“A mais vil de todas as necessidades – a da consciência, a da confissão. É a necessidade da alma de ser exterior.
Confessa, sim; mas confessa o que não sentes. Livra a tua alma, sim, do peso dos seus segredos, dizendo-os; mas ainda bem que os segredos que dizes, nunca os tenhas dito. Mente a ti próprio antes de dizeres essa verdade. Exprimir é sempre errar. Sê consciente: exprimir seja, para ti, mentir."

fernandopessoa livro À beleza das personalidades literárias de Fernando Pessoa

Os amantes da literatura e da poesia de Fernando António Nogueira Pessoa, mais conhecido como Fernando Pessoa (1888-1935), o mais universal poeta português, acabam de ganhar uma obra e tanto.

Fernando Pessoa – Livro (s) do Desassossego é assinado por ninguém menos que Teresa Rita Lopes, professora Catedrática de Literaturas Comparadas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desde 1979, e uma das mais importantes estudiosas de Pessoa. Só isso dá a esta obra a necessidade essencial da leitura.

Teresa Rita, em sua investigação pessoana, descobriu várias personalidades literárias  no trabalho de Pessoa. Neste livro, ela nos revela três outros personagens, um semi-heterônimo e mais dois lançados a partir do primeiro (Vicente Guedes, Barão de Teive e Bernardo Soares - três autores individualizados em suas personalidades e estética).

É uma obra-prima. Tenha-o!

fernandopessoa1 À beleza das personalidades literárias de Fernando Pessoa

Fernando Pessoa – Livro (s) do Desassossego
480 páginas
R$ 65
Global Editora