capa do single lacradora de claudia leitte 1512313803382 v2 900x506 Lacradora: ta aí algo que Claudia Leitte passa longe de ser

Ninguém pode acusar Claudia Leitte de não ser esforçada. E também de ser forçada. Porque nada que ela produz soa com naturalidade desde que saiu do Babado Novo, há dez anos.

A tentativa dela de ser uma unanimidade do pop brasileiro como Ivete ou Anitta beira às raias do artificialismo e nem ela deve ficar convencida de que tá no caminho certo. Sério.

E agora tudo isso atingiu um nível ainda  mais absurdo. Em parceria com Maiara e Maraisa, a cantora acaba de lançar a música Lacradora, com letra repleta de termos usados pela comunidade GLBT e por integrantes do movimento feminista. O que não condiz muito com uma cantora que já disse que não tinha nada contra gays, mas preferia que o filho fosse "macho".

E não é só isso. Até mesmo nesse recorte específico, esses termos já perderam o prazo de validade e hoje são usados mais de maneira irônica do que séria. É o típico caso de gírias que são empregadas com tanta frequência que saturam e ficam caricatas.

Agora imagina só várias delas dentro de uma mesma música? E pior: de uma música da Claudia Leitte, que tenta a todo ser aceita pelo rolê desconstruidão, mas falha e não é abraçada nem pelo público mais conservador, que também prefere Ivete, Anitta, Simone e Simaria e Marília Mendonça.

Não à toa, ela uniu todas as tribos contra si e virou trend topic no Twitter na segunda-feira (4), quando anunciou o lançamento do single. Os usuários da rede social basicamente ironizaram a tentativa dela de parecer antenada e avisaram que a cantora está atrasada em pelo menos cinco anos sobre o tema lacração (um exagero, mas pelo menos dois anos tá, sim).

O que mais impressiona é que Claudia Leitte tem recursos técnicos e financeiros para ir além. Mas nunca conseguiu ser unanimidade como "diva do axé", apesar do relativo sucesso atingido em alguns momentos da carreira e de ter se tornado uma das mais bem pagas garotas propagandas do País.

Aliás, o caso de Claudia prova que as redes sociais fizeram alguns famosos perceber que não são assim tão queridos no imaginário coletivo. Se antes não tínhamos um termômetro tão bom para saber o que o público de fato pensa sobre artistas que estão na TV a todo momento, agora temos certeza que nem sempre essa exposição garante aceitação por parte das pessoas. É só ver como algumas unanimidades da mídia são rejeitadas pelos leitores e telespectadores. E nenhum exemplo é melhor para comprovar isso do que Claudinha.

Letra de Lacradora

Make ok, salto ok
Cabelo também
Tamo na luta!
Sorriso e amor próprio já ajudam

Tudo bem
Hoje tem
Look bafo
Autoestima lá no alto
Eu não sou fácil
Eu nunca prestei

Eu dou trabalho mesmo
Quem disse que eu sou santa?
Tá procurando paz
Namore a pomba branca
Não provoca, não
E viva a curtição!

Copo na mão
E as inimigas no chão
Copo na mão
E as inimigas no chão
Claudinha lacradora
Dando nas recalcadas
Enquanto a gente brinda
Elas tomam pisão

Provoco o seu desejo
O meu jeito maluca
Lá vem chuva de lacre
Prepara o guarda-chuva!
Muita fechação
E viva a curtição

Brinda, lacradora, brinda aê!
Ninguém vai me parar, eu vou continuar
Brinda, lacradora, brinda aê!
Eu vou viver aquilo que eu sempre quis
Brinda, lacradora, brinda aê!
Espere a contagem pra fazer o brinde
Brinda, lacradora, brinda aê!
Saúde às lacradoras do país
Cheers!

Copo na mão
E as inimigas no chão
Copo na mão
E as inimigas no chão
Maiara e Maraisa
Dando nas recalcadas
Enquanto a gente brinda
Elas tomam pisão