdio absolutamente inteiro, com seis colunas gigantescas de cada lado e uma porta de entrada que precisa de dois homens fortes para abrir. Lindo, lindo e gigante. Digno de um faraó.

Espalhe por aí:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • RSS
  • Netvibes
  • Digg
31
janeiro
08h05

20150112 084410 1 192x300 Linda

Macacada Amiga da GiuPress!

Essa é a linda e exuberante Camila Rodrigues, a Nefertari da novela OS DEZ MANDAMENTOS, que estamos gravando - e que estreia em breve na Record.

Camila, ou melhor, Nefertari é filha de Paser, o Sacerdote do Faraó. O italianinho aqui faz o Paser. O italianinho é pai de Nefertari, portanto.

Donde se conclui que, tanto na ficção quanto na vida real, o papai aqui tá bem de filhos. Todos muito caprichadinhos, graças a Deus!

Camila cortou seu lindo cabelão e, apesar disso, conseguiu ficar ainda mais bonita com essa cabelo meio Joãozinho.

Viva ela.

E não perca OS DEZ MANDAMENTOS. Vai ser sensacional e num ótimo horário.

SAM PRAN FRANT.

________________

 Linda

Finalmente, meu presente de amigo oculto chegou. Demorou, mas chegou. E valeu a pena esperar. Ganhei esse lindo boné do meu glorioso Santos Futebol Clube, meu time do coração desde pequenininho.

Minha amiga oculta, coitada, passou o maior perrengue pra fazer o presente chegar em minhas mãos. Trocou, quebrou, destrocou, remeteu, não chegou, reclamou, reclamou de novo, brigou, quase deu voz de prisão ao cidadão dos Correios etc e tal.

O fato é que chegou e eu to feliz.

Agradeço muito à Patricia e a seu filho lindo -  e mando beijos.

Só pra completar o assunto, vamos parabenizar os Correios pela eficiência. Todos os anos nosso estimado serviço postal obriga que nossa brincadeira de Natal só termine no Carnaval.

E a vida brasileira segue sempre dentro dessa competência absoluta.

Espalhe por aí:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • RSS
  • Netvibes
  • Digg
30
janeiro
06h36

 

 

A população carcerária no Brasil, que era a quarta maior do mundo, foi promovida ao terceiro posto, perdendo apenas para os States, que tem quase 2 milhões e 330 mil prisioneiros. Em segundo, vem a China, com 1 milhão e 700 mil encarcerados. O  Brasil ultrapassou a Rússia e agora é o terceiro país com maior número de presos: quase 716 mil estão sob custódia do Estado em nosso país.

Como dissemos ontem, a Suécia mandou encerrar as atividades de 4 de seus presídios por falta de presos. O país, hoje, possui pouco mais de 4 mil prisioneiros. Claro que a Suécia tem uma população muito menor que o Brasil, por exemplo. Segundo dados de 2011, o país tem 10 milhões de habitantes. Isso pode explicar muita coisa, mas não explica tudo. O estado de São Paulo, por exemplo, tem 44 milhões de habitantes e uma população carcerária de mais de 200 mil pessoas.

Num cálculo feito a grosso modo, para seguir a proporção de São Paulo, a Suécia deveria ter mais de 20 mil presos e não os 4 mil que existem hoje.

Quer dizer: a população carcerária também é uma medida do Indice de Desenvolvimento Humano de qualquer sociedade - ou deveria ser.

A quantidade de pessoas encarceradas mostra um pouco do caráter de uma sociedade. O campeão, os States, é reconhecidamente uma sociedade que gosta da guerra. Uma população armada. Sempre que há uma chance de levar alguma vantagem, os States vão se enfiar numa guerra fantasiada de defesa da liberdade.

A China é o que sabemos. Ou melhor, a China é tudo o que não conseguimos saber. Pujante economicamente às custas das mãos de ferro de um governo que subjulga seu povo, civil e economicamente.

E o Brasil?

O Brasil não tem tradição bélica e, felizmente, não vivemos num regime fechado, como a China.

No entanto, segundo dados oficiais, o Brasil quadruplicou sua população carcerária nos últimos vinte anos e - se continuar nessa proporção - mais 20 anos serão suficientes para ultrapassarmos os States. Seremos os primeirões.

E ter o maior número de presos não significa necessariamente sermos um país justo.

Na Suécia, ao que parece, vive-se mais relaxadamente. O pessoal não precisa tomar café se preocupando com o almoço e nenhum pai passa perrengue pra manter o filho na escola. Isso altera, e muito, o comportamento de todos. Por isso, menos presos e menos presídios.

Só para atualizar os dados, subiu para 19 o número de pessoas atingidas por balas perdidas no Rio, SÓ EM JANEIRO. Convenhamos: isso é guerra.

Como disse ontem, o Brasil ( e nós mesmos, brasileiros ) temos pouca vergonha na cara. O ladrão de galinha vai em cana sem dó nem piedade, mas quem tem dinheiro fica na rua, rindo da nossa cara.

Em tudo, o Brasil ainda tem muito o que avançar.

Estamos sempre com a bunda exposta por aí...

Espalhe por aí:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • RSS
  • Netvibes
  • Digg
29
janeiro
03h15

 

 Coisinha pra se pensar sobre nós mesmos, brasileiros:

Tristemente, somos obrigados a ter o Dia de Combate ao Trabalho Escravo. O que significa isso?

Significa que em vários recantos desse nosso enorme país existe gente pagando pra trabalhar e vivendo em condições subumanas. (Atenção, macacada: eu pesquisei e posso escrever dos dois jeitos, com ou sem hífem, tá?)

É aquela velha história da pessoa sem instrução que acredita em promessas de um tipo de gente do mal. O cara promete aos trabalhadores passagem de graça, casa e comida etc e tal. Depois joga os trabalhadores numa fazenda escondida no meio do mato, morando como bichos e sendo obrigados a comprar a comidinha na quitanda do próprio patrão, que vende pelo preço que quiser. Chega no final do mês, ao invés de receber, o traballhador tá devendo pro patrão. Aí ele é obrigado a ficar lá trabalhando e sempre pagando por isso. E vigiado para não fugir.

Todos os anos, dezenas, senão centenas de pessoas, são salvas dessa situação pela turma que luta contra o trabalho escravo.

Eu próprio já estive no Congresso Nacional várias vezes para conversar com autoridades  - e pressionar por uma ação que acabasse com esse absurdo em pleno Séc. XXI.

Tabalho Escravo 300x300 Situações

Muitas vezes o trabalho escravo se dá diante de nossos narizes. Vários imigrantes coreanos, bolivianos e de várias nacionalidades, trabalham em porões fétidos por mais de 18 horas por dia, sem sequer ver o sol, para ganhar um salário desumano.

E isso nas grandes cidades, como São Paulo, por exemplo.

Enquanto isso, a notícia que chega da Suécia é  a seguinte:

Governo fecha 4 presídios.

E a senhora, madame, pode até perguntar o porquê disso.

E a própria Suécia responde:

- Não temos presos pra colocar lá dentro, madame.

A Suécia possui pouco mais de 4 mil prisioneiros.

Amanhã eu falo sobre isso, só pra que a gente tenha uma ideia da situação.

SAM PRAN FRANT

_______________

Ah!

E pra não dizer que não falei de flores, quero dar os parabéns ao meu amigo Jerry Adriani que faz aniversário hoje.

O cara, além de ser famosão desde o tempo da Jovem Guarda, é gente fina pra chuchu e, segundo a nova geração, tem a voz do Renato Russo.

E eu esclareço, com toda a candura e com todo  respeito, que o Renato Russo é que tem a voz parecida com a do Jerry Adriani.

Só isso. De resto, os dois são geniais.

200px Jerry Adriani Situações

Já tenho um amor melhor que o seu

Espalhe por aí:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • RSS
  • Netvibes
  • Digg
28
janeiro
06h43

 

 

Ontem a GiuPress falou aqui sobre a mudança da capital do Brasil de Salvador para o  Rio de Janeiro, em 1763.

Hoje vamos falar sobre a Abertura dos Portos às nações amigas de Portugal.

abertura dos portos 300x175 Abertura dos portos

A história é mais ou menos essa:

Para fugir de Napoleão, D. João VI precisou que uma esquadra inglesa escoltasse seus navios para que chegassem em segurança em território brasileiro, em 1808. Já em Salvador, 4 dias após a chegada, D. João VI assina o Decreto de Abertura dos Portos, que funcionou como se fosse a abertura comercial instaurada pelo Collor em época bem mais recente.

Porém, e sempre tem um porém, esse Decreto fazia parte do acôrdo com a Inglaterra, que segurou a onda da fuga do Rei de Portugal para o Brasil.

- Nóis ajuda, mais nóis qué arguma coisa em troca...

Antes do acôrdo, toda mercadoria que se dirigisse ao Brasil tinha que passar pela alfândega portuguesa, o que dificultava a vida comercial dos paises e enchia a burra dos cofrinhos lusitanos.

O estreitamento das relações comerciais com a Inglaterra, entre outras coisas, marca, simbolicamente, o fim do periodo colonial, embora ainda fosse durar mais 14 anos, até a Independência.

***

calça 225x300 Abertura dos portos

Não sei porque, mas sempre tenho a impressão de que o Brasil vive com a bunda de fora...

Espalhe por aí:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • RSS
  • Netvibes
  • Digg
27
janeiro
06h40

 

 

 

Brasil colonia 297x300 Capitais

Essa era a divisão administrativa do Brasil em 1709, antes da mudança da capital para o Rio.  

Em 1763, a capital do Brasil Colônia muda-se de Salvador, na Bahia, para o Rio de Janeiro - onde permaneceu até a inauguração de  Brasilia, em 1961, pelo então Presidente Bossa Nova, Juscelino Kubitscheck.

Em 1763, o Brasil era predominantemente uma sociedade escravagista, movida quase que exclusivamente pelo cultivo da cana de açucar e a extração das vastas reservas de pedras preciosas que hoje estão nos cofres e em reservas econômicas de alguns países da Europa.

Apesar disso - e de seu vasto território - o Brasil manteve-se unido, falando a mesma língua até hoje, apesar de estar cercado por espanhóis por todos os lados.

A Capital do Brasil Colônia manteve-se no Rio mesmo após a Independência, em 1822.

Há duas versões  para a construção de Brasília e a mudança da capital para lá, e as duas são igualmente plausíveis: - a primeira, e oficial, nos diz que era preciso desbravar o interios do país, que concentrava muito da sua população na região costeira. Essa ocupação do interior traria desenvolvimento e garantiria a soberania nacional em terras até então desocupadas.

Outra versão que diz que, com a Capital numa região densamente povoada como já era o Rio nas décadas de 50 e 60, o PODER ficava muito vulnerável devido à proximidade com a população, suscetível a manifestações etc e tal. Com a capital lá no centro do país, era mais dificil atormentar o governo.

Seja por qual motivo for, Brasília se transformou na capital do Brasil e é lá, infelizmente, o centro nervoso de todas as mamatas, incompetências e maracutaias de que somos vítimas diariamente.

Só que agora a distância já não é motivo para dificultar nossas andanças. E é bom a rapaziada que controla nossa grana e nosso futuro ficar ligada pra não acabar tomando um crock na cachola.

SAM PRAN FRANT.

Espalhe por aí:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • RSS
  • Netvibes
  • Digg
26
janeiro
06h49

 

 

O tempo passa veloz, macacada!

Há pouco estávamos desejando feliz ano novo e, agora, caminhamos apressados para o final de janeiro.

O assunto agora é Carnaval, violência e falta de água. Carnaval aqui no Rio começa a dominar as rodinhas e o noticiário, mas, no resto do país, violência e falta d´água é assunto que se espalha.

A crise da água, que estava restrita a SP, alcançou o Rio e Minas. E, se a chuva não cair no lugar certo, vai atingir outros estados. Outro dia, um amigo comentou algo que me fez pensar: - " a gente tem tanta tecnologia, tantos meios....mas se a chuva não cair sobre a represa não tem água???"

É verdade.

São Paulo, ao mesmo tempo em que sofre com alagamentos, sofre com falta d´água. É meio que um contrassenso.

Quanto à violência, dei uma informação errada semana passada.

Só na semana passada 8 pessoas foram atingidas por balas perdidas aqui no Rio - e não 3 como havia dito. (E agora corrijo novamente: mais uma foi atingida ontem, então são 9).

Além dessas vítimas da violência entre gangues e entre as gangues e a Policia, temos também vítimas apenas da Polícia pelo Brasil afora.

A gente não pode ter medo da Polícia, mas tem. Sempre pode encontrar um policial mal preparado que resolve descontar na gente seus descontentamentos - ou sua prepotência.

Mas enfim, agora chegou o Carnaval, que é a coisa que importa.

Depois da folia a gente discute as coisas menos importantes...

SAM PRAN FRANT !

Espalhe por aí:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • RSS
  • Netvibes
  • Digg
25
janeiro
08h25
SP

 

 

SaoPaulo 300x197 SP

São Paulo é enorme, confusa, com um tráfego de enlouquecer e tantas outras dificuldades que nem dá pra enumerar.

Mas é também uma cidade com uma força de trabalho pujante e a locomotiva do país inteiro. Seus milhões de habitantes circulam pela cidade, pelas fábricas e escritórios, hospitais, levando o país adiante

São Paulo é a síntese do Brasil, abrigando gente do país inteiro.

E há os restaurantes. A toda hora e em qualquer lugar você pode comer qualquer tipo de comida - e comer bem.

Só quem mora fora de SP é que consegue dar valor a um nível de competência raramente encontrado em outro lugar do país.

Paradoxalmente, SP é uma cidade que sufoca - mas que te faz respirar as novidades do mundo todo.

São Paulo já não é mais uma metrópole, é megalópole como poucas no mundo.

Salve SP em seu aniversário.

E, literalmente, SALVEM São Paulo todos os dias porque a cidade precisa de carinho de sua população - e, assim como todo o resto do país, precisa de administradores competentes.

 

Tema de São Paulo - Amanhecendo

Espalhe por aí:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • RSS
  • Netvibes
  • Digg
24
janeiro
07h15

 

 

Rafa 300x198 Esperança

Foram presos, ontem, pai e filho, ambos envolvidos no atropelamento e morte do Rafa. Lá se vão 4 anos e meio desde a tragédia e, agora, as prisões acendem uma chama de esperança na eficácia da Justiça.

O mais aterrador no caso foi a participação do pai. Não bastasse o filho ter disputado um racha numa via interditada, a mil por hora, causando a morte de um garoto, vem ainda o pai e, ao invés de tomar as melhores atitudes, resolve subornar os guardas para livrar o filho das consequências de sua irresponsabilidade.

Nossa sociedade está doente, muitas vezes, desde o núcleo familiar. Em certos casos, há uma inversão de valores que torna tudo muito assustador.

O pai pegou uma pena maior do que o filho. E é justo.

Que pai é esse que considera que pode assumir o comando dos acontecimentos, subornar os guardas oferecendo 10 mil reais, sumir com o carro do local e mandar imediatamente para o conserto para camuflar as provas do crime. Sim, foi um crime. Crime agravado pela presença nefasta desse pai.

O que se pode esperar de um garoto criado por um pai que pensa dessa maneira - que ensina seu filho que ele pode estar acima da Lei?

Que sinais ele dá ao filho? Que ele pode fazer o que quiser e dane-se o resto. Matou alguém, meu filho? Relaxa que o papai resolve isso...

Esse mundo está de cabeça pra baixo.

Falta água, falta energia, mas falta, sobretudo, vergonha na cara.

Essas prisões tentam restabelecer a esperança na Justiça. E a justiça deve alcançar todos os casos que acontecem diariamente.

Só este mês, 3 crianças foram atingidas no Rio por balas perdidas. Duas morreram e uma está em estado grave.

Em Floripa, um garoto surfista foi assassinado por um policial à queima-roupa apenas porque nosso defensor da lei ficou contrariado.

Nem dá pra enumerar as atrocidades que acontecem em nossas cidades.

Políticos corruptos,  policiais corruptos e uma fatia grande de cidadãos que resolvem livrar a cara de si próprios corrompendo a Lei. Claro, porque só há corruptos porque existem os corruptores.

Essa nossa sociedade está muito doente.

Espalhe por aí:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • RSS
  • Netvibes
  • Digg
23
janeiro
07h44

 

Marques de sapucai Sapucaí

O dia hoje amanheceu nublado e um pouco mais fresco devido às chuvas de ontem.

Para hoje ainda temos previsão de chuvas e a temperatura atingirá a máxima de 32 graus. Se comparado aos últimos dias, teremos quase frio. 

Com a proximidade do Carnaval, hoje achei aqui uma informação curiosa sobre o Marquês de Sapucaí.

Sabemos todos que o Sambódromo carioca fica na Marquês de Sapucaí, mas eu não sabia quem tinha sido o tal Marquês - e ele foi político brasileiro, foi Ministro da Fazenda, da Justiça,  fez e aconteceu nas décadas anteriores à Proclamação da República.

Foi nomeado Mestre em Literatura pelo então herdeiro do trono, D. Pedro II, e cuidou da educação da Princesa Isabel;

Foi dele  a ideia de chamar todos os políticos de Sua Excelência.

Vamos combinar que, do jeito que a coisa anda, essa nossa classe política de Excelência não tem nada, não é verdade?

De todo modo, o Marquês de Sapucaí está eternizado na boca da rapaziada como a rua por onde a macacada toda chacoalha o esqueleto no Carnaval.

 

__________________

Silvio Santos vem aí!

Silvio Santos 296x300 Sapucaí

Realmente ele é único e pode tudo.

Agora: francamente...

Espalhe por aí:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • RSS
  • Netvibes
  • Digg
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com