Publicado em 14/12/2012 às 05:45

Os (R)7 melhores discos nacionais de 2012

Quebrei a primeira regra do Clube da Luta da música – sou amigo de (quase) todos envolvidos naqueles que considero os melhores discos brasileiros de 2012. Também, dane-se. Já digo de cara, para você decidir se leva fé ou não na minha lista.

Garanto que ela não é baseada na amizade. A amizade é que se firmou baseada no fato de criarem desde sempre música boa. Por conta disso, rolou aproximação, afinidade de gostos e foi criada a amizade. Em nível que me permitiria dizer se estivessem pisando na bola no meu conceito.

O que me entristece um pouco é perceber que tirando esses caras de longa data e um Vespas Mandarinas aqui (já têm um top 2013 na agulha), um Huaska ali, tá duro encontrar algum grupo que combine frescor de recém-nascimento ou primeira infância e qualidade sonora.

Vamos aos (R)7 escolhidos:

cachorrograndebaixoaugusta 150x150 Os (R)7 melhores discos nacionais de 2012

Cachorro Grande – Baixo Augusta
Pra falar bem a verdade nem sei se esse sexto disco dos gaúchos é do final de 2011 ou começo de 2012. Sei que é bom. Fica ao lado dos meus preferidos deles, e atrás apenas do meu favorito do quinteto, “As Próximas Horas Serão Muito Boas”. Como o nome entrega, é ode a São Paulo, com tudo de influência que a vivência (desculpe a rima) na capital paulista trouxe.

claustrofobia peste 150x150 Os (R)7 melhores discos nacionais de 2012

Claustrofobia – Peste
Primeiro inteiro em português da melhor banda de thrash metal brasileira da safra atual. Vinham de dois discos excelentes, “Thrashed” e “I See Red” e “Peste” é o disco mais consistente. Tem até malocagem sambística na mistura.

bide 150x150 Os (R)7 melhores discos nacionais de 2012

Bidê ou Balde – Eles São Assim. E Assim Por Diante.
O título já é genial, assim como essa outra banda gaúcha. Não sei se tem alguém tão inventivo na seara de misturar música com bom humor. Veja bem que escrevi bom humor, e não pose de engraçadinhos piadistas. Música boa com ironia, sarcasmo, referências de todas as épocas roqueiras.

diafanesave 150x150 Os (R)7 melhores discos nacionais de 2012

Diafanes – Ave
Esses correm riscos. Fazem um rock que tangencia insanidade na quantidade de passagens, variações, arranjos e mudanças. Mas na execução são tão competentes que vira quase matemática. Melhor disco deles em 10 anos de carreira.

cascadura aleluia 150x150 Os (R)7 melhores discos nacionais de 2012

Cascadura – Aleluia
Não é só o melhor grupo do Brasil. Tem o melhor compositor do país, Fabio Cascadura. Os textos e as canções do cara são um assombro. Aqui depositados num disco com referência total à Salvador natal deles e em formato duplo. Espetacular.

Krisiun The Great Execution 150x150 Os (R)7 melhores discos nacionais de 2012

Krisiun - The Great Execution
Death metal? Os irmãos gaúchos são reis. E continuam na mesma pegada underground do início de carreira, mesmo que o porão tenha ficado minúsculo para o gigantismo deles. Na música extrema, encontraram a combinação de não aliviarem a mão e deixarem o som parecido com algo acessível.

dorsal cd 150x150 Os (R)7 melhores discos nacionais de 2012

Dorsal Atlântica – 2012
Do irmão Carlos Lopes. Dorsal foi a banda mais influente no início do metal brasileiro, nos 80. Com “Antes do Fim”, chegaram à mistura perfeita de metal com hardcore que inspirou uma tonelada de grupos. Como Sepultura, por exemplo. Pararam nos 90, Carlos regravou o disco clássico em 2005 como forma de dar enterro digno à banda. Mas por força dos fãs, que fizeram um crowdfunding, reformaram a formação original e o resultado é thrash metal como pouco se ouve. No mundo.

Comente

"Os (R)7 melhores discos nacionais de 2012"

14 de December de 2012 às 05:45 - Postado por Luiz Cesar Pimentel

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com