- Helder Maldonado - http://entretenimento.r7.com/blogs/helder-maldonado -

John Mayer está para o blues como Luan Santana está para o sertanejo

Posted By hcavalcante On 19/10/2017 @ 01:00 In Uncategorized | 2 Comments

rs 194222 140650247 John Mayer está para o blues como Luan Santana está para o sertanejo [1]

John Mayer se apresenta em São Paulo (18), Belo Horizonte (20), Curitiba (22), Porto Alegre (24) e Rio de Janeiro (27). Os ingressos estão quase todos esgotados, apesar dos preços questionáveis de sempre.

Aos 40 anos, o músico chega por aqui com status de ser um dos americanos que ainda mantém o blues vivo. Mas uma ouvida rápida e superficial dos principais hits dele deixa claro que ele está para o blues, como Luan Santana está para o sertanejo.

Basicamente, a carreira de Mayer foi construída em cima de músicas pop radiofônica e açucaradas de fácil consumo. Em outras palavras: easy listening, muzak ou sucessos perfeitos para serem incluídos nas trilhas sonoras internacionais das novelas e nas rádios ambiente de supermercados e lojas de departamento.

A mesma linha seguida por gente como Dave Matthews e James Blunt. Não são músicos necessariamente ruins. Mas são tão pouco surpreendentes que até cansam.

Mas Mayer foi além desses. Ele também quis vender no pacote do blueseiro o perfil de ser um compositor sensível e que entende a alma feminina em suas letras. Durante uns dez anos, isso até funcionou. Principalmente com o músico se relacionando com as mulheres mais cobiçadas do pop, como Taylor Swift e Katy Perry.

Mas quando ele deu uma entrevista dizendo que seu órgão sexual era um supremacista branco, a máscara caiu. Mas só entre ativistas do feminismo e do movimento negro. Para o fã clube, um desgosto inicial e discordância. Mas, sinceramente, pouco abalou a fama dele.

Apesar de só reproduzir conceitos do "blues adulto contemporâneo" que gente como Eric Clapton já fez de forma mais bem sucedida nos anos 80 e 90, Mayer goza de certo prestígio até mesmo entre blueseiros antigos.

O próprio Clapton já tocou ao lado dele, assim como B.B. King.

Esse reconhecimento por parte de nomes consagrados fez com que ele mostrasse que poderia ter ido além como artista se tivesse seguido o caminho do disco Continuum (2006). Nesse álbum, ele não fica preso ao blues pop e abre espaço para o soul e o funk, sem que isso o tornasse em um artista hermético. E verdade seja dita: ali ele mostra o quanto é um bom guitarrista.

Porém, essa é uma tática comum entre artistas mais pop: sempre que seu talento for questionado, lance um disco que cale ou afague os críticos. E depois continue sua trajetória. Às vezes dá certo, como deu com Mayer. Após esse disco ele foi respeitado não só por músicos, mas por críticos e não perdeu nenhum fã por ter "ousado".

Mas desde então, quase nada que Mayer faz sai da zona de conforto. Foi só um parênteses mesmo. E ele continuou o caminho de perdígio do blues que nunca tocou blues mesmo.

O problema é que esse papel de salvador de um gênero é falso e não condiz com o que se espera de música pop. Isso porque estilo nenhum está precisando ser salvo, já que a cultura pop evolui, se transforma ou recicla o que é sucesso certeiro (caso do próprio Mayer).

Esse discurso só serve para atender a demanda reprimida de ouvintes que não conseguiram se adaptar ao que é feito na atualidade. E é esse o nicho que Mayer soube explorar melhor que outros músicos da sua geração, como John Legend e Ben Harper.

Portanto, não espere mais novidades de Mayer. Se ele puder reciclar e explorar o quanto puder a sonoridade Antena 1 do pop rock blueseiro, ele fará eternamente. E nada vai mudar a aceitação dele daqui por diante. Mayer tem um status que não será abalado nem pelas desastrosas opiniões que dá. Nem pelas roupas duvidosas que usa. E nem por críticas sobre sua acomodação enquanto músico que tem recursos para ir além.

 

 

 

  [2]
  [3]

Article printed from Helder Maldonado: http://entretenimento.r7.com/blogs/helder-maldonado

URL to article: http://entretenimento.r7.com/blogs/helder-maldonado/2017/10/19/john-mayer-esta-para-o-blues-como-luan-santana-esta-para-o-sertanejo/

URLs in this post:

[1] Image: http://entretenimento.r7.com/blogs/helder-maldonado/files/2017/10/rs-194222-140650247.jpg

[2]  : http://entretenimento.r7.com/blogs/helder-maldonado http://entretenimento.r7.com/blogs/helder-maldonado/2017/10/19/john-mayer-esta-para-o-blues-como-luan-santana-esta-para-o-sertanejo//emailpopup

[3]  : http://entretenimento.r7.com/blogs/helder-maldonado http://entretenimento.r7.com/blogs/helder-maldonado/2017/10/19/john-mayer-esta-para-o-blues-como-luan-santana-esta-para-o-sertanejo//print

Copyright © 2016 Blog Helder Maldonado. All rights reserved.