Publicado em 20/06/2012 às 06:24

Who the hell is Tiziano Ferro?

TizianoFerro Who the hell is Tiziano Ferro?

Confissão: às vezes recebo discos e não faço a mais pálida ideia da importância do artista para o público. Como Tiziano Ferro.

Não sei, ele fica fora do meu radar, então fico com a curiosidade e pergunto a amigos: por que raios um cara que não me chama a atenção em nada desperta esse fanatismo em você?

Fiz essa pergunta para minha amiga Lelê (@alesie) já que um dos highlights da viagem recente dela para Europa foi para ver o Tiziano em questão. Segue abaixo o que ela responde à pergunta.

"Eu sou uma fã nova do Tiziano Ferro. Nova, assim, relativamente. De três anos pra cá é que comecei a prestar atenção nele, em coisas além de 'Imbranato', que era aquele melô-grudento da novela 'Mulheres Apaixonadas', do Padre Pedro, vocês lembram? Então. Eu tinha meio que raivinha, até.

Mas aí em 2010 eu comecei a prestar atenção e me apaixonei pelas letras. O Tiziano tem aquela coisa de transpirar paixão, típica dos cantores italianos, mas mesclada com uma verdadeira capacidade de escrever poesia boa. O texto dele é incrível, forte, lírico e realmente BOM, no nível linguístico da coisa. Ele é um talento.

E foi em 2010 mesmo que ele fez o que ninguém esperava: saiu do armário. Tiziano se assumiu gay a uma revista, a Vanity Fair, em outubro daquele ano. E aí você pensa: um galã, lindo daquele jeito, cantor com letras românticas, na Itália... é de se pensar que podia ser um tiro no pé.

Mas não foi. Foi ótimo. Eu pude constatar, quando fui agora em maio passado a Zurique ver o show da nova turnê dele, 'L´Amore È Una Cosa Semplice'.

O Hallenstadion, onde foi o show, lotadaço, todo mundo cantando junto, comprando camiseta, gritando o nome dele, uma vibe absurda.

'L´Amore È Una Cosa Semplice' é o quinto álbum de Tiziano, e o primeiro após ele se assumir gay. Se você for olhar os outros trabalhos dele, é uma coisa muito mais elaborada musicalmente (é ouvir a faixa 'Hai Delle Isole Negli Occhi' pra entender na primeira frase jazzy o que eu estou tentando dizer).

Nas letras, porém, ele prega a simplicidade. Você consegue sentir o alívio em cada palavra, você ouve Tiziano sorrindo ao dizer que o amor não é uma coisa complicada e que ele tem o conforto de que precisa agora.

Este disco é pra fechar com grande estilo essa fase da procura do Tiziano pelo estilo de vida que ele sempre quis ter, menos introspectivo e mais receptivo (quem leu a biografia dele sabe que era essa a sua busca primordial).

Agora é torcer pra ele vir ao Brasil."

Comente

"Who the hell is Tiziano Ferro?"

20 de June de 2012 às 06:24 - Postado por Luiz Cesar Pimentel

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com