vati Vatileaks: Escândalos no Vaticano vão virar série de TV

O grupo italiano Leone Film adquiriu direitos de uma série de livros do jornalista investigativo italiano Gianluigi Nuzzi para desenvolver uma série de TV baseada nos chamados escândalos Vatileaks, que recentemente expuseram corrupção e má gestão no Vaticano .

Os livros de Nuzzi incluem "Sua Santidade: Os papéis secretos de Bento XVI", baseado em documentos vazados pelo mordomo do papa Bento, Paolo Gabriele, e "Mercadores no Templo", também baseado em documentos confidenciais, que descreve episódios mais recentes de ganância e mal-estar moral e as tentativas internas de sabotar a repressão do Papa Francisco.

Os relatórios de Nuzzi levaram à detenção de várias de suas fontes pelas autoridades vaticanas.

A série vai começar retratando o trabalho de um grupo de especialistas contratados pelo Vaticano para realizar investigações internas e auditorias para o papa.

Só para lembrar, o "Vatileaks" é um escândalo envolvendo documentos secretos que vazaram do Vaticano, que revelam a existência de uma ampla rede de corrupção, nepotismo e favoritismo relacionados com contratos a preços inflacionados com os seus parceiros italianos.

O escândalo veio à tona em janeiro de 2012, pelas mãos do jornalista italiano Gianluigi Nuzzi.

Segundo o jornal italiano La Repubblica, o escândalo influenciou a renúncia do papa Bento XVI, em fevereiro de 2013.

O mordomo dedo-duro, Paolo Gabriele, chegou a condenado a três anos de reclusão, mas acabou recebendo um indulto do Papa Bento XVI .

A série, que começa a ser produzida neste ano, deve estrear em 2018 e está na mira de grandes grupos como HBO e Netflix.

http://r7.com/Jmz8