Publicado em 30/10/2012 às 16:42

Faz 74 anos que NY foi evacuada por um programa de rádio

welles Faz 74 anos que NY foi evacuada por um programa de rádio

Faz 74 anos hoje que a população de Nova York ficou em pânico com a transmissão de rádio de Orson Welles, que apontava invasão alienígena nos arredores da cidade. Recordo a data porque coincide com dia em que um furacão (Sandy) atingiu a cidade.

A história da transmissão é um clássico. Acredito que pintada com cores mais fortes do que tiveram à época. Mesmo assim, um clássico.

Fato é que mostra bem como as pessoas são sugestionáveis.

Às 20h do domingo, 30 de outubro de 1938, Orson Welles, que já era famoso, começou a narrar “A Guerra dos Mundos”, de H.G.Wells. Para dar aquela impressionada no público, adaptou a história para a época e mudou a locação da Inglaterra para uma cidadezinha perto de Nova York.

Diz a lenda que muita gente no começo da transmissão estava sintonizada em programa líder de audiência em outra estação e não pegou a parte em que foi explicado do que se tratava.

E a estimativa aponta entre 1 e 2 milhões de pessoas escutando a narração de Welles, de um ataque alienígena nos arredores de Nova York simulando dramáticas entradas ao vivo na programação da rádio.

Certo é que um monte de gente abandonou as casas em fuga, outro tanto forrou todas as janelas e entradas de casa com toalhas molhadas (?!) e, diz a lenda, alguns cometeram suicídio. Não acredito muito no terceiro ponto. Mas, enfim...

Os telefones da rádio e da polícia congestionaram. Quando soube, a lenda também diz que Welles em vez de acalmar o povo se empolgou e começou a pintar a invasão com mais dramaticidade.
Sei que ficou a história e a impressão de que os tempos eram bem mais legais.

welles2 Faz 74 anos que NY foi evacuada por um programa de rádio

Comente

"Faz 74 anos que NY foi evacuada por um programa de rádio"

30 de October de 2012 às 16:42 - Postado por Luiz Cesar Pimentel

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com