Atualmente discute-se bastante o papel da família na sociedade, em especial na busca de uma sociedade mais harmônica e feliz. Mas isso seria possível num mundo em que as pessoas se divorciam cada vez mais ou se resignam em um casamento que não contribui para a sua felicidade?

O livro Amar e Ser Livre, de Sri Prem Baba, mestre espiritual fundador do movimento global Awaken Love, propõe uma análise dos relacionamentos sob uma nova perspectiva, segundo a qual a liberdade deve andar lado a lado com o amor, sendo a família um exercício para a busca da verdadeira espiritualidade.

Segundo ele, para vivermos relacionamentos plenos e construtivos, é preciso, antes de tudo, que entremos em contato com a nossa essência, reprimida por toda a nossa vida de modo que acabamos por desenvolver um “círculo vicioso do sadomasoquismo”, o que nos aproxima, ainda que inconscientemente, de situações que causam sofrimento, sempre buscando colocar a culpa de nossa tristeza em alguém, seja no parceiro, no governo ou até em Deus .

Ele enfatiza a importância de nos responsabilizarmos por nossas ações, fazendo um minucioso inventário de nossas insatisfações, buscando verificar os padrões negativos que insistimos e repetir.  Além disso, ele explora a relação entre o leitor e os seus familiares, em especial com os pais, de modo a curar e dar novo significado ao conceito de família e nascimento.

Agora já mais cientes de nossos próprios desejos e carências, podemos analisar nosso relacionamento com o parceiro, os motivos que deram origem a essa conexão e de que forma aquela relação pode ser construtiva ou destrutiva para os envolvidos. Neste ponto, o autor ainda trata da relação entre a espiritualidade e sexualidade, no seu entender uma das nossas forças mais poderosas, mas que na maioria das vezes acaba sendo usada de forma distorcida, na luxúria ou na sua repressão.

Por fim, o autor aborda as maiores dificuldades encontradas para a construção e a manutenção de um relacionamento saudável e gratificante, mesmo quando o desejo sexual não está tão forte, o mesmo procurando os motivos para alguém estar sozinho.

Em suma, o livro vai além da proposta de amor e liberdade, e convida o leitor a um mergulho no autoconhecimento e a enxergar a relação e o outro por um novo prisma, de modo que as relações passem de um conflito ou comodidade para a um verdadeiro caminho de crescimento espiritual, criando uma sociedade mais harmônica, menos voltada a dominar e subjugar o outro e sim torná-lo um companheiro na evolução espiritual.

Texto de Carla Zanon

amar Sri Prem Baba: autoconhecimento é o caminho para a liberdade

 

Amar e Ser Livre
176 páginas
R$ 24,90
Editora HarperCollins