Por Dois Mil Anos é a obra mais conhecida de Mihail Sebastian, figura importante da literatura romena do século 20. Nascido Iosif Hechter, em 1907, é autor de ensaios, romances e peças de teatro, e fez parte de um influente círculo de intelectuais romenos que incluía Mircea Eliade, Eugene Ionesco e Emil Cioran.
O protagonista do livro é um jovem judeu cujo nome jamais é mencionado, e que registra seu contato com diferentes facetas da sociedade romena ao longo dos anos, naquilo que chama de “um tempo de espasmo” – o período entreguerras que testemunhou a ascensão do fascismo e colocou em xeque a intelectualidade europeia.
Da universidade, onde tentava passar despercebido pelos grupos de agressores antissemitas, à vida profissional adulta, o protagonista convive e conversa com reacionários, revolucionários, fanáticos e libertinos, sem jamais se identificar com nenhum grupo particular. Mas isso não o impede de perceber que nem amizades de longa data nem um esforço de assimilação o protegem de ser visto como um pária.
A obra discute sobre o lugar do povo judeu e sua cultura no mundo, num texto que fica entre especulação filosófica e ficção narrativa. Tradução direta do romeno.
Por Dois Mil Anos
Tradução de Eugenia Flavian
352 páginas
R$ 59
Editora Amarilys
"Clássico romeno chega ao Brasil pela primeira vez"
15 de August de 2017 às 14:03 - Postado por ligia braslauskas
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.