elton john Com streaming, Bieber e Drake podem superar números de Elton John e Beatles

Desde 2015, a execução de músicas nas plataformas de streaming passou a ser contabilizada pela The Official Charts Company (OCC), no Reino Unido.

Além de oficializar essa mídia como uma forma nova e legítima de consumo de música, essa proposta também monitora o impacto do sucesso de artistas como Drake, Ed Sheeran e Justin Bieber.

Surgidos numa época em que quase não há mais consumo de mídias físicas, o sucesso deles sempre era questionado e comparado com os grandes vendedores de discos do passado, como Elton John, Beatles e Michael Jackson, por exemplo.

Para fazer esse comparativo, cada 1oo streamings passa a valer como a venda de um single físico.

O presidente-executivo da Official Charts Company, Martin Talbot, esclareceu a medida em entrevista ao The Guardian. "Claramente, as vendas hoje não são o que foram no ano passado, porque as pessoas estão se movendo para esta nova forma de consumo. Por isso, será cada vez mais difícil vender fisicamente um milhão de cópias; talvez nunca mais vejamos isso. Mas se você contar fluxos do streaming, isso nos permite examinar corretamente quem são os ícones e grandes artistas de hoje", comentou.

Dessa maneira, num futuro próximo, alguma música terá chance de superar sucessos estrondosos do passado, como About The Way You Look Tonight, de Elton John, que teve 5 milhões de singles vendidos.

Um exemplo é One Dance, de Drake. A faixa vendeu apenas 553.973 cópias físicas, mas atingiu o equivalente a 1,8 milhões de cópias, se for levado em contar os dados de transmissão em fluxo contínuo no streaming.

Talbot acredita que os cantores atuais têm muito potencial para superar os hitmakers antigos, já que apenas 1% da população tem acesso ao streaming em 2017.

"Já é incrivelmente popular, mas até agora só está sendo acessado por cerca de 1% da população global, o que lhe dá um indicador de quão enorme pode ser em alguns anos. Estou quase certo de que chegará um momento em que algo será transmitido tantas vezes que vai superar a Candle in the Wind", finaliza.