“Devo confessar que escrever a vida e obra de Paulo tem uma outra dimensão, a de dificuldade de acesso a tudo que ele fez e escreveu ou dele se disse e escreveu. Difícil porque Paulo foi pródigo em produzir e magnânimo em distribuir os seus trabalhos e praticar sua práxis transformadora. Assim, recolhê-los não vem sendo tarefa fácil, mesmo que venha recebendo algum material, cartas, fotografias, documentos e outros escritos de pessoas que entendem que para perpetuá-lo como um agente de transformação da sociedade é preciso conhecê-lo melhor divulgando a sua obra. Difícil, não. Impossível recolher tudo o que ele fez e disse e mais ainda o que se faz em torno de suas ideias e práxis diante da repercussão sempre crescente do que ele disse e fez nos seus 75 anos de vida.”

Nesta biografia do Patrono da Educação brasileira, a educadora Ana Maria Araújo Freire oferece uma visão única sobre a vida, a obra e o legado de Paulo Freire. Publicado originalmente em 2005, o livro foi atualizado e ganhou um encarte que reúne manuscritos de poemas de Freire, além de ilustrações relacionadas ao trabalho do educador.

Desde a infância em Recife até a maturidade em São Paulo, o livro apresenta  a trajetória de um dos pensadores mais respeitados internacionalmente.

A família, os amigos, os educandos, a participação política, nada escapa a essa biografia, que conta com fotos e documentos inéditos, além de algumas das fichas de cultura, centrais para o Método de Alfabetização Paulo Freire, desenhadas por Francisco Brennand.

freire Patrono da Educação, Paulo Freire volta em biografia atualizada

Paulo Freire: Uma História de Vida
592 páginas
R$ 97,90
Editora Paz&Terra

Para assistir