- Helder Maldonado - http://entretenimento.r7.com/blogs/helder-maldonado -

Michael Alago: o cara que descobriu o Metallica e recuperou a carreira de Nina Simone

Posted By hcavalcante On 16/09/2017 @ 00:10 In Uncategorized | No Comments

michael alago james hetfield Michael Alago: o cara que descobriu o Metallica e recuperou a carreira de Nina Simone [1]

Disponível na Netflix, o documentário Who The Fu** Is That Guy retrata a trajetória de Michael Alago, importante produtor e diretor artístico dos anos 80.

Mais conhecido nos bastidores da música americana, o profissional teve um papel crucial na descoberta de bandas novas de heavy metal, além de apostar no resgate de carreiras.

Proveniente de uma família Porto Riquenha, Alago cresceu no Brooklyn, na Nova York do fim dos anos 70 e início dos 80. Esse período ficou conhecido como a época mais barra pesada da cidade e com o maior índice de assassinatos na história.

Mas foi em meio a esse caos que também toda uma cena de músicos e artistas surgiu na região. Bares, teatros e casas de shows lendárias, como Max Kansas City e CBGBs, não existiriam sem que a cidade vivesse esse momento tão conturbado e ao mesmo tempo extremamente criativo.

Inicialmente um mero espectador, aos poucos Alago foi se envolvendo profissionalmente com o circuito. Primeiro, como assistente no Ritz, onde ajudou a escalar artistas para se apresentar e descobrir novos talentos.

E depois como diretor artístico na Electra Records. Foi por lá que ele talvez tenha realizado o maior feito da vida: a contratação e descoberta da banda Metallica. Ele ouviu o grupo californiano através de uma fita K7 demo que chegou em suas mãos. E a partir dali, não teve dúvidas: era o que a gravadora precisava no momento.

19466666 2036963683194295 3043161340366740495 o Michael Alago: o cara que descobriu o Metallica e recuperou a carreira de Nina Simone [2]

No entanto, essa aproximação de Alago com o metal não foi sempre tranquila. Afinal, trata-se até hoje de um gênero bastante homofóbico. E os músicos não compreendiam como um gay porto riquenho poderia ter interesse neles e na música que faziam. Não à toa o documentário se chama: Quem é esse cara?

Mas aos poucos e provando que entendia bastante de rock, Alago provou que sabia farejar o próximo grande ícone. Foi responsabilidade dele também descobrir bandas como White Zombie, que contratou quando já havia se mudado para a Atlantic Records.

Foi na nova casa também que ele apostou em algo que ninguém mais teria coragem naquele momento: recuperar a carreira da lendária Nina Simone.

Considerada "acabada" pela grande mídia e pela indústria, Simone recebeu a chance de gravar novamente e, com o sucesso da turnê que se seguiu, provou que Alago tinha razão na sua aposta. Esse resgate garantiu a Simone mais dez anos de fama, A Single Woman virou hit e a recuperação do prestígio perdido resultou na redescoberta dessa lenda do jazz.

Em declarações durante o documentário, Alago é elogiado por gente que não costuma falar bem de ninguém gratuitamente, como James Hetfield e Lars Ulrich, ambos do Metallica.

Mas ao mesmo tempo que tinha controle do seu talento para farejar o sucesso, Alago tinha total descontrole da própria vida pessoal. Como um personagem que viveu intensamente os anos 80, Alago seguiu à risca a trinca sexo, drogas e rock'n roll. Depoimentos de amigos mostram que ele passava dias "virado", apenas bebendo e cheirando cocaína.

Por se expôr ao sexo sem proteção, ele descobriu no fim dos anos 90 que também era portador do vírus HIV. No filme, ele conta que no auge do sucesso como profissional de gravadoras, nos 80, era comum andar pelas "áreas gays" de Nova York e atender telefonemas em orelhões.

Geralmente, isso era um sinal de alguém que tinha visto a pessoa da janela e gostado. Então, quem atendia recebia o convite para subir ao apartamento e ter uma relação rápida e sem compromisso. Alago, claro, teve algumas experiências do tipo, como a maioria dos homossexuais que viviam a noite de Nova York dos anos 80.

5953cadc7ecf238feb9c88f7dfad3702 original Michael Alago: o cara que descobriu o Metallica e recuperou a carreira de Nina Simone [3]

A doença mudou completamente a vida dele. Após quase morrer e definhar fisicamente, Alago teve a feliz coincidência dos coquetéis começarem a se popularizar no fim dos anos 90, o que salvou sua vida. E na sequência, ele deu um destino completamente diferente para sua atuação profissional.

Michael Alago deixou de ser profissional da indústria para se tornar um fotógrafo profissional especializado em retratar homens gays musculosos na rua (o que para ele é o tipo físico mais atraente que existe). Essa escolha é até natural, já que desde adolescente ele não andava sem uma câmera na mão, o que ajudou a eternizar momentos ao lado de gente como Bono Vox ainda no início da carreira.

O filme também reúne depoimentos de Jason Newstead, Kirk Hammet, John Lydon, Rob Zombie, além de profissionais da indústria, amigos de e familiares. Basicamente, uma pequena parcela da cultura pop não existiria sem ele. E se existisse, talvez seria bem diferente.

  [4]
  [5]

Article printed from Helder Maldonado: http://entretenimento.r7.com/blogs/helder-maldonado

URL to article: http://entretenimento.r7.com/blogs/helder-maldonado/2017/09/16/michael-alago-o-cara-que-descobriu-o-metallica-e-recuperou-a-carreira-de-nina-simone/

URLs in this post:

[1] Image: http://entretenimento.r7.com/blogs/helder-maldonado/files/2017/09/michael-alago-james-hetfield.jpg

[2] Image: http://entretenimento.r7.com/blogs/helder-maldonado/files/2017/09/19466666_2036963683194295_3043161340366740495_o.jpg

[3] Image: http://entretenimento.r7.com/blogs/helder-maldonado/files/2017/09/5953cadc7ecf238feb9c88f7dfad3702_original.jpg

[4]  : http://entretenimento.r7.com/blogs/helder-maldonado http://entretenimento.r7.com/blogs/helder-maldonado/2017/09/16/michael-alago-o-cara-que-descobriu-o-metallica-e-recuperou-a-carreira-de-nina-simone//emailpopup

[5]  : http://entretenimento.r7.com/blogs/helder-maldonado http://entretenimento.r7.com/blogs/helder-maldonado/2017/09/16/michael-alago-o-cara-que-descobriu-o-metallica-e-recuperou-a-carreira-de-nina-simone//print

Copyright © 2016 Blog Helder Maldonado. All rights reserved.