hans Globo afasta Hans Donner de vinhetas e aberturas

Hans Donner dirigindo sua criação, Globeleza (Valéria Valenssa)

A Globo lançou nesta segunda-feira (4) a nova vinheta da Globeleza. A edição 2016 da tradicional vinheta de carnaval da emissora, ao contrário de outras edições, não conta com efeitos de computação gráfica. Então, onde foi parar o mago dos efeitos especiais, o alemão Hans Donner?

Hans Donner foi afastado de algumas funções na Globo, entre elas, a concepção e produção de vinhetas e aberturas de programas da emissora. O afastamento foi gradual.

Segundo a própria emissora, Hans, que criou o famoso logotipo do canal e é pai de aberturas históricas do canal, agora só se dedica a marca 'Globo'.

Desde 2012, Hans Donner não cuida mais de uma das suas principais criações, a vinheta da Globeleza. A mulher do guru do design da emissora, Valéria Valenssa, foi afastada do cargo de musa do carnaval da Globo em 2005, após quase 15 anos sambando na telinha.

O diretor da Globeleza agora é Alex Romano. A atual vinheta, protagonizada por Erika Moura, de 23 anos, demorou 20 horas para ser produzida, desde o início da maquiagem até o fim da gravação. Durante a pintura, seis especialistas em maquiagem artística ficou dedicada exclusivamente à caracterização da personagem.

Procurada, a Globo diz que Hans Donner se mistura à identidade da Globo, e que seu talento se reflete no design que a marca carrega até hoje. O canal diz que as vinhetas e aberturas de seus programa são criadas por uma equipe que bebeu diretamente da fonte do designer alemão.

Hans Donner, que gosta de contar que criou o famoso logotipo da Globo em um guardanapo de papel, chegou à emissora em 1974 e criou grandes aberturas como as do "Fantástico".

Ele praticamente introduziu o designer gráfico na emissora, sendo responsável por aberturas e vinhetas de programas e novelas como: "Avenida Brasil", "Guerra dos Sexos", "O Canto da Sereia", "O Clone", "Viva o Gordo" e "O Dono do Mundo".

erika Globo afasta Hans Donner de vinhetas e aberturas

Erika Moura é a Globeleza 2016, sem efeitos especiais

http://r7.com/KgM1